Gustavo Zanelli recebe título de “persona non grata” da Câmara de São Luís

Gustavo Zanelli Ferreira ofendeu nordestinos com declarações preconceituosas
Gustavo Zanelli Ferreira ofendeu nordestinos com declarações preconceituosas
Finalmente a Câmara Municipal de São Luís deu um título para alguém que merece. A casa concedeu, nesta terça-feira (17), uma moção de repúdio e um título de “persona non grata” ao advogado paranaense Gustavo Zanelli Ferreira por ação racista, xenófoba, discriminatória e preconceituosa praticada virtualmente contra os nordestinos, especificamente os maranhenses, ofendendo toda a cultura e população da região. Agora, só falta definir o dia da entrega do título e quem fará as honras para o nazista.
A proposta de monção de repúdio e título de “persona non grata” foi apresentada pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) e aprovada por unanimidade pela Câmara.
A moção de repúdio foi aprovada por unanimidade e o título de será enviada à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Maranhão e “persona non grata” posteriormente será encaminhada à OAB do Paraná.
A ação foi motivada após o advogado paranaense ter publicado nas redes sociais ofensas à cultura maranhense e nordestina. Os comentários de Zanelli causaram revolta no Facebook. No dia 9 de setembro, Gustavo Zanelli disse que “não adianta querer misturar as culturas norte/nordeste X sul/ sudeste. É por isso que há tão poucos sulistas no nordeste (nós não aguentamos isso aqui)”.
Em outro post, publicado na quarta-feira (11), o advogado sugere a separação das regiões Norte e Nordeste do resto do país, declarando que “seria o primeiro a iniciar uma guerra para a devida separação”, e completa: “Se houvesse essa possibilidade nós aí do Brasil seríamos um país de primeiro mundo”.
Uma terceira postagem, feito no dia 7 de setembro, ironiza as condições climáticas de São Luís. “Acabo de chegar em terras maranhenses! O calor aproxima os 90 graus”. Quando uma pessoa comenta “Gu vc ta morando no Maranhão mesmo !!!!!!!!!!”, Gustavo vai além. “Até dezembro ficarei aqui (…) Não sei se suportarei até dezembro o calor, a grosseria dos nordestinos e essa comida horrível, mas o objetivo inicial é ficar até dezembro”, declarou.
Na quinta-feira (12) a procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, representou junto à seção maranhense da OAB e apresentou notícia-crime junto à Procuradoria da República no Maranhão contra Gustavo Zanelli pela prática de ofensas de caráter racial e discriminatório contra a cultura e a população nordestina e maranhense.
No documento encaminhado à OAB, a procuradora-geral diz que o advogado “violou seus deveres éticos e disciplinares, ofendendo a toda a coletividade da localidade em que atua, e perpetrando, em tese, infração penal a merecer a devida apuração e responsabilização”.
Já a denúncia-crime protocolada no Ministério Público Federal (MPF) informa que o advogado, “por meio de seu perfil social no Facebook, fez violentas críticas, de caráter eminentemente raciais e discriminatórias contra a cultura e população nordestina e maranhense, fazendo apreciações depreciativas e ofensas a estes”.
Fonte (I-mirante)

PTC promove 10º Encontro Estadual neste sábado

29589_440349249419067_1764600800_nO Partido Trabalhista Cristão (PTC) promove 10 º encontro estadual neste sábado, 21, a partir das 14 horas, na Universidade Infantil Rivanda Berenice, Rua Canopus, nº 120, Recanto dos vinhais, atrás da Alvorada Motos. Lideranças de todos os municípios são esperadas para apresentar e debater propostas para as eleições de 2014.

De acordo com o professor Fabrício Ferreira, um dos organizadores do evento, a diretoria executiva estadual do partido planejou o encontro com o objetivo de aproximar o grupo no estado, não só as lideranças, mas filiados, presidentes de diretórios e comissões. Além de prestar contas da gestão atual, a reunião também deve discutir estratégias e traçar metas para as eleições de 2014. “Será um ato de união, uma demonstração de força política de um grupo vitorioso que sempre prestou relevantes serviços ao povo maranhense e que muito contribuiu para o progresso e crescimento do Estado”, disse o professor Fabrício Ferreira.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Partido, todas as pessoas interessadas em conhecer o PTC poderão participar do evento. Ainda segundo as informações, estão confirmados os nomes de várias lideranças políticas que assinarão ficha de filiação ao Partido durante o encontro que é promovido pelos diretórios estadual e metropolitano de São Luís.

Após assalto, mulher persegue, atropela e mata bandido em Teresina

Após assalto, mulher persegue, atropela e mata criminoso em Teresina (Foto: Gil Oliveira/G1 Piauí)
Após assalto, mulher persegue, atropela e mata criminoso em Teresina (Foto: Gil Oliveira/G1 Piauí)
Uma mulher atropelou e matou um assaltante por volta das 10h desta segunda-feira (16) na Zona Leste de Teresina. O fato aconteceu após uma perseguição. O homem foi identificado como Rafael da Costa Barros, 30 anos, e teria assaltado a mulher no bairro Morada do Sol. A motorista, que dirigia um veículo modelo Sentra, saiu em perseguição ao assaltante até a Vila Uruguai.

Populares que presenciaram a cena relataram que viram quando o veículo passou em alta velocidade perseguindo o assaltante, que estava em uma moto. O homem chegou a ter parte do corpo esmagada. A mulher não teve a identidade revelada e foi levada por um familiar.

“A vítima do assalto estava chegando a um salão de beleza quando foi abordada. Ela resolveu sair em perseguição ao assaltante e durante o caminho foi fazendo contato com os seus familiares. Quando chegou no ponto em que o fato aconteceu, ela jogou o carro em cima do assaltante, que foi arrastado por cerca de 30 metros até o matagal.
Não sabemos a identidade dela, mas acreditamos que ela deverá se apresentar com um advogado”, disse o tenente coronel Márcio Oliveira.
Antes de assaltar a vítima que o perseguiu, o suspeito teria cometido um outro crime. A vendedora autônoma Ronivalda Gomes, foi até o local onde aconteceu o atropelamento e reconheceu o criminoso como sendo o assaltante que levou a sua bolsa por volta das 8h30 na Avenida Nossa Senhora de Fátima, próximo da Universidade Federal do Piauí.

“Eu estava chegando a uma empresa de segurança quando ele veio pela contramão e me abordou anunciando o assalto e levou a minha bolsa. Fui à polícia e depois me disseram que uma pessoa com as caracteristicas do assaltante havia sido morta”, disse a vendedora.

De acordo com o comandante de policiamento da capital, coronel Alberto Meneses, o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.

Fonte: G1/Piauí

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima