Sódio: você tem idéia de quanto está consumindo?

0comentário

 salgadinho.jpg

Você certamente já ouviu falar que sal demais faz mal. E isso é uma verdade. E por muitos anos, embora considerado o grande vilão da boa alimentação, ele foi a principal fonte de entrada de sódio em nosso organismo.

Mas um levantamento do Food and Drug Administration (FDA), órgão que nos Estados Unidos regula alimentos e remédios, mostrou que apenas 11% do sódio consumido vem das pitadas de sal que se colocam nas comidas durante seu preparo ou em uma refeição.

Atualmente, os alimentos  processados, como temperos e molhos prontos, caldos concentrados, salgadinhos e sopas industrializadas, são as grandes fontes de sódio. Estima-se que 77% do sódio consumido venha deles.

No Brasil, uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) encontrou, em alguns sanduíches de redes de fast-food, unidades que continham quase 80% do nível de sódio que um adulto deve ingerir em um dia, que fica entre 1.100 a 3.300 miligramas.

O sódio é fundamental para manter o equilíbrio entre os fluídos de nosso corpo, além de ajudar na transmissão de impulsos nervosos e na contração e relaxamento dos músculos. O problema é que, em excesso, ele pode contribuir para desencadear um quadro de hipertensão e problemas cardíacos.

Sem comentário para "Sódio: você tem idéia de quanto está consumindo?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS