Prefeitura define ações para a prevenção da AIDS durante o Carnaval

A secretaria municipal de Saúde, Helena Duailibe, coordena a campanha
A secretaria municipal de Saúde, Helena Duailibe, coordena a campanha

A Secretaria Municipal de Saúde reuniu servidores e diretores de unidades de saúde da rede municipal, na manhã desta quinta-feira (5), para reforçar estratégias e traçar ações para o controle das doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval, em especial a Aids.

Na ocasião, ficou definida a realização de testes rápidos para diagnóstico do vírus HIV e distribuição de preservativos, além da entrega de folders em pontos da folia carnavalesca. Ação que já foi iniciada e realizou nesta quinta-feira uma blitz educativa no Mercado Central e no Terminal da Praia Grande, com ações de prevenção e distribuição de preservativos.

A previsão é realizar cerca de 3 mil testes rápidos e distribuir mais de 50 mil preservativos masculinos e femininos. As ações terão como público alvo pessoas na faixa entre 15 e 35 anos de idade, e serão realizadas nos circuitos do Centro e dos bairros da capital maranhense; além da passarela no Anel Viário, durante a programação dos desfiles dos blocos e escolas de samba.

De acordo com o Coordenador do Programa de combate às DST´s e AIDS da Semus, Wendell Alencar, conscientizar a população durante a folia momesca é uma forma de controle eficaz das doenças. “Neste período, até pelo clima de festa, é comum que as pessoas praticarem o ato sexual sem o cuidado devido. Estamos reforçando, por uma determinação do prefeito Edivaldo, as ações preventivas para, dessa forma, afastar qualquer possibilidade de transmissão dessas doenças”, disse.

As ações de conscientização contra as DST´s e AIDS ocorrerão até o dia 27 deste mês. Caso algum paciente, durante a realização do teste rápido, seja diagnosticado com a doença, será encaminhado para uma das três unidades de referência na capital maranhense (Centros de Testagem e Acolhimento do Anil e Lira; Centro de Saúde do Bairro de Fátima). Atualmente, São Luís tem 4.080 pessoas diagnosticadas com Aids.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima