São Luis é a capital com menor índice de sobrepeso do Brasil

0comentário

17344945

Em meio à alta incidência de brasileiros acima do peso — cenário retratado pelo Ministério da Saúde em levantamento divulgado nesta quarta-feira — Enquanto Manaus é a capital com o maior número de pessoas com excesso de peso, São Luís do Maranhão ocupa a outra ponta do ranking, como a capital com o menor número de pessoas nesta situação, aponta a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

A pesquisa Vigitel é uma pesquisa de vigilância de extrema importância, pois aponta caminhos para as políticas de saúde. Tem como objetivo monitorar a frequência e a distribuição de fatores de risco e proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de entrevistas telefônicas realizadas em amostras probabilísticas da população adulta residente em domicílios servidos por linhas fixas de telefone em cada cidade.

Não há, estatisticamente, grandes diferenças entre a maioria das capitais, uma vez que os percentuais são próximos. A capital com o menor índice de excesso de peso é São Luís: 46%. Na outra ponta está Manaus: 56%. No Rio de Janeiro, o problema afeta 54% das pessoas, colocando a cidade na oitava posição. Entre Manaus e Rio, vêm Porto Velho, Fortaleza, Porto Alegre, Cuiabá, Rio Branco e Campo Grande. Já capital mais obesa é Campo Grande (22%). A que está em melhor situação é Florianópolis (14%). O Rio, novamente, fica na oitava posição, com 19%.

Excesso de peso aumenta e atinge 52% da população adulta no Brasil

Conforme o Ministério da Saúde, 72% dos óbitos no Brasil são causados por doenças diretamente relacionadas ao padrão de alimentação e carga de atividades físicas. O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes.

Sem comentário para "São Luis é a capital com menor índice de sobrepeso do Brasil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS