Como cuidar bem do seu coração

0comentário

Ricardo Chaves

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 31,5% das mortes no Brasil são provocados por problemas cardiovasculares — o que faz com que esta seja a primeira causa de morte no país. Ontem(domingo) foi o Dia Mundial do Coração. Confira algumas dicas para prevenir esse mal.

Quais são os principais problemas cardiovasculares?

A doença coronária (doença relacionada ao coração) e o acidente vascular cerebral (AVC) são os principais problemas cardiovasculares e uma das principais causas de mortalidade no Brasil.

Quais fatores estão diretamente relacionados ao risco cardiovascular?

Os maus hábitos alimentares, a falta de exercícios físicos e o estresse têm contribuído para o aumento de problemas cardiovasculares, inclusive em pessoas mais jovens. Além disso, existe uma preocupação com pacientes que até então estavam fora da faixa de risco: o grupo entre 35 e 50 anos. Temos visto casos de morte súbita mesmo em pessoas jovens, sendo que entre 20% e 25% são causados por problemas coronários ainda não diagnosticados.

Quais as causas e sintomas dos problemas cardiovasculares?

Em alguns pacientes, a causa da doença pode não ser conhecida. Diferentes fatores podem levar a alterações cardíacas e dos vasos sanguíneos, tais como: hereditariedade, obesidade, diabetes, sedentarismo, pressão alta, estresse, consumo excessivo de sal e de bebidas alcoólicas. Trata-se de uma doença que pode ser silenciosa por muito tempo ou apresentar sintomas vagos e comuns a outras doenças, como dor de cabeça, tontura, cansaço, enjoos, falta de ar e desconforto inespecífico no peito.

É verdade que a incidência de problemas cardiovasculares está aumentando entre adultos jovens? Por quê?

Sim. Isso acontece porque as pessoas com menos de 40 anos estão desenvolvendo maus hábitos desde cedo, como o sedentarismo e a má alimentação, com uma dieta rica em sal, açúcar e gordura. Além disso, temos uma média de 20% de fumantes entre a população adulta jovem. Esse conjunto de situações favorece a migração das doenças cardiovasculares para uma faixa etária menor. E vale ressaltar que, entre os mais novos, as doenças cardiovasculares costumam ser mais graves e, muitas vezes, estão relacionadas ao tabagismo. Outro fato que tem chamado muito a atenção é que mesmo crianças e adolescentes estão ficando obesos e desenvolvendo, por exemplo, diabetes tipo 2 — um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares —, o que certamente terá reflexo no futuro.

Quais são os impactos da doença cardiovascular quando ela atinge uma pessoa ainda em idade produtiva?

Como se trata de uma população que ainda tem muito a oferecer em termos de trabalho para o país, a redução dos anos produtivos causada pelas consequências das doenças cardiovasculares pode ter impacto na sociedade e na economia, como aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

Quais medidas podem ser tomadas para reverter esse quadro?

Para controlar o problema, os médicos são unânimes ao orientar que as pessoas adotem hábitos melhores — a alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos e o abandono do tabagismo são fundamentais para a manutenção da saúde. Um ponto que precisa de muita atenção é o controle dos níveis de gordura no sangue, pois manter o colesterol baixo é uma das medidas que mais tem impacto na prevenção das doenças cardiovasculares.

Também é recomendado o uso de ácido acetilsalicílico sob orientação médica, pois o tratamento pode reduzir significativamente a incidência de ataques cardíacos em grupos de risco. Além disso, é preciso pressionar o governo e a indústria alimentícia por novas regras para a fabricação de alimentos. Vale citar o exemplo de Portugal, onde, recentemente, as sociedades médicas conseguiram a aprovação de uma nova lei que reduz significativamente o teor de sal dos alimentos industrializados. Seria ótimo se tivéssemos algo semelhante no Brasil.

Como é feito o diagnóstico das doenças cardiovasculares?

Por exames clínicos e laboratoriais, como exame de colesterol, teste de glicemia, avaliação de função do rim, teste ergométrico e medida da pressão arterial. O paciente deve ficar atento à medida da circunferência abdominal. De acordo com diretrizes médicas nacionais e internacionais, as mulheres devem ter até 80 centímetros, e os homens, 94 centímetros. Acima desses valores, o paciente é classificado no grupo de risco.

Quais as dicas para manter a saúde do coração?

— Mude o seu estilo de vida e adote hábitos saudáveis _ o que vale inclusive para crianças

— Evite a ingestão de sal, açúcar e álcool em excesso

— Pratique atividades físicas regularmente

— Consuma mais fibras e aumente a ingestão de frutas e verduras para absorver mais potássio

— Use azeite de oliva

— Controle o estresse

— Mantenha o peso ideal

— Reduza a ingestão de gorduras saturadas e carboidratos refinados

— Pare de fumar

— Meça a pressão arterial regularmente

Quais são as atuais recomendações para os pacientes de risco?

Três das principais sociedades médicas norte-americanas — American Cancer Society, American Diabetes Association e American Heart Association — elaboraram um relatório com medidas de prevenção para doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Dentre elas, destacamos: reduzir os níveis de colesterol, controlar o diabetes, parar de fumar, reduzir a massa corpórea, usar ácido acetilsalicílico (sob orientação médica) e fazer exames preventivos regularmente.

Sem comentário para "Como cuidar bem do seu coração"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS