Dia,noite e fins de semana: Há diferenças no atendimento médico hospitalar?

0comentário

?

Segundo publicação de hoje (20/02/2007) feita pela conceituada revista médica americana JAMA, a resposta é sim. Os dados são da pesquisa feita com mais de 86 mil pacientes em parada cardíaca atendidos no período díurno e outro grupo atendido no período noturno. Assim também foi pesquisado a diferença entre os de atendimentos feitos nos fins de semana e comparados ao grupo atendido ao longo dos cinco dias da semana.
A pesquisa foi feita em 507 hospitais americanos e coordenadas pela Universidade da Virginia, no período entre o ano 2000-2007. O trabalho agora concluido apontam para melhores resultados ou uma maior taxa de sobreviventes para os atendidos no período diurno e ao longo da semana. Fatores que influenciaram esses resultados são apontados, salvaguardando as características dos pacientes, do tipo de evento e as condições dos hospitais.
Esse é o primeiro grande estudo que mostra uma marcada diferença no atendimento médico hospitalar, onde desfechos são dependentes do horário que os pacientes são atendidos. Peberdy um dos pesquisadores diz “quando alguém tem uma parada cardíaca, eles tipicamente começam com um ritmo que pode ser tratado com um choque, se ele não é reconhecido, esse ritmo se degenera e a taxa de sobreviventes vai diminuir”, ele afirma que houve uma menor quantidade de choques no período da noite e nos fins de semana. A vigilância foi menor à noite pois o staff não estava presente e havia menor monitorização entre os pacientes. Foi notado entre os plantonistas o excesso de horas de trabalho, o que levaria a sono e fadiga.
Aqui no Brasil esses resultados já eram apresentados em alguns de nossos congressos, principalmente na área da cardiologia quando se fazia necessário o atendimento entre os pacientes infartados, que modernamente necessitariam de uma sala de cateterismo aberta nas 24 horas e em todos os dias da semana. Os resultados sempre foram melhores durante o dia e no período de segunda a sexta-feira. Motivos são inúmeros sendo o mais importante a presença do especialista já a espera do doente.

Sem comentário para "Dia,noite e fins de semana: Há diferenças no atendimento médico hospitalar?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS