Morte súbita em atletas tem causa determinada

0comentário

“Atletas que morrem praticando atividade física sempre têm doença cardíaca pré-existente não diagnosticada ou não valorizada. Por outro lado, existe uma confusão entre alterações fisiológicas e patológicas que leva o atleta a se afastar da atividade quando não é necessário, ou o contrário”

ghorayeb.jpg

Essas são duas revelações da palestra”Morte súbita praticando esportes”, que o Dr Nabil Ghorayeb ministrou no sábado no Congresso Paulista de Cardiologia.

Em sua palestra, Dr Nabil sustenta que a avaliação médica e os exames complementares devem ser detalhados, frequentes, e que, em cada caso, devem ser levados em consideração o tipo de atividade física e as caracteristicas do atleta.

”Correr na esteira sob o ar condicionado da academia, com certeza, não é o mesmo que correr a Maratona de Nova York num clima de 10 graus centigrados negativos’, afirma “Às vezes, na ânsia de competir, o atleta pede um atestado de boas condições físicas sem contar para o médico as adversidades que enfrentará na prova. Cabe o profissional da saúde entender e perceber o objetivo do paciente e tomar medidas que evitem o encerramento da competição com um desfecho lamentável”.

Dr Nabil é especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte e Chefe do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Sem comentário para "Morte súbita em atletas tem causa determinada"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS