Perigo das bombas(Hormônios e Anabolizantes)

0comentário

Há uma verdadeira febre do uso de GH e DHEA, na população que pratica fitness nas academias ou uso por conta própria, com finalidades estéticas e algumas vezes até para terapia do antienvelhecimento(Anti-Aging) sob formulação de pomadas e a alerta para o uso estrondoso de Anabolizantes.

Essas situações  passarram  a ser o foco da imprensa leiga.

Um depoimentos mais  importante foi feito pelo Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. O especialista Dr José Kawazoe Lazzoli ,ele diz:

“Quando recomendamos a prática regular de exercícios físicos, temos como objetivo principal o  aprimoramento da saúde, na prevenção primária e secundária. Entretanto, um determinado perfil de pessoas pretende obter resultados – funcionais e estéticos – na maior amplitude e no menor prazo possível, disposto a pagar qualquer preço no esporte ou simplesmente para ficar mais forte ou mais jovem”.

Duas dessas substâncias das mais utilizadas(sem indicação médica formal) atualmente para esse fim são o GH e DHEA.

O hormõnio de crescimento(GH) é produzido pela adenohipófise e principalmente no fígado, estimula a produção de IGF-1(insulin-like factor-1), a responsável pelo efeitos “supostos” de aumento da massa muscular, de redução do percentual de gordura, de rejuvenescimento da pele, da melhora da memória, da energia e função sexual. O efeito buscado de aumento da massa muscular se deve muito à retenção de líquidos, sem comprovação de aumento da força voluntária máxima.

 Os efeitos colaterais bem conhecidos são : aumento da resistência à insulina até a diabetes tipo II , hipertensão arterial, cardiomiopatias (dilatada e hipertrófica), doença coronariana precoce, acromegalia, síndrome do túnel do carpo, alterações do funcionamento da tireóide, aumento das mamas e surgimento de tumores.

A deidroepiandrosterona (DHEA) também é uma substância endógena, produzida nas suprarrenais, é precusora de outras substâncias como androstenediona e testosterona. Seus pretensos efeitos benéficos são                ” melhorar a imunidade” , reduzir o risco cardiovascular e do diabetes, prevenir osteoporose e retardar o envelhecimento, ‘revigorar” a vida sexual e a acuidade mental; entretanto, até hoje não há evidências científicas desses efeitos. Por outro lado, entre os efeitos colaterais, temos o crescimento de pelos no rosto, agravamento da voz e amenorreia, acne excessivo, redução do HDL-Colesterol(bom), hiperplasia e adenocarcinoma da próstata.

                                  ACNE EXCESSIVO E INFECTADO

Essas duas substâncias continuam no nova lista de substâncias proibidas da WADA(agência mundial de antidoping), que irá vigorar a partir desse ano, pelo seus efeitos deletérios. Se o objetivo é ter melhor saúde cardiovascular e maior longevidade, a receita é simples: manter uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios, sem GH e DHEA.

[email protected]

Sem comentário para "Perigo das bombas(Hormônios e Anabolizantes)"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS