Triglicerides,tão famoso quanto o colesterol

0comentário

.

Os triglicérides são os principais componentes das nossas células gordurosas, conhecidas científicamente como Adipócitos. Essas células desempenham papel importante como fornecer energia ao corpo, são responsáveis pelo nosso isolamento térmico, que permite ao homem em climas tão diferentes, além de sustentar as nossas vísceras, tem função de dar contornos harmoniosos aos nossos corpos. As gorduras também auxiliam no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K.
Esses adipócitos são nossas reservas energéticas e o nosso organismo necessita de energia 24 horas por dia. Hoje sabemos de outras funções que fazem supor ser um órgão endócrino, com ações inteligentes e muitas vezes maléficas. O triglicérides por ser a gordura que fornece maior quantidade de energia por grama armazenada é a mais prevalente entre os componentes das células gordurosas. Os triglicérides assim como o colesterol tem duas fontes de produção:pela ingesta de gordura na sua dieta alimentar ou produzida pelo próprio organismo através do fígado.
As gorduras circulam no sangue no forma de partículas esféricas, compostas por algumas proteínas na sua superfície e contendo lipídios (gorduras) no seu interior. Partículas chamadas Lipoproteínas. As mais importantes são: LDL- também chamada de ‘‘mau colesterol’’’; HDL- conhecido como “bom colesterol” e mais, o VLDL e Quilomícrons que tranportam predominantemente triglicérides.
Os principais problemas que a elevação dos triglicérides no sangue estão associadas são aparecimento de doenças coronarianas, pancreatite (quando em níveis muitos altos), lesões cutâneas, os xantomas, etc. Há mais de 40 anos, foi demonstrado que a hipertrigliceridemia estão associados à doença coronariana. A sua importância já foi confirmada, no entanto a prioridade de redução continua sendo a de baixar inicialmente o colesterol. As evidências científicas de redução do colesterol e benefícios de prevenção da doença cardiovascular são mais robustas. Os critérios de normalidade dos triglicérides são valores inferiores a 150 mg/dl. Em casos não muito raros de triglicérides além de 700 mg/dl a prioridade passa a ser a redução dos níveis de triglicérides devido ao risco elevado de pancreatite, doença muitas das vezes letal.
Geralmente os médicos solicitam um exame chamado “perfil lipidíco” , ou “lipidograma”, que é a dosagem dos 4 tipos principais de gorduras:colesterol total, HDL-Colesterol, LDL-Colesterol e Triglicerídeos. Para obtermos resultados laboratoriais confiáveis dos níveis de triglicérides, o indivíduo deve estar pelo menos 12 a 14 horas em jejum quando o sangue for coletado. Além disso, existe variabilidade de 5 a 10% nos resultados de um laboratório para outro.
A causa mais comum do aumento do triglicérides é a obesidade. O consumo exagerado de carboidratos ou açúcar e grandes quantidades de álcool também pode elevar os triglicérides. Outra causas de aumento que devem ser pesquisadas, são: o hipotiroidismo, o diabetes mellitus descontrolado, algumas doenças do rim( síndrome nefrótica) e alguns distúrbios genéticos( hipertrigliceridemia familiar).
As recomendações atuais são de que todos os adultos, a partir dos 20 anos de idade, façam uma dosagem do perfil lipídico pelo menos uma vez a cada 5 anos.
Os níveis de lipídios (colesterol e triglicérides) no sangue podem ser reduzidos com uso de modificações de estilo de vida, medicações e combinações dos dois. Mudança de hábitos alimentares, principalmente diminuindo o consumo de gordura total e gorduras saturadas. A perda de peso, em pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade. Exercícios aeróbicos muitas vezes são auxiliares importantes do tratamento. Diminuir ou interromper o consumo de álcool. Para de fumar também é muito importante. Vários tipos de medicações estão disponíveis, hoje em dia, para ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides. Cada classe de medicações tem uma ação, preços, eficácia e efeitos colaterais. O médico é que quem vai definir qual tipo de medicação mais adequada para cada caso.
Fenômeno recente vem acontecendo nos países ocidentais, o melhor controle dos níveis de gordura no sangue em detrimento do elevado aumento da gordura corporal ou seja do sobrepeso e/ou obesidade. O que poderia ser explicado pelo lançamento de drogas efetivas e mais acessíveis a população no tratamento do triglicérides e colesterol. Ao mesmo tempo se constata a não adesão por parte da população da mudança de estilo de vida, levando a epidemia da obesidade e um maior número de diabético e mais mortes por doenças cardiovasculares.
Triglicérides, tão importante quanto o colesterol.

[email protected]

Sem comentário para "Triglicerides,tão famoso quanto o colesterol"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS