Para Lewandowski, PT e PSDB são muito semelhantes

1comentário

A seguir, reproduzo um outro trecho de entrevista concedida pelo presidente do TSE ao jornal Folha de São Paulo, na qual afirma que a democracia brasileira só avançará quando houver legendas mais “ideológicas” e “programáticas”, criticando a falta de identidade dos partidos brasileiros.

FOLHA – O Brasil caminha para uma polarização entre PT e PSDB?

 LEWANDOWSKI Até poderíamos caminhar para isso se esses dois partidos tivessem uma identidade ideológica mais clara. Acho que o PT e o PSDB, com seus partidos agregados, se tornaram muito semelhantes. A democracia brasileira só vai avançar quando tivermos partidos ideológicos e programáticos e neste momento isso não está ocorrendo.

FOLHA – Há algum partido com uma bandeira claramente definida?

LEWANDOWSKI Temos 27 partidos políticos, o que demonstra uma certa inviabilidade de se formar um consenso. São muitos partidos, um número inusitado. Se pegarmos os programas veremos que, com raras exceções, não há grandes distinções entre eles. Isso dificulta inclusive a identificação do eleitor e leva à personalização da política. Aqui no Brasil, o eleitor não vota em projetos, mas em pessoas.

FOLHA – Há um fenômeno novo de sindicatos, igrejas ou até mesmo facções criminosas tentando eleger seus representantes. Não seria uma nova forma de voto de cabresto?

 LEWANDOWSKI Não diria voto de cabresto, mas reflete um fenômeno em que os partidos são menos ideológicos e programáticos. A representação política não se dá por partidos, mas por bancadas que representam categorias, corporações. Vejo isso com preocupação.

1 comentário para "Para Lewandowski, PT e PSDB são muito semelhantes"


  1. VANDISON SARAIVA

    O PT , nunca foi e nunca será igual ou sequer parecido com o PSDB, somos totalmente diferentes, um defende a elite, o outro o povo, um representa os empresários o outro os empregados, tire por exemplo quem foi convida pelas cetrais sindicais para as comemorações do 1º de maio? o PT ou o PSDB.
    Vandison Saraiva, presidente do PT de São João Batista-MA

    Respopsta: Amigo Vandilson, quanto tempo!!Grato pela participação.Forte abraço.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS