Vacina contra Hipertensão

2comentários

A grande novidade da sessão do Congresso Americano de Cardiologia que se encerra hoje nos Estados Unidos, foi apresentação dos resultados preliminares do trabalho de pesquisadores ingleses que mostram a ação de uma vacina contra o hormônio Angiotensina II, um fatores na gênese da hipertensão arterial sistêmica que acomete em média 20% da população adulta do planeta.
CYT006-AngQb-viruslike é uma vacina com objetivo terapêutico,após o seu uso o sistema imunológico das pessoas produz anticorpos específicos anti-Angiotensina II.O hormônio Angiotensina II é produzido no organismo como regulador da pressão arterial. A sua liberação em grandes quantidades produz hipertensão arterial.
A vacina produz anticorpos ação prolongada, tem uma meia vida de 4 meses.O trabalho foi realizado com 72 pessoas portadoras de hipertensão leve a moderada, se mostrou segura e bem tolerada. Estudos estão em fase 2, necessitarão ainda serem testados em estudos multicêntricos.
O controle eficaz da hipertensão é um grande problema de saúde pública mundial,principalmente devido a má aderência aos medicamentos. Nos Estados Unidos somente 25% da população são otimamente controlados.
Muitos dos medicamentos disponíveis no mercado tem sua meia-vida menor que 24 horas, como são tomados no período da manhã, ao acordar no dia seguinte os medicamentos já se tornam sem efeito, situação perigosa pois é o momento mais vulnerável para eventos como infarto, derrame cerebral, arritmias e morte súbita.Os testes com a vacina apontam para o controle matutino mais eficaz, dando uma segurança e uma prevenção para esses eventos graves. Os pacientes só necessitarão procurar seus médicos a cada 3 ou 4 meses por ano. Nem todas pessoas terão indicação para essa vacina, mas aqueles que não gostam de tomar medicamento diariamente, terão uma grande oportunidade no sucesso de seu tratamento.
É uma grande notícia para medicina cardiovascular e a saúde pública mundial.

José Xavier de Melo Filho.
[email protected]

2 comentários para "Vacina contra Hipertensão"


  1. Neraldo Ferreira Batista

    Dr. Xavier, você é FANTASTICO, o seu blog é de utilidade publica!!

  2. Jose Calvinho

    Na verdade é uma boa noticia;
    mas quando vem para o mercado???
    Ou será que vái sair muito cara essa vacinpara o Estado,
    em especial para Portugal…sempre a chorarem a dizer que nao
    á dinheiro.Pai Santo mesiricordia.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS