Vice-procuradora ganha mais poder no MPF

1comentário

sandra_cureau Alvo de críticas do presidente Lula, Sandra Cureau assume o comando do órgão por um dia

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, publicou ontem no Diário Oficial da União portaria nomeando a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, como a terceira na linha sucessória da chefia do Ministério Público Federal. Ontem, como Gurgel e sua vice, Deborah Duprat, estavam fora de Brasília, coube a Sandra, a quem o presidente Lula se referiu como “uma procuradora qualquer”, assumir por um dia a chefia do MP. Hoje, Deborah volta de férias e reassume o comando do órgão até a volta de Gurgel.

No início da semana, o PT ameaçou denunciar Sandra por conduta imprópria, após ela ter anunciado que abriria uma investigação por abuso de poder político contra o presidente Lula. Na semana passada, num comício da candidata petista Dilma Rousseff, o presidente criticou a atuação da procuradora.

– O que eles querem é me inibir, para fingir que eu não conheço a Dilma. É como se eu pudesse passar perto dela (Dilma), tem uma procuradora qualquer aí…, e eu vou passar de costas viradas e fingir que não a conheço. Mas eu não sou homem de duas caras – disse Lula.

Recentemente, a procuradora disse que Lula “não consegue ficar com a boca fechada” e, por isso, é multado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fazer campanha indevida em favor de Dilma. Segundo a procuradora, lula teria feito campanha em evento oficial no CCBB, semana passada, quando citou Dilma como uma das maiores responsáveis pelo projeto do trem-bala entre Rio e São Paulo.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, chegou a anunciar que denunciaria Sandra ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) – órgão também presidido por Gurgel. Mas desistiu após conselho do departamento jurídico do PT.

Diante da ameaça do PT, Gurgel divulgou nota em apoio à colega e considerou a atitude uma tentativa de intimidação. Associações de membros do Ministério Público e do Judiciário também saíram em defesa da procuradora.

Levantamento publicado ontem pelo jornal “O Estado de S. Paulo” mostra que Sandra apresentou mais ações contra o PSDB e o candidato José Serra do que contra o PT e Dilma, no TSE. Das 28 ações do Ministério Público Eleitoral, 16 eram contra a campanha tucana e 12 contra a petista. As ações contra o PT foram apresentadas e julgadas primeiro, dando a impressão de que a legenda foi mais acionada.

(Correio Braziliense)

1 comentário para "Vice-procuradora ganha mais poder no MPF"


  1. jesualdo correia

    “tem uma procuradora qualquer aí… ” o pouco verniz que havia em termos de decência, compostura e integridade está vazando por todos os lados do Lula.
    Conheco a doutora Sandra Cureau desde a época em que ela era Procuradora Regional da República da Segunda Região. Dessa época, quando eu ocupava o cargo de Diretor de Biblioteca da referida Procuradoria, lembro-me sobretudo de sua retidão e competência profissional. Se referir a um magistrado com o lastro de servicos à pátria de maneira tão abjeta aponta sobretudo para quem profere tais palavras, para o seu nivel de respeito ao ordenamento jurídico, à cultura e à praxis política em geral. Dra. Sandra Cureau deveria seguir adiante em sua brilhante carreira rumo à chefia do Ministério Público, ou ainda, o que seria mais apropriado, rumo a ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal. Vejamos se a Dilma tem coragem de fazer a coisa certa.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS