Redução da dose do Tylenol

0comentário

360_tylenol_07011.jpg

Doses de Tylenol e outros analgésicos que contêm paracetamol devem ser reduzidas por causa de preocupações com danos à saúde, afirmou um painel de médicos especialistas à Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O painel decidiu, por 21 votos contra 16, recomendar que a dose diária máxima da substância, encontrada em analgésicos como Tylenol e Excedrin, seja reduzida de 4.000 miligramas para 2.600 miligramas.

No Brasil, a recomendação máxima é de 4.000 miligramas em 24 horas, de acordo com a bula do Tylenol.

Em 2005, consumidores americanos compraram 28 bilhões de doses de produtos que contêm paracetamol. Eficaz contra dores de cabeça e febre, o uso excessivo do remédio pode causar danos ao fígado em algumas pessoas. Mais de 400 pessoas morrem e 42 mil são hospitalizadas todos os anos nos EUA por causa do uso abusivo do analgésico.

A FDA diz que a substância é segura se tomada dentro dos níveis recomendados. No entanto, como o paracetamol está presente em diversos medicamentos contra dor, febre e tosse, muitas pessoas não percebem que estão tomando vários remédios que contêm o mesmo ingrediente.

A assessoria de imprensa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informa que o paracetamol deve ser consumido com prescrição médica e, portanto, o consumidor deve respeitar a dose indicada pelo profissional de saúde.

O painel do FDA também votou a favor da retirada do mercado das drogas Percocet e Vicodin, medicamentos que combinam paracetamol (que nos EUA é chamado de “acetaminophen”) e narcóticos para alívio da dor. O que motivou a decisão foi o potencial de causar danos ao fígado associado ao paracetamol.

Sem comentário para "Redução da dose do Tylenol"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS