Como evitar quedas em idosos

0comentário

Homens e mulheres idosos estão igualmente sujeitos a tombos dentro e fora de casa, porque seu organismo é mais delicado e necessita de cuidados especiais. A alimentação pode ser um grande aliado na manutenção da saúde e do tônus físico, o que ajuda a reduzir a probabilidade de quedas. O alerta foi feito durante a Semana Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos pelo clínico-geral e nefrologista Egídio Lima Doria, coordenador do Laboratório de Clínica Médica do Hospital Universitário da USP.
_ A queda sempre é resultado de uma conjunção de fatores. O importante é entender por que o idoso cai para atuar na prevenção desse tipo de acidente _ afirma Doria.
De acordo com o especialista, a literatura médica mostra que 30% das pessoas acima dos 60 anos sofrem quedas e 50% voltam a cair no período de um ano. Entre as pessoas com mais de 80 anos, metade já sofreu quedas.
As razões que levam os idosos a caírem podem estar relacionadas a fatores externos _ como má iluminação, pisos escorregadios, objetos que atrapalham a circulação e uso de sapatos inadequados _ mas principalmente a condições relativas à saúde da pessoa, principalmente fraqueza das pernas, desequilíbrio, demência e depressão. Esses quadros, por sua vez, podem ser causados por doenças e problemas de saúde, mas também pela falta de alimentação correta.
Doria lembra que diversos fatores levam o idoso a se alimentar de maneira inadequada. São comuns a diminuição do apetite e do paladar, além da dificuldade de mastigação devido à perda da dentição ou ao uso de próteses dentárias. Além disso, muitos idosos moram sozinhos e não têm disposição para preparar a própria comida.
_ Às vezes, eles preferem comer pão com manteiga acompanhado de um copo de café com leite a fazer uma refeição balanceada _ explica o médico.
Muito perigosa é a baixa ingestão de proteínas e aminoácidos, que ajudam a compor os músculos e a manter a massa magra do corpo. Esses nutrientes estão presentes principalmente nas carnes, alimento que muitos idosos rejeitam. A dificuldade de mastigação e a lentidão do trânsito digestivo típicos da idade fazem com que o idoso acabe comendo menos carne do que o necessário.
Em casos em que a alimentação normal não é suficiente, é necessário o consumo de suplementos alimentares para garantir os nutrientes que o corpo precisa. Existem hoje no mercado suplementos líquidos ou em pó desenvolvidos especificamente para a nutrição de idosos, que, além de fornecer energia, supre as necessidades de proteínas, vitaminas e minerais, podendo ser consumidos como complemento das refeições. Há inclusive versões sem sabor que se misturam aos alimentos sem alterar a consistência, o que facilita a aceitação do tratamento pelo idoso.
_ Uma nutrição adequada previne doenças, melhora a saúde e permite ao idoso desfrutar de uma vida muito mais ativa _ diz Doria.

Os motivos
As razões que levam os idosos a caírem:
_ Externas: má iluminação, pisos escorregadios, objetos que atrapalham a circulação e uso de sapatos inadequados
_ Condições relativas à saúde da pessoa: fraqueza das pernas, desequilíbrio, demência e depressão

Sem comentário para "Como evitar quedas em idosos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS