A representatividade das mulheres

0comentário

     Já era tempo para comunidade científica se redimir. O atual momento que vivemos é da chamada Medicina Baseada em Evidências. Já passamos da medicina do eu acho… na minha experiência… do individualismo. A verdade científica é coletiva, é preciso ser comprovada.

     Essa fase atual da medicina, o sexo feminino era largado a segundo plano, em todos testes científicos as mulheres  não participavam ou seu contingente era muito pequeno em relação ao homem.

     O grande trabalho científico(Estudo Jupiter) da área de aterosclerose apresentado em New Orleans nos Estados Unidos nesse domingo, vem repercutindo positivamente no seio da sociedade. A grande noticia vem para as mulheres, dos 17.702 pacientes, sete mil eram mulheres.

A droga mais efetiva em redução de mortes por aterosclerose – As estatinas, não eram testadas ou testadas em trabalhos científicos num percentual muito pequeno. A alegação que sua fisiologia é muito complexa, não tinha ciclos menstruais homogêneos e apresentavam períodos especiais(gravidez e menopausa). Parece que é um final de uma fronteira. As mulheres não tinham a representativida-de devida.

A outra boa noticia é que as mulheres podem contar com novo exame de sangue marcador de risco cardiovascular já testado – Proteina C reativa ultra sensível, de baixo custo quando comparado aos exames de cintilografia,testes de stress.etc.

O racional do estudo Jupiter era avaliar pessoas saudáveis com colesterol normal porém com o marcador inflamatório elevado(PCR us > 2mg/dl). Os resultados mostraram redução importante de eventos, quando eram reduzidos os marcadores inflamatórios com estatinas.

Uma grande vitória da medicina.Para melhor validação destes resultados, deveremos esperar a reprodutibilidade desses resultados com novos trabalhos científicos que se encontram em andamento, só assim a pesquisa clínica chegará aos nossos pacientes.

 [email protected]  

Sem comentário para "A representatividade das mulheres"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS