Horário de verão pode aumentar ataques cardíacos

0comentário

 Jefferson Botega, banco de dados

Ajustar o relógio uma hora para frente na primavera traz uma agradável hora adicional de luz solar no fim do dia, mas, segundo pesquisadores da Suécia, isso pode ter um efeito colateral nada agradável: um aumento na freqüência de ataques cardíacos.

O estudo publicado no The New England Journal of Medicine examinou 20 anos de dados obtidos nos registros suecos de ataques cardíacos para comparar as taxas dos dias após a troca de horário com aquelas das duas semanas anteriores à mudança e das duas semanas após o ajuste.

A hora perdida na primavera foi seguida de um aumento de 7% em ataques cardíacos nos primeiros três dias da semana, e houve um aumento de 5% para os sete dias completos. Não houve acréscimo significativo na semana após a mudança de horário no outono.

Rickard Ljung, co-autor do estudo e professor assistente de epidemiologia no Karolinska Institute, disse que já estava estabelecido que a privação de sono a longo prazo era um fator de risco para ataques cardíacos. O pesquisador acrescentou que mais ataques cardíacos ocorreram em segundas-feiras do que em qualquer outro dia da semana. O efeito adicional da mudança de horário é pequeno, ele disse, mas “pode ser prejudicial para pessoas que têm outros fatores de risco”.

— Talvez um despertar mais tardio na segunda-feira de manhã possa ser benéfico. Dormir faz bem.

Sem comentário para "Horário de verão pode aumentar ataques cardíacos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS