Ocorrência de pintas é sinal de desordem na pele

0comentário

16290479

Nevos, do latim, defeito. Ou seja, antes de achar uma pinta (ou, como dizem os médicos, nevo) charmosa, tenha bem claro que ela é um alerta sobre uma deformidade, uma malformação. Apesar de a maioria ser realmente uma vantagem estética — basta pensar em Cindy Crawford e Marilyn Monroe —, Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), avisa:

— A mancha vermelha no rosto, o hemangioma,é um nevo vascular, defeito da célula do vaso. Há falhas de outros tipos de células, manchas de cores diferentes,mas as que mais preocupam são os nevos melanocíticos, que são as pintas escuras.

Os nevos escuros podem ser congênitos ou adquiridos. Os primeiros estão presentes ao nascer ou próximo do nascimento.

— Trata-se de uma fatalidade. Não é genético, mas um defeito intrauterino. De tamanhos variáveis, podem ser pequenos, médios ou grandes. O grande, como se fosse um calção de banho, é raríssimo. O médio, de 3cm a 20cm, também é considerado raro. A maior incidência são os menores, de 3cm ou menos — explica Maia.

Já os nevos adquiridos que aparecem durante a vida são pequenos, as chamadas pintas comuns. E o que há de errado com elas?

— Elas surgiram a partir de um defeito nas células-tronco. De repente, as células-tronco são atingidas pela radiação ultravioleta solar e dão origem a pintas comuns, benignas. Mas, por circunstâncias que desconhecemos, podem causar a pinta maligna, o melanoma (câncer de pele) — explica Marcus Maia.

— Quem toma sol demais pode vir a desenvolvê-lo — complementa.

Pele clara indica maior risco de tumor da pele

De acordo com o dermatologista, é fundamental que todos tenham consciência de que “é marcador de risco quem tem mais de 50 pintas pelo corpo”. Ele acrescenta que pessoas de pele, cabelo e olhos claros estão dentro de um grupo com maior propensão a desenvolver o tumor da pele, assim como quem tem histórico familiar.

— A pinta faz parte de um contexto maior. Quem tem mais de cem pintas estatisticamente apresenta maiores chances de desenvolver câncer de pele, principalmente o melanoma. Pinta é sinal de pele fraca e sensível por tomar sol com pouca ou nenhuma proteção.

O melanoma pode vir sozinho, do nada, ou dentro da pinta.

— Por isso,é importante examinar o território com o dermatologista periodicamente — complementa o especialista.

Maia conta que a regra ABCD é usada para detectar os indícios clínicos de uma pinta que pode fazer mal à saúde. Então, preste atenção na assimetria (A), na borda irregular (B), na cor diferente (C) e no diâmetro (D) do sinal e se ele está crescendo. A sarda é a pinta que surge por queimadura de sol. Não é nevo. Trata-se de um distúrbio de pigmento em cima da queimadura solar, mas que também requer cuidado.

Cuidados generalizados

Apesar da atenção redobrada com as peles claras, as pessoas morenas e negras também têm de se cuidar.

— A fotossensibilidade é o quanto a pele aguenta de sol, se é ou não resistente. Apesar de cor dos olhos, da pele e número de pintas indicarem mais preocupações, é bom lembrar que a pele morena também tem riscos — acrescenta o dermatologista Marcus Maia.

Segundo o especialista, o sol tem três etapas. A luz, que enxergamos e não faz mal, o infravermelho, calor que não é prejudicial, e o ultravioleta.

— Esse não vemos nem sentimos, mas é o grande problema. Temos de nos proteger e bloqueá-lo — explica.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a estimativa para 2012 era do diagnóstico de 134.170 casos de câncer de pele não melanoma e 6.230 de câncer de pele melanoma. Especialistas dizem que o aumento de casos recai sobre a longevidade de uma geração que tomou sol a vida toda e pouco se protegeu.

— É um dado para pesquisar. As novas gerações têm mais consciência e já não se expõem tanto ao sol — compara Maia.

A luta da classe médica é pelo uso do filtro solar. Há pouco tempo, a recomendação tem sido adotar protetores com filtros mais altos.

— Um filtro de 30 só será de 30 se a pessoa passar 2mg por cm. Um adulto de 70kg terá de passar praticamente metade de um tubo do produto. E se pensar na mulher, nos filhos e na reaplicação a cada uma hora e meia, quanto a família vai gastar com o filtro solar? — pondera Maia.

Óculos, chapéu, guarda-sol e até camisetas ajudam na proteção contra os raios ultravioleta.

Regra ABCD Para saber se há indícios clínicos de que uma pinta pode fazer mal à saúde, preste atenção em quatro pontos (A)ssimetria (B)orda Irregular (C)or diferente (D)iâmetro do sinal e se está crescendo

Tumores distintos

> Existem dois tipos de câncer de pele. O mais frequente no Brasil é o não melanoma, que corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados. Tem baixa mortalidade, sendo que a maioria dos casos é tratada com cirurgia. Há o risco de, após esse procedimento, ficarem grandes cicatrizes, geralmente, na face, no pescoço ou no tronco, as áreas do corpo mais expostas ao sol. Não é apenas o nascimento de pintas que podem indicar algum problema. Basta observar a pele irritada, inflamações, sangramentos e o crescimento de lesões na pele.

> Já o melanoma cutâneo normalmente ocorre nas pintas da pele. Ele pode invadir outros órgãos e causar metástase, e surgir em lugares “escuros”, como as mucosas, a boca, a língua e os olhos. Representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave devido à alta possibilidade de metástase. O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom quando detectado nos estágios iniciais.

DÚVIDAS

Como é a remoção das pintas?

> Cirúrgica. Ela é tranquila e com anestesia local. Depois da incisão da pinta, o material vai para a biópsia a fim de que tenhamos um diagnóstico. Se a margem não for adequada, precisa-se recolher novo material em uma nova intervenção.

A pessoa tem várias pintas e não sente nada, nenhum incômodo ou não percebe alteração. Mesmo assim é preciso consultar o médico?

> A orientação da American Academy of Dermatology (Academia Americana de Dermatologia) é que o paciente faça uma visita anual ao dermatologista. Pinta todos têm e é nossa obrigação prestar atenção nelas. Se for congênita ou adquirida no decorrer da vida, não importa. É preciso observar sempre. A maioria é benigna, apenas um agrupamento de melanina, mas acompanhá-la para ver se há alteração é fundamental. Se possível, filme ou fotografe para comparar a evolução das pintas. Todos precisam se cuidar porque, apesar de o câncer de pele não ser o que mais mata, é o de maior incidência.

Fonte: Bruno Côrtes Aragão, oncologista

Sem comentário para "Ocorrência de pintas é sinal de desordem na pele"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS