Cidade Olímpica é o local mais perigoso de São Luís: diz Ministério Público

cidade-olímpica
O Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (CAOp-CEAP), do Ministério Público do Maranhão (MPMA), divulgou, na segunda, 11, o Relatório de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), referente ao primeiro trimestre de 2015. O documento considera a faixa etária e o gênero das vítimas e os instrumentos utilizados nos crimes.

Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 281 ocorrências, abrangendo 99 bairros da Grande São Luís, formada pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O documento, que estabelece uma comparação com os primeiros trimestres dos anos de 2010 a 2015, contém a análise dos dados apurados diretamente dos registros do Instituto Médico Legal (IML), cruzando com registros do Centro Integrado de Polícia e Segurança (CIOPS) do governo estadual.

Segundo o coordenador do Centro Apoio Operacional, promotor de justiça José Cláudio Cabral Marques, até dezembro de 2012, os registros apenas indicavam homicídios, sem especificar os tipos e instrumentos utilizados.

Ele explica que, a partir de 2013, os dados sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) passaram a ser mais bem detalhados, indicando mortes por “arma de fogo”, “arma branca”, “instrumentos de ação contundente” e/ou “perfurocortantes”, “esgorjamentos”, “estrangulamento”, “espancamento” e “agressão física”, como determina a metodologia da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Análise

De acordo com os dados analisados no relatório, o bairro da Cidade Olímpica lidera a lista dos bairros pesquisados quanto aos índices de CVLIs, com 17,2% das ocorrências.

Quanto ao horário, a maioria dos 281 CVLIs registrados (33,5%) ocorreu no período noturno, das 19h às 23h59.

No que se refere aos instrumentos utilizados nos crimes, o relatório do CAOp-CEAPE aponta que 75,1% dos casos analisados foram praticados com o emprego de arma de fogo. Nas outras ocorrências registradas, foram utilizadas armas brancas (10%), instrumentos contundentes/perfurocontantes (9,6%) e outros (5,1%).

O levantamento indica, ainda, que jovens na faixa etária de 16 a 30 anos foram os mais vitimados por crimes violentos na Grande São Luís, praticados com arma de fogo (63,5%), arma branca (51,9%), arma perfurocortante/contundente (60%) e por outros meios (61,5%).

O relatório também aponta que, entre os crimes registrados no primeiro trimestre deste ano, pessoas do sexo masculino foram as mais vitimadas em ocorrências praticadas com armas de fogo (98,6%), armas branca (88,9%), armas perfurocortante/contundente (96%) e por outros meios (84,6%).

Assaltos a ônibus

No que se refere aos assaltos a ônibus na Grande São Luís, ocorreu uma queda de 26,1% no número de ocorrências nos primeiros três meses deste ano (124 casos), em comparação com o mesmo período de 2014 (168 casos).

Fonte: Ministério Público do Maranhão

Prefeitura entrega alimentos adquiridos pelo PAA

fotos-batistina-comunicacao-024-660x330
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), entrega nesta quarta-feira (13), a segunda remessa de alimentos comprados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Desta vez, a entrega será feita aos beneficiários inscritos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Cidade Operária.

“Ao mesmo tempo em que fomentamos o desenvolvimento da atividade agrícola, garantimos o ciclo produtivo completo, abastecendo equipamentos de saúde, educação e de assistência social com os alimentos provenientes do programa”, enfatizou o prefeito Edivaldo.
Os agricultores cadastrados nesta etapa do programa fizeram a entrega da primeira remessa de alimentos hortifruti na última quarta-feira (6) a hospitais da capital. A titular da Semsa, Fatima Ribeiro, destacou serem alimentos nutritivos e cultivados de forma saudável para alimentar a população. “Esta é uma importante ação da gestão Edivaldo Holanda Júnior, que estimula a produção na zona rural e melhora a vida dessas famílias de agricultores e dos beneficiários”, disse.

Os agricultores manifestaram alegria pelo início do programa e pela chance de comercializarem sua produção. “Assim vamos ficar mais seguros e mais estimulados para produzir e também cultivar outros produtos”, disse José Silva, 34 anos, da comunidade da Matinha.
Os alimentos inseridos no PAA municipal são hortifruti, frango e produtos extrativistas das regiões de Matinha, Cinturão Verde e Tajipuru, de 300 pequenos produtores. Serão beneficiadas diretamente 26 comunidades.

Também integram as ações relacionadas ao PAA as secretarias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semapa), da Criança e Assistência Social (Semcas) e Educação (Semed).
PNAE
A Semsa também é parceira na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na capital. A titular da pasta, Fatima Ribeiro, é secretária da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-MA), órgão que atua no monitoramento para cumprimento dos critérios do programa, junto ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), que representa a sociedade civil. O objetivo do PNAE é contribuir para a segurança alimentar e nutricional nas escolas da rede pública do Município, além de promover práticas alimentares saudáveis no ambiente escolar.

APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR
O PAA tem como objetivo a geração de renda das famílias que se encontram na faixa da extrema pobreza e a garantia da segurança alimentar e nutricional às populações em vulnerabilidade social. O programa é executado com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio de adesão mista com o Governo do Estado.

Juntos, o PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vão garantir investimento de R$ 6 milhões na produção familiar rural de São Luís. “Com estes dois programas essenciais a capital se torna referência e pioneira em Segurança Alimentar no Maranhão, sobretudo pela gestão comprometida e visionária do prefeito Edivaldo”, ressalta Fatima Ribeiro. Esta é a primeira vez que a capital implanta estes dois importantes equipamentos sociais.

Embaixada dos EUA lança, por meio de vídeo, inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2016

10286929_10152379036584420_313603133119366893_o-620x457
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil abre hoje, por meio de vídeo, as inscrições para a décima quarta edição do programa Jovens Embaixadores, intercâmbio estudantil de três semanas nos Estados Unidos. As inscrições vão até 09 de agosto de 2015. Para assistir ao vídeo do lançamento, acesse o site: www.facebook.com/jovensembaixadores.

O programa é destinado a jovens de 15 a 18 anos, da rede pública de ensino, que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa é financiado pelo Governo dos Estados Unidos e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado.

No Maranhão, Os Jovens Embaixadores e representado pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos ICBEU, onde os interessados podem buscar informações para participar do programa pelo telefone:(98)3213 6850.

O programa:

O Programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 417 jovens brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros nesta iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.

Para mais informações sobre esta Nota à Imprensa entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Embaixada dos EUA em Brasília pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3312-7367 / 7350 / 7364.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima