Dunga é cego para o futebol arte

amarildoneymarO técnico Dunga não consegue enxergar o talento de Neymar porque não está acostuma com a genialidade nos gramados. Na verdade, o treinador da Seleção Brasileira detesta quem joga bonito e prefere aquela coisa que se pratica na Alemanha e Inglaterra, que eles chamam de futebol.

O que esperar de um ex-jogador que foi símbolo do fracasso da Copa 1990, a chama geração Dunga. Uma equipe repleta de “cabeças de bagre”, que só sabiam dar pancadas nos adversários e não tinham nenhum talento para sair jogando com a bola. Aquela Seleção foi humilhada pela a Argentina dos craques Maradona e Caniggia nas oitavas-de-final.

O Neymar e seus companheiros devolveram a alegria ao futebol brasileiro, que anda meio chato com um bando de jogadores em final de carreira e atletas desprezados pelos clubes europeus. O garota da Vila representa a juventude, a renovação e a esperança do esporte, mas Dunga vê nele um atleta sem experiência.

Quem é Dunga para falar de experiência, pois nunca havia treinado nem time de botão antes de assumir a Seleção Brasileira? Esse projeto de treinador não passa de um arrogante e prepotente, querendo mostrar que sabe alguma coisa e esquece que futebol é momento, pois ninguém joga com o passado.

Ao deixar Neymar de fora da Copa da África, Dunga está virando as costas para uma geração talentosa que está surgindo e que deve substituir a sua geração de “cabeças de bagre”.

As razões que tiraram Adriano da Copa!

{d25b181a-f2ac-4938-b50b-84745d923647}_imperador_500x375x0Adriano não vai a Copa da África não é por causa de suas noitadas, bebedeiras, brigas com a ex-noiva Joana Machado e muitas faltas ao treino, mas porque o técnico Dunga é “chato” e prepotente. O treinador da Seleção Brasileira não tem capacidade para separar o Império dos Sentidos do Império do Amor.

O Adriano do Império dos Sentidos é aquele que treina quando quer, enche a cara quando está de folga e se mete em confusão com a noiva na favela. Já o Adriano do Império do Amor é aquele que foi campeão brasileiro e artilheiro da competição e que juntamente com Vagner Love leva terror à defesa dos adversários.

Está na hora de acabar com essa hipocrisia de jogador baladeiro, pois como dizia o saudoso João Saldanha: mulher e bebida, em doses certas, nunca fizeram mal a ninguém. O mesmo também dizia: Não quero jogador pra casar com a minha filha, mas para brigar pela bola.

Para piorar a situação, a vaga que seria de Adriano foi ocupada por Grafite, atacante do Wolfsburg, da Alemanha. O atacante jogou com Dunga apenas 46 minutos, mas foi o suficiente para ser convocado. Porém, a razão maior é porque ele joga no futebol alemã de quem o treinador da Seleção é fã incondicional.

Outra burrice de Dunga foi ter excluído Vagner Love da lista só porque ele é amigo de Adriano, mas esquece que o atacante das trancinhas foi o artilheiro do Campeonato Carioca e não falta aos treinos. Para está exclusão, prevaleceu o ditado que “passinho que acompanha morcego dorme de cabeça para baixo”.

Agora, graças ao revanchismo de Dunga, a Seleção Brasileira perdeu uma boa opção de ataque e para o alívio dos adversários.

Convocação sem graça

600--dunga070625
A divulgação da lista de convocados do técnico Dunga foi sem graça, pois o torcedor já sabia que o treinador conservador não iria convocar Naymar, Ganso, Adriano, Vagner Love e Ronaldinho Gaúcho. A própria personalidade do técnico da Seleção Brasileira: metódico, disciplinado e revanchista, antecipava que não haveria nenhuma surpresa na relação de atletas que vão a Copa da África do Sul. O grupo é o menos talentoso dos últimos 30 anos e um dos motivos do distanciamento do torcedor.

Quando jogador, ele foi símbolo de uma safra de atletas pouco talentoso e que recebeu o nome de geração Dunga. A Seleção Brasileira na época era dirigida por Sebastião Lazaroni e foi eliminada nas oitavas-de-final de Copa de 1990 de forma humilhante para a Argentina.

Porém, de forma inexplicável foi nomeado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para treinar a Seleção Brasileira sem nunca ter sido treinador. Como primeira missão, Dunga tinha que afastar os jogadores baladeiros e gordinhos pelo fracasso na Copa de 2006. Coube a ele ainda aposentar Roberto Carlos e Cafu.

Com um futebol de resultado e pouco criativo, muito parecido com o que praticava quando jogava, Dunga conseguiu ganhar a Copa América, a Copa das Confederações e classificou o Brasil em primeiro lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas.

O futebol bonito que os meninos do Santos praticam e que encantam os brasileiros não agrada Dunga, que prefere o futebol marcação. Não adianta essa conversa fiada de que Neymar é jovem demais e não tem experiência na Seleção, pois o próprio treinador nunca treinou time nenhum antes de assumir o cargo.

Quanto a Ronaldinho Gaúcho, Dunga nunca perdoou o chapéu que levou do jogador quanto jogava pelo Internacional em final de carreira e tomou descompromissado do atleta para excluí-lo da lista.

A ausência do Império do Amor é mais uma prova que Dunga não gosta de futebol arte e aproveitou o comportamento extra-campo de Adriano para cortá-lo, porém, Vagner Love não falta a treinamentos e nem bebe todo dia e não foi convocado.

Com a exclusão de Neymar e Love, Dunga de uma só vez excluiu da Copa da África os artilheiros dos campeonatos Carioca e Paulista e aumentou e aumentou ainda mais o vácuo entre torcida e seleção.

Apesar de não ter gostado de nomes como o de Doni, Gilberto Silva, Josué, Ramires, Kléberson e Grafite, alista de convocados poderia ser muito pior, pois nela poderiam estar nomes como Jônatas, Fernando, Daniel Carvalho, Jô, Hulk e Afonso.

Com os jogadores convocados por Dunga, a Seleção Brasileira pode até ser campeão, mas não vai empolgar.
selecao-dunga

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima