Rede municipal de ensino promove sustentabilidade por meio de hortas escolares

16409_projeto_orta_escolares_estiva_070116_foto_fabriciocunha_122

Um prepara o adubo. O outro limpa um pedacinho do canteiro. Uma menina rega a terra e outra cava um buraco na terra e separa as sementes para plantar. Em diversas escolas da rede municipal, professores e estudantes fazem da horta escolar é um espaço de promoção do desenvolvimento sustentável, da alimentação nutritiva e educação interdisciplinar.

“Nas hortas escolares, nossos estudantes realizam atividades que complementam o processo educacional e ajudam a reforçar conceitos como sustentabilidade, segurança alimentar e ecologia. A horta é também um laboratório vivo, que possibilita aos nossos estudantes entender, intuitivamente, conceitos da área de biologia. Cumprimento as escolas que implantaram esta forma de atividade complementar para seus estudantes”, disse o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Evandro Bessa (Estiva) a horta foi criada a partir das ações do projeto “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”, desenvolvido entre os anos de 2013 e 2015 em quinze escolas da capital, por meio de uma parceria da Prefeitura de São Luís com a empresa Eneva e a Ong Inmed Brasil. A plantação é cuidada pelas próprias crianças, com o auxílio de professores e de um horteiro.

Darlen Ramos Lima, de 11 anos, estudante do 5º ano da U.E.B Evandro Bessa Estiva, aprendeu a importância de uma alimentação saudável a partir do cuidado com as plantas. “Depois que comecei a ter as aulas na horta da escola, passei a gostar de comer verduras e legumes. Cenoura é minha verdura preferida.” Para Gustavo Lima Batista, de 11 anos, a horta é uma oportunidade de aprendizado com lazer. “Gosto de brincar na horta e depois comer o que nós mesmos cultivamos. Parece brincadeira de fazendinha. É uma das atividades que eu mais gosto aqui na escola”, contou.

 

MEIO AMBIENTE

Na U.E.B Evandro Bessa, a orientação das crianças no cultivo dos vegetais é feita pelas professores Elizeth Leitão e Jeovânia de Fátima Pereira, e pelo agricultor Ednaldo Gomes dos Santos, de 57 anos. Esta semana, a turma do 5º ano colheu cebolinha e vinagreira. “Aqui é um laboratório vivo. Podemos trabalhar na prática conteúdos sobre os seres vivos e sobre os benefícios do consumo de alimentos naturais e orgânicos”, disse a professora Elizeth.

As U.E.B. Manuela Varela (Cajueiro) e Josefina Serrão (Porto Grande) são outras que já estão renovando os estoques de sementes para reiniciar as atividades das hortas, o que deve ocorrer no ano letivo de 2016. Na U.E.B. Artur Nabatino Gonçalves de Azevedo, a horta existe há três anos e é cuidada pelos estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Maxixe, cebolinha, cheiro-verde, vinagreira, couve-flor e pepino são algumas das verduras e legumes que, depois de colhidos, são adicionados à alimentação escolar, complementando a produção que é trazida semanalmente pelos agricultores locais com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“É um projeto muito rico. Aqui na escola, as crianças também tem a opção de levar os alimentos que colhem para casa. Assim, podem disseminar entre os pais o conhecimento que adquiriram na escola, promover alimentação saudável em casa e, quem sabe, incentivar pais e familiares a cultivarem seus próprios vegetais em casa”, ressaltou a gestora, Sherlene Régia Araújo Farias.

16409_projeto_orta_escolares_estiva_070116_foto_fabriciocunha_131

 

Prefeitura de São Luís empossa 50 novos conselheiros tutelares

16415_img_5400

Cinquenta novos conselheiros tutelares de São Luís tomaram posse, na tarde de domingo (10), em cerimônia realizada no Teatro Zenira Fiquene (Faculdade Fama-Pitágoras), com a presença de autoridades políticas locais, lideranças comunitárias e familiares dos conselheiros empossados. A solenidade foi realizada pela Prefeitura de São Luís e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

A titular da Semcas, Andréia Lauande, representando o prefeito Edivaldo, na cerimônia, declarou empossados os novos conselheiros e procedeu com a entrega do decreto de nomeação aos titulares e suplentes de todos os Conselhos Tutelares da capital. No ato de posse, Andréia Lauande destacou que a Prefeitura de São Luís ampliou a abrangência dos Conselhos Conselheiros na capital ao implantar três novos organismos na cidade, agora com atuação também nas áreas Anil/Bequimão, São Francisco/Cohama e Cohab/Cohatrac.

Com instituição dos novos conselhos, São Luís passa agora de sete conselhos tutelares para 10 organismos, o que foi considerado um grande avanço pela titular da Semcas. “Essa ação marca o compromisso do prefeito Edivaldo com as crianças e adolescentes da nossa cidade. Sabemos que os Conselhos Tutelares, como mecanismo de denúncia e de defesa, são a porta de entrada do primeiro atendimento à criança e ao adolescente, principalmente pela proximidade que mantêm com a comunidade. E os conselheiros, por terem sido eleitos pela comunidade que representam, tornam-se uma referência muito forte no seu território de abrangência, na defesa da garantia dos direitos da criança e do adolescente”, declarou a secretária.

Os novos conselheiros tutelares foram eleitos no processo unificado em outubro do ano passado. O processo unificado se constitui como um avanço político no sistema de garantia de direitos das crianças. Com a posse dos eleitos, São Luís passa a ser uma das primeiras capitais brasileiras a seguir a orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) de ter um conselho tutelar para cada 100 mil habitantes. Serão 50 titulares e 100 suplentes.

Os conselheiros atuarão em 10 áreas da cidade: Itaqui Bacanga, Coroadinho/João Paulo, Centro/Alemanha, Vila Luizão/Turu, São Raimundo/São Cristóvão, Zona Rural e Cidade Operária/Cidade Olímpica. Cohab/Cohatrac, São Francisco/Cohama e Anil/Bequimão.

PROTEÇÃO E REALIDADE

Os conselheiros têm um mandato de quatro anos, podendo se candidatar a um segundo pleito na eleição seguinte. No exercício de suas atividades, devem contribuir para o enfrentamento às violações dos direitos das crianças e adolescentes atuando, por exemplo, no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil, exercendo um papel estratégico na proteção jurídica e social dos direitos da criança e do adolescente.

O conselheiro eleito da área São Cristóvão/São Raimundo, Edivaldo Oliveira da Silva, destacou a importância da atuação dos conselheiros na comunidade. “É uma atribuição que assumimos cientes da importância para a defesa dos direitos da criança e do adolescente na sociedade. É um trabalho árduo, mas que tem de ser executado com muito compromisso e responsabilidade”, disse.

Pensamento similar tem também a conselheira eleita da área Itaqui/Bacanga, Danielle Bucele. “Hoje, assumimos a importante função de defender a garantia dos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade. Sabemos ser este um trabalho intenso, mas trabalharemos com muito compromisso, em favor do bem-estar das crianças e das famílias na comunidade que em que atuamos”, relatou a conselheira.

Participaram do evento o secretário de estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedipop), Francisco Gonçalves; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Neuza da Silva Ribeiro; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elisangela Correa Cardoso; o titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Gabriel Santana Furtado Soares; o representante do Colegiado dos Conselhos Tutelares, Darlan Ferreira; o coordenador da Associação de Conselheiros Tutelares, Luís Inocêncio Cantanhede e os vereadores Marquinhos, Barbara Soeiro, Armando Costa, Ivaldo Rodrigues, líder do governo na câmara.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima