Raízes da obesidade

0comentário

As raízes da obesidade
Entre as mutações monogênicas descritas na obesidade, destacam-se as que envolvem os genes de leptina e neutrofina e seus recepto
res, o gene da proopiomelanocortina (PMOC) e o receptor da melanocortina tipo IV (IMCR4),
que é a mutação mais comum, correspondente a 4% dos casos. Mas existem outras a caminho de ser descobertas. Os fatores genéticos respondem por 24% a 40% da variação no índice de massa corpórea (IMC), calculam os estudiosos. A fisiologia é outro aspecto ainda pouco conhecido.
Até pouco tempo atrás, o tecido adiposo era considerado como sendo apenas um reservatório de gordura. Hoje se sabe que tal tecido é um importante órgão endócrino, tendo em vista a quantidade de hormônios por ele produzidos.. Pesquisas recentes comprovaram que os adipócitos possuem diversas funções metabólicas e imunes. Em relação ao sistema imune, sintetizam diversas substâncias pró-inflamatórias, como citocinas, interleucinas e o fator de necrose tumoral
(TNF). Em virtude desse conhecimento, discute-se hoje a ideia de que a obesidade pode vir a ser considerada uma grande síndrome inflamatória. Se tal ideia ganhar peso, talvez a obesidade passe a ser tratada como uma síndrome inflamatória no futuro.  A interrupção precoce do aleitamento materno, com introdução de complementação alimentar inadequada, diluição incorreta de fórmulas lácteas, peso ao nascimento e ganho de peso acelerado no pós-natal, são os fatores de risco para a obesidade revelados por estudos mais recentes.
Os distúrbios de comportamento alimentar, derivados da dinâmica familiar, além do aumento do tempo gasto em frente à televisão, aos videogames e ao computador, são reconhecidos há mais tempo. Crianças obesas que não mudam os hábitos alimentares e permanecem sedentárias são fortes candidatas de se tornarem adultos obesos, especialmente se forem meninas. Em razão do aumento do tecido adiposo na puberdade, elas têm chance de 80% de levar a obesidade da infância e adolescência para a vida adulta, comparativamente aos meninos, cuja chance seria de 30%.

Sem comentário para "Raízes da obesidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS