Palmada pode deixar criança violenta

0comentário

A psicóloga americana Elizabeth Gershoff analisou pesquisas de especialistas nas últimas 6 décadas e disse que os pais que dão palmada em seus filhos podem causar danos de longo prazo que superam os benefícios a curto prazo.

A psicóloga ponderou que a punição física, por si só, não ensina as crianças a diferenciar o correto do errado e pode não dissuadi-las do mau comportamento na ausência dos pais. Elas fazem com que as crianças tenham medo de desobedecer quando os pais estão presentes, mas se sentem livres para se comportar mal se acreditam que vão se safar.

“Existe um consenso geral de que a punição corporal é eficaz para fazer com que as crianças obedeçam imediatamente. Mas ao mesmo tempo, existe um cuidado por parte dos pesquisadores de abuso infantil de que a punição corporal, por sua natureza, possa se tornar maus-tratos físicos’’

Quanto mais frequentemente ou mais cruelmente uma criança apanha, maiores os riscos dela se tornar um adulto agressivo ou com problemas mentais.

Nem todos cientistas concordam, Robert Larzelere, professor de psicologia do Nebraska Medical Center, foi um dos três especialistas que criticaram as conclusões de Elizabeth Gershoff, pesquisadora do Centro Nacional para a Infância na Pobreza, da Universidade de Columbia.

“Nós, norte-americanos, precisamos reavaliar por que achamos que é razoável bater em crianças pequenas e vulneráveis, quando é contra as leis do país bater em adultos, presidiários e até animais” escreveu Gershoff.

Sem comentário para "Palmada pode deixar criança violenta"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS