Um aliado para perder peso

0comentário

O leite é muito conhecido pela importante função que um dos seus nutrientes principais, o cálcio, exerce na formação de ossos e dentes. No entanto, há algum tempo vem se discutindo a importância da ingestão de leite e seus derivados para uma dieta saudável e nutritiva. Segundo o recente estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition, pela pesquisadora Marta Van Loan, PhD da Universidade da Califórnia (EUA), o consumo da bebida pode ajudar também no processo de perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade.

O artigo mostra que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e menos predispostas à obesidade. Além disso, programas de emagrecimento com dietas ricas na bebida apresentam maiores taxas de perda de peso quando comparadas a dietas pobres neste alimento.

De acordo com o estudo, isto acontece porque o alto teor de cálcio presente no leite estimula a queima de gordura no organismo, prevenindo o aumento de peso. Já a falta de cálcio estimula as células de gordura a aumentar seus estoques e diminui a queima de gordura. Outro mecanismo da ação do cálcio é baseado no fato de este nutriente ter o potencial de se ligar a moléculas de gordura e, com isso, impedir sua absorção pelas células.

No Brasil, profissionais da área da saúde apostam no alimento como um importante coadjuvante no processo de emagrecimento. A nutricionista Cibele Crispim recomenda o consumo regular para as suas pacientes e diz que os resultados podem ser facilmente observados.

O leite, por seu alto teor de proteínas, está relacionado ao aumento da sensação de saciedade. Além disso, as proteínas também favorecem os processos de crescimento e renovação dos músculos e por isso é um alimento importante para praticantes de exercícios.

Em relação ao efeito do cálcio na prevenção da obesidade e na manutenção do peso, observa-se um resultado efetivo conforme o consumo ao longo do tempo.

O ideal é que uma pessoa ingira entre 1.000mg e 1.200mg de cálcio por dia. Como o leite é a principal fonte deste nutriente, se a pessoa ingerir apenas leite para alcançar a recomendação de cálcio, o consumo deve ser de três a quatro copos por dia.

A conclusão do artigo propõe que o leite, além de nutritivo e do papel importante que exerce no controle do peso corporal, seja utilizado por pessoas de todas as idades.

Trata-se de um alimento rico em cálcio, proteínas e outros nutrientes, como fósforo e zinco, que atuam de forma importante na nutrição do corpo.

.

Sem comentário para "Um aliado para perder peso"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS