Diagnóstico precoce salva 98% dos aneurismas

0comentário

16284008

 

O aneurisma surge por causa de uma fraqueza na parede das artérias, ou seja, existem alguns pacientes que não nascem com o aneurisma, ele se desenvolve no decorrer dos anos. Para que o aneurisma se desenvolva é necessário vários fatores agirem ao mesmo tempo, entre eles, o tabagismo, a hipertensão, a presença de malformação arteriovenosa e o histórico familiar.

Os vasos sanguíneos possuem uma parede muscular bem resistente que é capaz de suportar a pressão com que o sangue passa dentro das artérias. Mas por algum motivo essa artéria pode ser tornar fraca e pode ceder lentamente, formando uma área dilatada e causando o aneurisma.

O cigarro e a hipertensão arterial são fatores que estão associados à ruptura do aneurisma. Vale ressaltar que estatisticamente as mulheres na faixa etária de 40 a 50 anos são mais acometidas.

Segundo estudos da Academia Brasileira de Neurocirurgia a prevalência de aneurismas cerebrais na população adulta varia de 2% a 5%, com taxa de ruptura de aproximadamente 0,7% a 1,4 % por ano.

Alguns aneurismas podem ser muito pequenos, não sangram e também não proporcionam problemas ao paciente. Além disso, ele pode ocorrer em qualquer parte do cérebro.

Os sintomas podem incluir dor acima do olho, fraqueza, paralisia de um lado do rosto, alterações na visão, dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos e rigidez do pescoço.

Uma dor de cabeça pode ser resultado de um aneurisma, portanto, ao sentir uma dor muito forte acompanhada de todos esses sintomas, procure um médico para que seja feito o diagnóstico.

Prevenção

O paciente pode mudar alguns hábitos para evitar que o aneurisma ocorra.

Quem tem hipertensão e fuma deve parar de fumar e mudar os hábitos para manter a pressão no controle. Além disso, é importante avisar o médico sobre o uso de qualquer medicamento, incluindo aspirinas e contraceptivos.

A partir do momento que há hemorragia cerebral por aneurisma, 70% dos pacientes morrem ou ficam com sequelas. Mas se ele for diagnosticado antes da hemorragia e tratado, a cura é de 98%.

A melhor forma de fazer o diagnóstico do aneurisma é procurar um médico ao sentir uma dor de cabeça súbita e intensa, para que seja feitos exames como angiografia, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (MRI).

Esses exames podem diagnosticar o aneurisma e indicar o melhor tratamento.

Sem comentário para "Diagnóstico precoce salva 98% dos aneurismas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS