Sistemas eleitorais adotados no Brasil

1comentário

A Constituição consagrou dois sistemas de representação eleitoral: o majoritário e o proporcional de lista aberta.

 Pelo sistema eleitoral majoritário é considerado vencedor o candidato que receber a maioria dos votos. A denominação “majoritário” deriva justamente dessa circunstância. Por esse princípio são eleitos os chefes do Poder Executivo e os senadores.

 De sua vez, o sistema de representação proporcional estabelece uma correspondência (proporcionalidade) entre o número de votos recebidos na eleição e a quantidade de cadeiras obtidas na apuração.

 Enquanto no sistema majoritário é eleito o candidato mais votado, o sistema proporcional exige um cálculo aritmético prévio para definir os números pertinentes ao quociente eleitoral, ao quociente partidário e à distribuição das sobras. Por esse método são eleitos exclusivamente os deputados e vereadores.

 Diz-se sistema proporcional de lista aberta quando o partido apresenta uma lista de candidatos sem ordem de precedência entre eles. Assim, serão eleitos aqueles mais votados. Diz-se de lista fechada quando o partido previamente elabora e impõe uma ordem de prioridade entre os seus candidatos, resultando eleitos os colocados nas primeiras posições da lista partidária.

 No caso do sistema distrital a base territorial onde se realiza a eleição é dividida em pequenas circunscrições, denominadas distritos. Por esse sistema de representação, cada partido apresenta um candidato por distrito e o mais votado é considerado eleito (sistema distrital puro). É uma réplica do modelo majoritário.

 Já o sistema distrital misto mescla elementos dos sistemas proporcional e majoritário. A proposta do “distritão” consiste em transformar cada estado da federação em um grande distrito, sendo eleitos somente os maias votados.

1 comentário para "Sistemas eleitorais adotados no Brasil"


  1. RAIMUNDO JOSE LOPES RIBEIRO

    apesar de ter participado de duas eleições e não ter sido eleito na minha opinião de quem participou de dois processos eleitoral este sistema que é praticado hoje para o brasil é o melhor, das coligações, apesar de tudo ainda são eleitos o baixo clero nos parlamentos, pelos metodos que alguns defenden só será eleito o alto clero, só quem tem dinheiro, fica pior do que está.
    solução: aprimorar o metodo atual como: 1- financimanto publico de campanha, buscando valores em dinheiro tanto para os candidatos do alto clero quanto do baixo clero; 2- com isso haverá o equilibrio nas campanhas eleitorais, pois os concorrente estão de igual para igual; 3- os concorrente só poderão gastar os valores liberados pela justiça eleitoral e não as furtunas que os tudo que é ganho nos mandatos não dá para pagar as despesas realizadas.
    estes são algumas soluções que a maioria dos brasileiros ja sabem, querem inventar outros metodos para tornar mais dificil a entrada dos pobres nos parlamentos. raimundo jose.
    Resposta: Obrigado pela participação.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS