Prefeitura intensifica medidas de prevenção de casos de dengue, zika vírus e chikungunya

16261_socorro_silva_semus_171115_ma14
A Prefeitura de São Luís intensifica ações de combate à dengue, à febre chikungunya e zika vírus. As medidas nas área da saúde também foram reforçadas com a implantação de duas unidades Sentinelas, instaladas na Unidade Mista do Bequimão e no Hospital da Criança, que tem a função de coletar e notificar casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

As Unidades Sentinelas contam com equipes treinadas para acompanhar as notificações e, nos casos de dengue e febre Chikungunya, realizam a coleta de sangue para detectar o antígeno NS1, uma glicoproteína que aparece em altas concentrações no soro de pacientes infectados pelo vírus, logo após os sintomas da doença terem surgido. O material coletado é analisado no Laboratório Central do Município, nos casos de testagem para dengue, e a sorologia para chikungunya é feita no Instituto Evandro Chagas (PA).

CAPACITAÇÃO
A Prefeitura também investe em capacitação dos profissionais de saúde. No próximo 1º de dezembro será realizada uma capacitação para médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde sobre o manejo clínico do paciente com Chikungunya. A capacitação, em razão do registro de três casos confirmados da doença, em outubro deste ano, será ainda mais aprofundando do que o treinamento realizado no ano passado.

“Ano passado não tivemos casos, por isso preparamos a equipe para possíveis confirmações. Hoje já temos o registro. É preciso que a equipe esteja ainda melhor preparada para atender esses pacientes”, destaca Maria do Socorro da Silva, que compõe a equipe da Secretaria Municipal de Saúde da área de Vigilância Epidemiológica.

PREVENÇÃO
A população também tem um papel importante na eliminação de criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas.

Como parte do trabalho de controle da doença também são realizadas ações de educação e saúde. A população aprende como eliminar possíveis criadouros do mosquito. “Se a população, juntamente com o poder público trabalharem juntos vamos conseguir barrar essas doenças”, orienta Maria do Socorro.

Cada caso de paciente suspeito de chikungunya gera uma visita do Agente de Saúde. Os profissionais realizam um bloqueio de 500 metros ao redor do caso suspeito para que possam identificar possíveis focos do mosquito. Outra ação da Prefeitura é a realização de medidas de controle por meio do Carro Fumacê neste locais.

CASOS
Dos 26 casos suspeitos de febre chikungunya na capital, três foram confirmados, por critério laboratorial, no final do mês de outubro. “As doenças que eram consideradas sazonais, agora acontecem durante todo o ano, o que aumenta o alerta no sentido de manter o controle”, observa Maria do Socorro da Silva.

CHIKUNGUNYA
Febre chikungunya, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O nome da doença significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

Uma confraternização onde o conhecimento também é convidado

REINALDO PASSADORI (SP)
Todos os anos, ciclos terminam e outros se iniciam. E para marcar a passagem deste ano de muitos desafios, a CEMAR convida você, comunicador, para a nossa Confraternização e Coquetel Anual com a Imprensa.

Este ano, mais do que confraternizar, promoveremos a palestra: “Como construir relacionamentos eficazes para resultados positivos”, com Reinaldo Passadori*, criador da metodologia FALAR e autor de vários livros em comunicação.

Você, que nos ajuda a construir conteúdo relevante durante todo o ano, é nosso convidado de honra.

Contamos com a sua presença e sua energia !!!

Plestrante
Reinaldo Passadori é líder nacionalmente reconhecido no campo da Comunicação Verbal, Reinaldo Passadori é presidente e fundador do Instituto Passadori de Comunicação Verbal que já treinou mais de 70.000 profissionais.

É fonte de referência da imprensa em programas de rádio, TV, mídia impressa e internet. É também articulista da revista EXAME e do portal CATHO. É idealizador e apresentador do PROGRAMA COMUNICAÇÃO EXECUTIVA na TV GERAÇÃO Z e professor de comunicação em cursos de MBA.

Com 30 anos de experiência no segmento, é autor dos livros: “Comunicação Essencial – Estratégias Eficazes para Encantar seus Ouvintes”, “As 7 Dimensões da Comunicação Verbal”, “Media Training – Como construir uma comunicação eficaz com a Imprensa e a Sociedade”, todos publicados pela Editora Gente e a mais recente obra ” Quem não Comunica não Lidera”, lançado pela Editora Atlas.
Link: //www.passadori.com.br/cursosepalestras/instituto/reinaldo-passadori
Serviço

Dia: Terça – Feira, 24 de novembro de 2015, à partir das 19h
Onde: Realize Buffet, Avenida dos Holandeses, próximo ao Shopping do Automóvel

Concurso cultural premiará as árvores de natal mais bonitas da cidade

arvore de sl
Iniciam-se no próximo dia 16 (segunda-feira), as inscrições para o projeto Brilha São Luís, que premiará por meio de um concurso cultural as melhores árvores de natal montadas em São Luís. O concurso Árvore Encantada quer envolver a população no clima dos festejos natalinos, além de promover a consciência ambiental na montagem das árvores, pois uma das categorias contempla a árvores mais sustentável.

Os participantes terão disponíveis duas categorias que têm as seguintes propostas:

· Árvore- A beleza do Natal: Nesta categoria será levada em consideração a criatividade, beleza, harmonia, produção, originalidade e adequação.

· Árvore- Natal consciente: Nesta categoria, será levada em consideração a criatividade no uso de materiais recicláveis e sustentáveis. Serão julgados também critérios como beleza, harmonia, produção, originalidade e adequação.

O projeto apoiado pela Cemar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, premiará o candidato vencedor com 2 mil reais.

Para conhecer o edital e saber como inscrever a sua árvore basta entrar no site www.brilhasaoluis.com, e conferir o regulamento. As inscrições serão de 16 a 30 de novembro de 2015.

Além do concurso, o projeto terá apresentação de cantatas natalinas no mês de dezembro. A premiação será no dia 19 de dezembro durante a cantata no Viva Anjo da Guarda.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima