Morre Dercy Gonçalves aos 101 anos

0comentário

01016658400.jpg

A atriz Dercy Gonçalves, de 101 anos, morreu às 16h45 deste sábado (19) no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Dercy foi internada na madrugada deste sábado, e com um quadro de pneumonia comunitária grave, que evoluiu para uma sepse pulmonar e insuficiência respiratória.

Dercy Gonçaves era famosa por suas entrevistas irreverentes, pelo seu bom humor e pelo uso constante de palavras de baixo calão. É a maior expoente do teatro de improviso no Brasil.

Nascida em Santa Maria Madalena, no interior do Rio de Janeiro, fugiu da cidade para seguir uma carreira que já tinha escolhido na infância, contra a vontade da família. Ela trocou seu nome de batismo, Dolores Costa Bastos, para tornar-se Dercy Gonçalvez, uma atriz da época do teatro rebolado e das chanchadas. No começo da carreira, contracenou com gente famosa, como Oscarito.

Amada por uns, odiada por outros. É considerada autora dos palavrões mais carinhosos do Brasil. Na intimidade era singela e bastante educada. Eu mesmo na condição de médico, na sua última passagem por São Luis, após a apresentação no teatro Artur Azevedo, no dia seguinte  quando foi acometida de um quadro de síncope no antigo Hotel Vila Rica. Fomos chamados e orientamos a sua remoção ao Hospital UDI, aceitou prontamente, acompanhada de apenas um pedido, não queria entrar como doente( de maca ou cadeira de roda). Optou que entrassemos de mãos dadas, médico e paciente. A sua irreverência era para qualquer momento e ainda me ofertou belos momentos de sua vida pessoal. Com Dercy o céu vai ficar mais alegre. 

Sem comentário para "Morre Dercy Gonçalves aos 101 anos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS