O potencial turístico da Baixada Maranhense

5comentários
Parque Dilu Melo em Viana
Tradicional Bar Brisas do Aquiri em Matinha

Com o objetivo de divulgar o potencial turístico de Viana e da região da  Baixada Maranhense,  a Rádio e TV Maracu promoveu um aprazível passeio náutico no último dia 13/04, reunindo baixadeiros e amigos da Baixada. Foi a segunda edição dessa aventura fantástica. A primeira ocorreu em 2018. O passeio saiu do parque Dilu Melo em Viana e incluiu paradas na cidade de Cajari e no bar Brisas do Aquiri em Matinha. Em 2020, a emissora promete intensificar essa belíssima agenda turística, com o acréscimo de um roteiro para Penalva.

A Baixada Maranhense foi transformada em Área de Proteção Ambiental (APA) em face da sua importância ecológica, especialmente para as numerosas espécies de aves migratórias, que a utilizam como ponto de descanso, alimentação e reprodução.

Na estação chuvosa, a Baixada se transforma em uma imensa planície alagada e verdejante, que forma o majestoso Pantanal Maranhense, com toda a sua diversidade de fauna e de flora, que a transforma num santuário ecológico de rara beleza. Essa paisagem esplendorosa muda de acordo com a época do ano. Do ponto de vista socioeconômico, é uma região vocacionada ao ecoturismo sustentável.

O rosário de lagos e os campos floridos da Baixada constituem atrativos naturais extraordinários que merecem ser explorados economicamente, tendo em vista o seu imenso potencial de captação turística, que precisa ser encarado como um mecanismo indutor do desenvolvimento sustentável da região, sobretudo pela sua capacidade de gerar trabalho e renda a uma população carente e historicamente desassistida.

A partir do seu ecossistema diversificado e da sua cultura peculiar, a Baixada é naturalmente propensa ao desenvolvimento da indústria do turismo e tem como ofertar uma infinidade de produtos turísticos, como cavalgadas, pesca, trilhas, mergulhos, motociclismo, gastronomia típica, artesanato, folguedos, tradições religiosas, festas folclóricas, danças populares, patrimônio arquitetônico, passeios náuticos, camping etc.

A indústria do turismo se alicerça em três pilares: a infraestrutura dos destinos turísticos (hotéis, bares, restaurantes, transporte e espaços para eventos), a qualidade e criatividade dos serviços oferecidos aos visitantes e uma política de divulgação eficiente. Nesse passo, é imperioso que os gestores municipais da Baixada e os empresários maranhenses sejam sensibilizados e internalizem a ideia da mudança de hábitos e quebra de paradigmas, a fim de superarem o marasmo que norteia a aplicação das mesmas políticas públicas de sempre e das repetitivas oportunidades de negócios.

Já passou da hora de os nossos governantes e empreendedores privados compreenderem que a política de turismo no Maranhão não pode se restringir eternamente aos Lençóis Maranhenses e à Chapada das Mesas. Por fim, registro as minhas homenagens à emissora Radio e TV Maracu por ser uma grande entusiasta do ecoturismo na Baixada Maranhense.

5 comentários para "O potencial turístico da Baixada Maranhense"


  1. Prof. Laércio

    Pela sua beleza singular a baixada tem um grande potencial turístico. Seria interessante que o estado juntamente com os empresários do setor firmassem parcerias para desedesenvolver o turismo na região.

  2. Ailton Tonni Castro

    Volto a este espaço para manifestar minha deferência ao autor do texto, Flavio Braga, pela sua atuante e corajosa posição em defesa da Baixada Maranhense. Realmente falta aos nossos políticos,o que não é novidade, infelizmente, e aos empresários da área turística,uma visão séria, comprometida e profissional no trato das questões da região. Continue sua luta e mantendo sua voz elevada em defesa da baixada. Espero no próximo ano participar do evento promovido pela emissora Rádio e TV Maracu.

  3. Gilberto macedo

    Pontencial?

    Além de não ver esse Pontencial turistico,também não vejo nada de extraordinário nessa baixada. Não se produz nada lá e ainda mais ficam alardeando tanto essa baixada. Ninguém merece!

  4. Blog do Vandoval Rodrigues » O potencial turístico da Baixada Maranhense

    […] Por Flávio Braga […]

  5. wallace silva

    Um lugar deslumbrante, simplesmente incrível.
    Tudo Para o Seu Casamento Árabe, São Paulo – SP

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS