Precisa-se de técnico de futebol?

Flávio Campos não é mais técnico do Sampaio. O presidente do Tricolor, Sérgio Frota, me falou que teve uma conversa com ele e que acertaram tudo. O dirigente disse que queria continuar com Campos, mas ele quer acompanhar de perto o problema de saúde do seu pai e talvez só estaria disponível no final de junho, mas Frota quer iniciar a preparação para a Série D no dia 14 do corrente.

O Flavio Campos é um técnico que ainda não deu sorte com o Sampaio, pois é um profissional competente e bom caráter. Ele foi o responsável por unir o grupo de jogadores do Tricolor que estava rachado com o seu antecessor Valter Ferreira.

Como não se pode perder tempo, Sérgio Frota disse que já entrou em contato com quatro técnicos e que deve confirmar o nome do novo treinador até amanhã. Espero que ele consiga trazer um profissional capaz de levar o Sampaio de volta a Série C.

Há muitos nomes, mas é preciso analisar não apenas o currículo, mas o comportamento do novo treinador, pois Sergio Frota teve problemas com Valter Ferreira, que lhe indicou um monte de bombas e só trabalhava com a panelinha dele. O mesmo aconteceu com Edson Porto, que é um bom treinador, mas os atletas que ele indicou nenhum serviu.

Na minha opinião, o melhor técnico que Sérgio Frota contratou foi o Celso Teixeira, pois apesar toda sua loucura foi o único treinador que teve coragem de dizer qual eram os jogadores que não servem para o Sampaio cujo presidente insistem ficar com eles e todos os atletas que ele indicou foram titulares.

Acho que o Sérgio Frota tem que encontra um profissional que tenha o olhar profissional do Celso Teixeira, o comportamento do Edson Porto e a leitura de jogo Luxemburgo.

Os árbitros maranhenses estão entre os piores do Brasil

Não há um time na Copa União que ainda não tenha reclamado de erros de arbitragem. São gols em impedimento, pênaltis não marcados, pênaltis inventados, impedimentos marcados irregularmente, impedimentos não marcados e gols legítimos que são anulados, sem contar lances duvidosos que, na teoria, têm menor importância.

Todos os jogos das semifinais do returno da Copa União tiveram falhas grosseiras dos árbitros. No Santa Quitéria x Moto, Jucelino Souza, deixou de marcar um pênalti explicito e anulou um gol legal da Raposa. Por conta dos erros, ele passará 20 dias na geladeira, porém, as falhas dele ajudaram o Papão a se classificar para a final e o Santa Quitéria ficou no prejuízo. Pior foi a arbitragem de Robson Martins Ferreira na partida de volta, pois os dois times saíram reclamando dele.

O mesmo Robson Martins Ferreira trabalhou na primeira partida da outra semifinal Sampaio 0 x 2 Iape e prejudicou o Tricolor ao anular um gol de Célio Codó, que fez falta no jogo de volta e eliminou Tubarão da competição. E no jogo de volta o árbitro Jorge Luis Viana da Silva também cometeu erros de arbitragem ao deixar de expulsar o volante do Canário, Tim Marcos, que deu um chute no rosto do atacante Bruni Ítalo.

Porém o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), Lucas Lindoso, não vê falta de qualidade da arbitragem e diz que os árbitros estão mais preparados. No entanto, descordo dele, pois é necessário distinguir erro de arbitragem e arbitragem ruim. Apesar de lances mais polêmicos, a alta quantidade de erros mostra que temos os piores árbitros do Brasil.

Não acredito que algum deles tenha se vendido, pois conheço a maioria deles e sei que não estão errando por motivos espúrios, mas por incompetência. A grande prova é que de cerca de 30 árbitros apenas o Mayron Frederico conseguiu entrar para o quadro da CBF e não temos nenhum no quadro da Fifa.

É por isso, que sou favorável a importação de árbitros, principalmente, em jogos decisivos. O intercâmbio de profissionais ajudará a melhorar o nível dos profissionais locais, que passaram a aprender com os de fora. Essa idéia o Lucas Lindoso pode por em prática no Estadual se ele ainda acontecer, para evitar que times como Sampaio e Santa Quitéria sejam eliminados de disputas pela arbitragem.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima