Como tratar bexiga hiperativa

0comentário

A bexiga hiperativa é uma doença que atinge pessoas de todas as idades e ambos os sexos, mas as mulheres são as mais afetadas por este mal, principalmente no período pós-menopausa. No Brasil não existem pesquisas precisas que indiquem o número de pessoas acometidas por esta doença, mas nos Estados Unidos aproximadamente 17 milhões de pessoas sofrem com o problema.

As estatísticas aumentam na terceira idade. Estima-se que entre 15% e 30% das pessoas com mais de 60 anos sofram de incontinência urinária.

A bexiga hiperativa é uma das doenças que mais comprometem a qualidade de vida do paciente. Muitas pessoas abandonam sua vida social por conta desta síndrome, podendo desenvolver quadros de depressão em alguns casos ¿ afirma Roberto Colombo Jr., urologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Há relatos de famílias que optaram por internar seus idosos em clínicas geriátricas por falta de informação sobre o tratamento.

A boa notícia é que o problema tem solução. O primeiro passo é buscar um especialista, para que seja realizado um tratamento de controle miccional. No mercado, existem medicamentos específicos, que devem ser complementados por exercícios pélvicos. Recentemente também foi descoberto que a toxina botulínica pode ser muito eficiente no tratamento. Após seu sucesso como coadjuvante no tratamento de paralisia cerebral, espasticidade muscular, estrabismo e diversas síndromes neurológicas, a medicina começa a utilizar o botox também na área da urologia.

¿ É o mesmo processo do tratamento estético. A toxina botulínica é aplicada dentro da bexiga, o que ocasiona uma paralisia muscular temporária, que pode durar até seis meses. Observamos que a prática é muito efetiva para relaxar os músculos do órgão, minimizando as contrações involuntárias ¿ explica Colombo Jr.

Entenda o problema

Trata-se de uma alteração funcional da bexiga que faz com que o paciente apresente sintomas como:

Frequência aumentada de urina

Urgência (necessidade imediata de micção)

Urgeincontinência (desejo súbito e intenso de urinar, que impede que a pessoa contenha a urina até a chegada ao banheiro)

Sem comentário para "Como tratar bexiga hiperativa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS