Importância da flora intestinal na redução de peso

0comentário

A flora microbiana intestinal pode desempenhar um papel importante na perda de peso, revelou uma pesquisa realizada em ratos e publicada na última quarta-feira.

Cientistas da Universidade Harvard (EUA) constataram importantes mudanças na flora intestinal de ratos submetidos a uma cirurgia bariátrica conhecida como bypass gástrico, ou derivação gástrica, realizada com o objetivo de reduzir o tamanho do estômago — um procedimento cada vez mais utilizado em todo o mundo para o tratamento da obesidade.

Os cientistas transferiram os micróbios intestinais “alterados” para o intestino de outros ratos e observaram uma perda de peso nos animais.

— Ao colonizar o intestino dos ratos com a flora intestinal de outros ratos, alterada por um bypass gástrico, os animais perderam até 20% de seu peso, exatamente como se também tivessem sido submetidos à intervenção cirúrgica — explicou Peter Turnbaugh, de Harvard, um dos principais autores da pesquisa.

— Nosso estudo leva a crer que os efeitos específicos do bypass gástrico na flora intestinal contribuem para sua capacidade de provocar uma perda de peso — completou Lee Kaplan, co-autor do estudo e diretor do Instituto sobre a Obesidade, o Metabolismo e a Nutrição, do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston (EUA).

— Se pudermos encontrar um meio de manipular a flora intestinal para criar os mesmos efeitos, isso abriria caminho para uma nova arma contra a obesidade — acrescentou.

Kaplan acredita que se for possível reproduzir, mesmo que parcialmente, esses efeitos no metabolismo sem intervenção cirúrgica, o método já ofereceria uma terapia totalmente nova para tratar a obesidade, que poderia beneficiar os pacientes impossibilitados ou que não querem se submeter a uma cirurgia bariátrica.

Sem comentário para "Importância da flora intestinal na redução de peso"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS