Saiba como evitar a infecção urinária

0comentário

16452529

A dor acompanhada de ardência ao ir ao banheiro é um sintoma que pode ser sinal de infecção urinária, doença comum entre as mulheres. O problema consiste na presença de bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga, causando infecção.

— As mulheres possuem uma uretra mais curta em média de três a quatro centímetros e também está localizada próxima ao ânus, por conta disso, as mulheres têm maior probabilidade de desenvolver infecções depois da atividade sexual ou ao usar diafragma — explica a ginecologista Erica Mantelli

Algumas situações podem aumentar as chances da mulher ter uma infecção urinária como diabetes, gravidez, retenção urinária, falta de higiene, obstipação intestinal, relação sexual sem preservativo, entre outros.

— Uma flora vaginal, com pH ácido, protege a região de bactérias, porém, se há algum desequilíbrio, a mulher fica susceptível a doenças ginecológicas, corrimentos e infecção urinária — alerta a especialista.

Para dar um fim às bactérias que causam todo esse prejuízo,é necessário o uso de antibióticos, porém sempre com orientação médica.

— É importante procurar um médico para realizar exames e verificar qual é a bactéria responsável pela infecção. Uma vez medicada, os sintomas desaparecem em cerca de dois dias — descreve Erica.

Se a infecção voltar, a mulher deve consultar um especialista para que seja avaliado o funcionamento do aparelho urinário da paciente.

Alguns hábitos podem afastar a doença. A especialista listou as principais recomendações para prevenir a infecção urinária:

Banhos e higiene Durante o período menstrual, é importante trocar o absorvente a cada quatro horas. Durante o banho, não utilize nenhum produto que contenha perfumes na área genital e evite os óleos de banho.

Roupas Evite usar calças muito apertadas, use calcinha de algodão e troque-as, pelo menos, uma vez por dia.

Relação sexual Esvaziar a bexiga o quanto antes depois da relação sexual ajuda a evitar a proliferação de bactérias.

Alimentação Beba bastante líquido, de dois a quatro litros por dia, consuma sucos naturais e evite tomar álcool ou cafeína em excesso, esses líquidos podem irritar a bexiga.

Sem comentário para "Saiba como evitar a infecção urinária"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS