Prefeito Edivaldo vistoria obras de infraestrutura urbana na Vila Apaco e na região da Vila Fialho

16257_vistoria_obras_canal_vila_apaco_161115_fotobaeta5
O prefeito Edivaldo iniciou a semana vistoriando obras de infraestrutura urbana que estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Luís, em diversos pontos da capital. O primeiro canteiro de obras visitado pelo prefeito e sua equipe, na manhã desta segunda-feira (16), foi a construção da galeria de drenagem profunda que vai da Avenida São Jerônimo à Vila Apaco, onde acompanhou o andamento de uma das maiores obras estruturantes da região, que visa solucionar de forma definitiva os problemas de alagamentos existentes naquela área. Em seguida, Edivaldo também acompanhou o andamento dos serviços de requalificação asfáltica nas áreas da Vila Fialho e Jardim Eldorado.

Edivaldo destacou a importância das obras visitadas para as comunidades diretamente contempladas pelos benefícios esperados há décadas. “Esta obra de drenagem profunda que estamos realizando da Avenida São Jerônimo à Vila Apaco vai pôr fim ao problema grave de alagamentos enfrentados pelos moradores dessa região. O serviço vai beneficiar cerca de 10 mil famílias de diversos bairros dessa localidade, que todos os anos sofre com as enxurradas provocadas pelas chuvas intensas, muitas das vezes comprometendo até mesmo suas casas”, disse o prefeito Edivaldo.

VILA APACO
As galerias de drenagem profunda construídas na região da Vila Apaco, na área da Cidade Operária, têm 1.400 metros de extensão e 4 metros de profundidade, feitas no sistema de células (não tubular). Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, o local onde o sistema está sendo construído é o ponto de maior deságue e vai escoar a água da chuva que converge de diversos bairros da região, como o Jardim São Raimundo, Vila Janaína, Vila Riod, Vila Vitória, Santa Bárbara, entre outras localidades adjacentes.

“A obra vai proporcionar às comunidades não apenas o melhoramento do escoamento da água, mas também um conjunto de benefícios que vão desde a melhoria na mobilidade urbana local, na saúde e, também, no aspecto urbanístico de modo geral. São políticas públicas importantes que proporcionam à população melhor qualidade de vida. A obra vai tirar essas comunidades do estado de calamidade sofrido há décadas em todo período chuvoso”, frisou o secretário Antônio Araújo.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Apaco, Ledilson Leitão Silva, relatou que a construção da galeria é o sonho dos moradores que todos os anos veem o período chuvoso como uma ameaça iminente de transtornos ocasionados pelas enxurradas. “São mais de 30 anos de espera. A obra terá uma função social importantíssima para todas as comunidades beneficiadas. É, sem dúvida, a realização de um grande sonho”, disse Ledilson Leitão.

Moradora da Vila Apaco, a dona de casa Maria dos Santos Vale, de 58 anos, exalta também as melhorias que a obra vai proporcionar aos moradores. “Quando chove, todas as ruas ficam alagadas e a enxurrada chega a entrar em nossas casas. Todos nós estamos muito felizes com a construção dessa galeria que vai acabar com nosso sofrimento”, relatou.
16257_vistoria_obras_rua_retiro_vila_fialho_161115_fotobaeta7

NOVA SUBESTAÇÃO DA CEMAR NO OLHO D’AGUA TRAZ MAIS ENERGIA PARA SÃO LUÍS

images (2)
A melhoria na qualidade da energia fornecida para população é uma busca constante da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Para isso, são realizados investimentos contínuos em obras que possibilitam o fortalecimento e expansão do sistema elétrico em todo o Estado.

E essa semana, no bairro do Olho D’água em São Luís, destaca-se a construção de uma nova subestação com quatro alimentadores em 13,8 KV, com potência instalada de 26,6 MVA (Mega Volt Ampère) e com LTC (dispositivo que regula automaticamente o nível de tensão) que beneficiará 74.500 unidades consumidoras nos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, com mais de 223 mil pessoas beneficiadas. A nova subestação está localizada na Av. Ivar Saldanha, s/n. Olho D’água (ao lado do condomínio Genova).

Esta obra, que tem como objetivo o fortalecimento do sistema elétrico da região, será inaugurada na próxima quarta-feira (18.11) às 9H, com a presença dos executivos da Cemar e autoridades da cidade.

A implantação da nova subestação de São Luís vai permitir o atendimento ao crescimento do mercado na região; nível de tensão adequado; maior flexibilidade entre os alimentadores, já que os novos alimentadores desta subestação estão integrados ao sistema de Self-Healing (Recomposição Automática), que permite a realização de manobras na rede elétrica de São Luís sem a necessidade de intervenção dos controladores do Centro de Operações Integradas da Cemar. Este sistema é um dos primeiros a ser implantado no Brasil e faz parte do investimento da Companhia em Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids).

Outro avanço é que a nova subestação é digitalizada, ou seja, permite a supervisão de controle remoto através do COI (Centro de Operações Integradas) da Cemar.

Para a construção da subestação no bairro do Olho D’água, em São Luís, foram investidos cerca de 8 milhões de reais.

SERVIÇO:

O QUÊ? Inauguração da subestação do bairro Olho D’água.
ONDE ? Av. Ivar Saldanha, s/n. Olho D’água (ao lado do condomínio Genova).
QUANDO? quarta-feira, dia 18 de Novembro de 2015.
HORÁRIO: 9h

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima