Sampaio Corrêa completa 92 anos

11022574_359855860869161_315372121793096702_n
O Sampaio Corrêa faz hoje 92 anos de existência. Entretanto, o sempre folclórico presidente do clube Sérgio Frota disse que a festa foi adiada para o dia em que a agremiação conseguir o acesso a Série A do Campeonato Brasileiro.

Sempre movido a desafios, Sérgio Frota disse a reportagem de O Estado que a comemoração dos 92 anos do Sampaio Corrêa, que aparentemente para muitos torcedores passou em branco, foi apenas adiada. Ao longo dos 94 meses a frente do Tricolor, Sérgio Frota, investiu mais de 40% do seu patrimônio pessoal, tudo para conseguir levar a Bolívia Querida de volta aos holofotes da imprensa nacional e consolidar o Sampaio Corrêa como referência no Maranhão.

Sobre os investimentos feitos no clube desde que assumiu o cargo de presidente, Sérgio Frota destacou as melhorias feitas no Centro de Treinamento, que estava totalmente sucateado, o avanço estrutural do Departamento Médico, hoje formado por três médicos e três fisioterapeutas que contam com equipamentos de ponta, e, principalmente o abatimento de grande parte de uma dívida trabalhista deixada por outros mandatários (encargos de INSS, FGTS, PIS, etc).

“Há 94 meses à frente do Sampaio Corrêa, tenho a honra de fazer parte da história deste clube. Um amor de sempre e para sempre. Parabéns, meu time do coração. Quando assumi o Sampaio o débito era de quase R$ 10 milhões e hoje devemos pouco mais de R$ 5 milhões, quase a metade. Falta apenas negociar a nossa dividas trabalhista para finalmente conseguirmos a tão sonhada certidão negativas de débito trabalhista”, afirmou o dirigente.

Como presente para a torcida do Sampaio, o dirigente disse que está muito perto de renovar os contratos de dois ídolos da torcida: o atacante Pimentinha e o zagueiro Paulo César. “O Paulo César falta apenas assinar contrato. Já o Pimentinha, o torcedor terá uma surpresa boa na próxima semana”, completou.

História
O Sampaio Corrêa Futebol Clube foi fundado em 25 de março de 1923, por um grupo de jovens procedentes do antigo Remo FC. O nome do clube foi inspirado no Hidroavião Sampaio Corrêa II, que apontou na capital maranhense em dezembro de 1922.

Atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro e um dos clubes mais populares do Brasil, o Sampaio Corrêa tem o tubarão como seu mascote e suas cores são o vermelho, o amarelo e o verde. Costuma mandar seus jogos no Castelão . Seus principais adversários são Moto Club e o Maranhão Atlético Clube, com quem compartilha as maiores rivalidades do futebol maranhense.

O Sampaio é o clube que tem mais títulos do Campeonato Maranhense de Futebol profissional com 32 conquistas, sendo oito delas de forma invicta, e é o único time do Maranhão que venceu a Copa Norte. É também a única equipe do país a ter sido campeão de três divisões nacionais diferentes – a Segunda Divisão de 1972 (atual Série B), a Terceira Divisão de 1997 (atual Série C) e Série D de 2012.1 2 Em torneios nacionais, soma participações em 12 edições na Série A do Campeonato Brasileiro (considerando a era da Taça Brasil), 14 na Série B do Brasileiro e outras 20 na Copa do Brasil. O Sampaio Correa é ainda a única equipe maranhense a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1998, tendo alcançado a fase semifinal.

CNMP pede a perda do cargo do promotor Carlos Serra Martins

promotorcarlos2014horz
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu aplicar cinco penas contra o controverso promotor de Justiça, Carlos Serra Martins. Em dois processos, os conselheiros decidiram pela perda do cargo de promotor. Em outras três ações, as penas foram de suspensão por 90 dias da função.

O MPMA está aguardando receber, oficialmente, a decisão do CNMP para que a procuradora-geral de justiça tome as providências cabíveis.

Para que o promotor perca, de forma definitiva, o cargo, a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, deve submeter a decisão do CNMP ao Colégio de Procuradores do MPMA para que este órgão autorize a interposição de Ação Civil perante o Tribunal de Justiça.

Até o julgamento definitivo e aplicação das penas de suspensão, o promotor de justiça Carlos Serra deve ser posto em disponibilidade com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço, conforme a Lei Complementar 13/91.

Carlos Serra Martins ficou conhecido por ser um promotor que se envolveu em vários episódios de confusão em São Luís. O último, que gerou vários processos com pedido de perda de cargo e de suspensão, Carlos Serra atirou e agrediu Paulo Cesar Pereira Gomes, 44. Na época, com o promotor foram apreendidas uma espingarda calibre 12, usada no crime e da qual ele não possui autorização legal de porte, além de uma pistola 380 devidamente autorizada. Posteriormente, ele negou as agressões e disse ter dado dois tiros de advertência.

Processos – No primeiro processo, 294/2014-83, o colegiado do CNMP aplicou pena de suspensão, pelo prazo de 90 dias, referente ao exercício e participação em sociedade comercial; suspensão de 90 dias pela desobediência aos prazos processuais e falta de zelo e presteza nas funções; e perda de cargo pela prática de incontinência escandalosa.

Já o segundo processo, 1690/2013-47, também resultou na suspensão do promotor por mais 90 dias, relacionada ao descumprimento de deveres inerentes ao cargo, com violação ao dever de manter ilibada conduta pública e particular, não acatar as decisões dos órgãos da administração superior do MPMA e não zelar pelo prestígio da Justiça, respeito aos membros da instituição, aos magistrados e advogados.

A determinação de encaminhamento para deliberar sobre ajuizamento para condenação a perda do cargo foi motivada pelo fato de o promotor ter abandonado o trabalho por prazo superior a 30 dias, por duas vezes, além de descumprir os prazos processuais, não assistir aos atos judiciais, quando a presença dele era obrigatória. Também foi observado que o promotor não tinha zelo e presteza no exercício funcional, não residia na comarca e não comparecia diariamente ao local de trabalho.

Recursos às decisões do CNMP só poderão ser feitos ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima