O doce poder dos sucos de frutas

0comentário

Os sucos são uma das mais fáceis fontes para se obter fibras, minerais e vitaminas. Ao mesmo tempo, refrescam e dão sensação de saciedade. Quando combinados com farelos, cereais e sementes transformam-se em reforço na nutrição, ajudando no funcionamento do aparelho digestivo e, em alguns casos, na perda de peso.

As frutas oferecem o seu máximo de nutrientes quando consumidas sem processamento, mantendo suas fibras. Por isso  recomenda-SE  comer a fruta natural ou fazer sucos em extratores, menos agressivos do que o liquidificador padrão.

A adição de folhas verdes também faz dos sucos aliados do organismo. A combinação dos verdes dá mais energia porque a clorofila ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Também é indicada contra a retenção de líquidos. Já ingredientes como hortelã e alecrim podem ajudar no emagrecimento, pois são antiinflamatórios. Os processos inflamatórios, mesmo os imperceptíveis, ajudam no ganho de peso. Outra dica é substituir o leite pela água-de-coco em misturas com abacaxi e uva.

Ainda que os sucos sejam naturais, é bom manter distância deles nas refeições. Os líquidos dificultam a absorção e a digestão ao interferir na ação do ácido clorídrico do suco gástrico. Esse ácido é responsável pelo início da digestão dos alimentos, por essa razão a ingestão de líquidos altera o processo natural do organismo. Mas se for um dia de calor insuportável, escolha o que for mais saudável. Entre um refrigerante ou um suco, opte pelo segundo, mas só um copo. As calorias de um litro de suco causam impacto no peso.

Para os que não gostam

Se você faz cara feia diante de cenouras e beterrabas prove os sucos que levam esses alimentos. É uma ótima opção também para crianças que não gostam de comer verduras.

O que leva: laranja, maçã, cenoura e beterraba (todos a gosto). Eles devem ser batidos no suco da laranja, feito previamente. Se quiser investir em mais fibras, deixa a maçã com casca.

Vantagens: é rico em vitaminas C e A, além de fibras e minerais.

Para os esportistas

Quer mais pique para a malhação? Então aposte em frutas com alta concentração de potássio para começar o dia.

O que leva: banana, maçã e mamão.

Vantagens: rica em minerais como o potássio, a banana atua na musculatura e por isso é recomendada na alimentação de idosos e crianças. Por aliviar cãibras, a fruta virou queridinha dos atletas e é considerada um anabolizante natural.

Para emagrecer

O que leva: abacaxi, maçã, gengibre e hortelã.

Vantagens: Todos os componentes são antiinflamatórios, contribuindo para a perda de peso. Também pode colocar chá verde na mistura.

Desintoxicante

O que leva: abacaxi, couve, hortelã e água

Vantagens: também conhecido como suco com clorofila, age retirando as toxinas do corpo. Pode ser acrescido de suco de limão.

Antienvelhecimento

O que leva: amora, morango e água-de-coco.

Vantagens: rico em antioxidantes que combatem os radicais livres

Aproveite o melhor das frutas

 Treine seu paladar para consumir sucos sem açúcar. Mas se for difícil para você, opte pelo mascavo ou por adoçantes naturais.

 Aproveite os sucos para consumir alimentos dos quais não gosta ou tem dificuldade para comer, como verduras e ervas.

 Não tenha medo de misturar tipos. A combinação de laranja, maçã, cenoura e beterraba, por exemplo, é muito rica em vitamina C e A.

 Em primeiro lugar, preocupe-se com o valor nutricional mais do que com as calorias. Basta pensar que um copo de suco de laranja é mais calórico do que um refrigerante light, mas, sem dúvida, é muito mais importante nutricionalmente.

Sem comentário para "O doce poder dos sucos de frutas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS