Agrotóxicos em frutas e verduras

0comentário

Frutas e legumes consumidos pelos brasileiros estão contaminados por agrotóxicos usados de forma irregular, informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O relatório produzido pela agência afirma que as irregularidades atingiram 29% das amostras analisadas. O índice é muito superior ao verificado em outros países.

De acordo com o gerente de toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles, análises feitas nos Estados Unidos encontraram problemas em até 10% das amostras coletadas. No Brasil, foram examinadas 20 tipos de frutas e legumes.

A principal irregularidade que a Anvisa diz ter encontrado foi o uso de agrotóxicos em alimentos para os quais eles não são permitidos. Substâncias proibidas no Brasil também foram detectadas nas análises.

Das amostras analisadas, 26,2% se enquadravam nessa situação. O principal problema, nesse caso, é que as avaliações sobre os agrotóxicos feitas pela Anvisa levam em conta as características das culturas nas quais eles serão utilizados. Quando o mesmo produto é usado em outro alimento, não é possível garantir sua segurança.

Mais grave ainda, a Anvisa encontrou agrotóxicos proibidos no Brasil em 2,8% dos casos. Entre eles, estão substâncias com potencial de causar problemas como câncer e malformações fetais.

Um outro problema constatado pela Anvisa foi a utilização de agrotóxicos em quantidade acima da permitida, situação verificada em 5,2% das amostras.

Para se prevenir dos resíduos de agrotóxicos nos alimentos, a agência recomenda ao consumidor que, em primeiro lugar, dê preferência a produtos com origem identificada, o que demonstraria um maior comprometimento do fabricante com a qualidade do produto final.

Além disso, outras sugestões são dar preferência a alimentos da época, que utilizam menos defensivos agrícolas, e lavar e retirar cascas.

O diretor-executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef ), Eduardo Daher, afirmou que o alto índice de agrotóxicos encontrado em culturas para os quais eles não são permitidos se deve ao fato de que antes esses produtos eram permitidos.

Ele também reclamou do fato de o governo divulgar os dados negativos, mas não dar treinamento aos produtores agrícolas para orientá-los sobre a maneira correta de utilizar os agrotóxicos, coisa que a indústria, de acordo com ele, fez com 1 milhão de pessoas em 2009.

Ele afirmou ainda que o número de amostras analisadas pela pesquisa (3.130) é “ínfimo”. A Anvisa diz utilizar a mesma metodologia de países como os EUA.

 

Os alimentos

Os produtos com mais problemas são:

 

_ Pimentão, com 80% das amostras reprovadas

_ Uva (56,4%)

_ Pepino (54,8%)

_ Banana (3,5%), feijão (3%) e batata (1,2%) tiveram menos falhas

 

Sem comentário para "Agrotóxicos em frutas e verduras"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS