Médicos fazem o primeiro transplante de traquéia

0comentário

Na Espanha, pela primeira vez na história, médicos realizaram um transplante de traquéia. A paciente recebeu um órgão feito com suas próprias células-tronco.

transplant_1119.jpg

 A colombiana Claudia Castillo, de 30 anos, leva uma vida normal: cuida dos dois filhos, trabalha e não precisa tomar nenhum remédio. Cinco meses atrás, ela mal conseguia falar ou andar por causa de uma tuberculose que provocou graves problemas respiratórios. Claudia precisava de um transplante de traquéia.

A cirurgia foi realizada numa clínica de Barcelona por um grupo de médicos e pesquisadores espanhóis, italianos e britânicos. A traquéia de um doador passou por um processo de lavagem para eliminar todas as células-tronco; a estrutura que restou foi revestida com as células-tronco da medula óssea da própria paciente, para evitar que seu corpo sofresse rejeição. Foram necessários quatro dias para que as células crescessem e cobrissem o órgão; só depois a nova traquéia foi transplantada.

Animado, o cirurgião Paolo Macchiarini afirmou que as chances de surgirem sinais de rejeição são praticamente nulas.

Antes da cirurgia, os médicos estavam apreensivos; até o transplante da colombiana, a técnica só havia sido testada em porcos. O sucesso da cirurgia agora abre caminho para a cura de outras doenças, como o câncer de garganta, que na Europa atinge 60 mil pessoas por ano.

window.google_render_ad();

Sem comentário para "Médicos fazem o primeiro transplante de traquéia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS