Nova esperança para os grisalhos

0comentário

Pessoas grisalhas ou que ficaram com cabelos brancos antes do tempo, devido a doenças ou por estresse, podem voltar a ter esperanças. Cientistas afirmam que há possibilidades de o problema ser revertido. Uma equipe das Universidades de Manchester e Lubeck (na Alemanha) utilizou uma molécula para estimular o pigmento responsável pela coloração dos cabelos.

No entanto, os especialistas alertam para a necessidade de serem realizados testes em humanos, e apontam para a possibilidade de o efeito não ser tão positivo. Mas, garantiram que só o desenvolvimento da técnica já é um grande passo. A equipe recriou uma molécula chamada K(D)PT, semelhante aos hormônios no corpo responsáveis por estimular o pigmento melanina do cabelo.

Para o experimento, foram retirados folículos de cabelo de seis mulheres, com idades entre 46 e 65 anos, e reproduziram duas condições que podem tornar os cabelos brancos. A equipe descobriu que, uma vez tratadas as condições com essa molécula, a quantidade de melanina nos folículos aumentou de forma significativa.

O Dr. Ralf Paus, líder do estudo, afirmou que a técnica pode ser usada como “agente anti-grisalho”. Já Nina Goad, da Associção Britânica de Dermatologia, disse que “mesmo que a pesquisa esteja em fase inicial, as descobertas podem potencialmente facilitar o caminho para novas terapias de restauração da cor do cabelo”.

Sem comentário para "Nova esperança para os grisalhos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS