Os 10 maiores avanços da área médica em 2007

1comentário

Publicados pela revista TIME.

2# Teste para Câncer de Mama Metastático.

Cirurgiões e mastologista agora tem um caminho mais rápido para avaliar os portadores de câncer de mama e agradecem ao FDA(órgão regulador americano) pela aprovação do primeiro teste oriundo da biologia molecular que tem o poder de detectar câncer de mama metastático, de nome Gene SearRch BLN.
Durante as mastectomias (cirurgia para retirada da mama) os cirurgiões submetem a biopsia do linfonodo-sentinela. Hoje é a atitude mais conservadora em cirurgias em casos de câncer invasivo inicial. Se a biopsia do tecido examinado mostrasse presença de células tumorais, a mama era retirada, adicionalmente eram retirados os nódulos linfáticos com dissecção axilar total. O linfonodo-sentinela é o primeiro linfonodo axilar para onde drena a linfa e a metástase do câncer de mama. Se o exame patológico revelar ausência de metástase, considera-se que os demais linfonodos, localizados distalmente, também não estarão comprometidos. Assim que o linfonodo-sentinela é identificado e retirado pelo cirurgião, é enviado ao patologista, sendo necessário o uso de exames microscópicos. O grande problema era a demora do resultado que poderia levar até 2 dias, obrigando a mulher em algumas situações ser obrigada a submeter-se a uma segunda cirurgia. Mas o novo teste Gene Search BLN pode ser feito durante o ato cirúrgico e dar a segurança ao médico em tumores de até 2 mm. Se o teste acusar presença de células cancerosas, os médicos podem imediatamente fazerem o esvaziamento ganglionar.

1 comentário para "Os 10 maiores avanços da área médica em 2007"


  1. ana fabíola Pascoal

    Bom dia doutor é um prazer deixar esta mensagem.
    Gostaria da oportunidade de lhe apresentar a mega comunicação a primeira agencia de publicidade especialistaem Marketing médico em São Luis. desenvolvedo toda a consultoria de Marketing e comunicação para seu consultório ou clínica.
    Aguardo o retorno . segue o nº para contato: 98 32271388 / 99026604

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS