Alguém gosta muito do Iape na Federação Maranhense de Futebol!

De uma hora para outra o Iape virou time grande para a Federação Maranhense de Futebol (FMF). O tratamento VIP que estão dando ao Canarinho da Ilha na Copa União já está dando na vista dos outros clubes. Enquanto times grandes como Sampaio e Moto já jogaram cinco vezes no returno da competição o time de Pereirinha só entrou em campo em três oportunidades.

Foi preciso o técnico do Moto, Dirceu Mattos, abrir a boca em público para reclamar desta situação e pedir para que a tabela fosse repensada, pois o seu time em 15 dias fez cinco jogos, uma média de um jogo a cada três dias.

O Sampaio é outra vitima do desequilíbrio na tabela da Copa União, pois em 15 dias também jogou 5 partidas, porém, os dirigentes do Tricolor ficaram calados e aceitaram a maratona de jogos.

O que incomoda os dirigentes e leva a dedução que o Iape está sendo privilegiado pela FMF é que nos mesmo prazo de 15 dias, ele jogou apenas três vezes. Graças as mordomias na tabela, o Canarinho está levando a vantagem sobre os adversários, pois está para descansar no intervalo de um jogo para o outro.

As mordomias do Iape na Copa União não se limitam apenas em jogar quando quer, pois nas rodas duplas seus jogos sempre é o principal. O pior é que times de torcida como Sampaio, Moto e Maranhão, já jogaram na preliminar das partidas do Canarinho numa verdadeira prova de inversão de valores.

A tabela dessa Copa União é um verdadeiro “samba do crioulo doido” e não custa nada mexer nela novamente para equilibrar as coisas, pois do contrário ficará evidente que o Iape realmente tem tratamento VIP.

A moda do terceiro uniforme

029-4196-070_detalhe1

073-6876-114_detalhe1

Está virando moda lançarem camisas ridículas como terceiro uniformes. O do Corinthians parece um caixão com aquela cruz roxa, o do Flamengo lembra o Tabajara do Casseta & Planeta e o cor-de-rosa do Atlético (MG) é sem comentários. Por enquanto só achei bonito mesmo o do Vasco.

Para a maioria dos times o terceiro uniforme é desnecessário, pois nunca soube de alguma partida na história em que uma equipe brasileira se viu em problemas por não ter um uniforme adicional. A moda é colonialismo cultural, pois a idéia do terceiro uniforme surgiu na Europa e passou a ser macaqueada aqui em sacrifício da tradução.

Antigamente, as roupas que os jogadores vestiam para entrar em campo tinham a única finalidade de distingui-los do time adversário. Os clubes e seleções eram obrigados a reservar verba para mandar confeccionar os uniformes junto às empresas de material esportivo que, não poucas vezes, eram modestas fábricas de bairro.

Com o tempo, as empresas de material esportivo viram que ali estava um filão interessantíssimo para lucrar. Em vez receber dinheiro das equipes para produzir o material, as pioneiras na área passaram a pagar para uniformizar os clubes e, claro, estampar suas logomarcas nos uniformes. As alemãs Adidas e Puma, ambas criadas por dois irmãos que se odiavam, foram as pioneiras no ramo desde o início.

A britânica Umbro seguiu os passos das gigantes germânicas, mas por muito tempo limitou-se a atuar só no Reino Unido. Nos anos 70, surgiu a Nike nos Estados Unidos, passando a ser relevante no mundo do esporte na década seguinte e chegando ao futebol pra valer no fim dos anos 90.

Na ânsia de faturar com o terceiro uniforme, muitas empresas estão criando camisas sem noção e estão criando verdadeiras aberrações como o Corinthians de roxo, o Flamengo de azul e amarelo e o Atlético de cor-de-rosa. Os times deveriam tomar como exemplo o Grêmio, pois no Estádio Olímpico até o extintor de incêndio é azul.

123-8905-384_detalhe1

032-3052-024_detalhe1

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima