Prefeitura de São Luís retoma atividades do projeto Viver Mais na Assuma para os servidores inativos

16429_indice03

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), reabriu, nesta terça-feira (19), as atividades do projeto “Viver Mais” para os servidores municipais inativos na Associação dos Servidores da Universidade Federal do Maranhão (Assuma), no Olho D’Água, em função da obra de reforma do Centro de Convivência.

Durante o evento, foi servido um café da manhã aos participantes, servidores e estagiários envolvidos na ação, mais uma proposta que integra o plano de trabalho do prefeito Edivaldo. O presidente do Ipam, Raimundo Penha, presente no evento, explicou que o Instituto firmou uma parceria com a Assuma para garantir as atividades do projeto, enquanto o Centro de Convivência se encontra em obras. “Mantivemos as aulas de hidroginástica e de funcional nos mesmos dias e horários para os servidores inativos. Agradecemos a parceria com a Assuma que nos permite dar continuidade ao Viver Mais, durante o período de reforma do nosso centro”, disse.

De acordo com a Coordenação do “Viver Mais”, ficam mantidas as atividades de hidroginástica às terças e quintas-feiras, nos horários de 7h e 8h, na sede da Assuma. Às quartas e sextas-feiras, serão oferecidos o treinamento funcional e a aeróbica pela manhã, às 7h30; e à tarde às 15h30.

Para a aposentada Maria das Dores Silva Castro, de 75 anos, o projeto “Viver Mais” lhe deu um novo estímulo para o entretenimento, práticas saudáveis de atividades físicas, etc. “Gosto muito de tudo que o projeto oferece. Acho importantes os momentos de entretenimento”, frisou. Da mesma opinião, a aposentada Alda de Jesus Ferreira França, de 70 anos, disse que o projeto é maravilhoso. “Saí de uma cirurgia e estava para baixo, quando me reencontrei no Viver Mais. Foi a solução. Ele tem promovido um lazer maravilhoso”, disse

QUALIDADE DE VIDA

O projeto tem como finalidade garantir a melhoria da qualidade de vida de aposentados, pensionistas, servidores municipais e seus dependentes na capital maranhense. O “Viver Mais” é desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio do Ipam, com a parceria das secretarias municipais de Desportos e Lazer (Semdel), Administração (Semad), Criança e Assistência Social (Semcas), Segurança com Cidadania (Semusc), e outros órgãos.

Para garantir maior eficiência do projeto, os resultados obtidos através das atividades desenvolvidas são avaliados com a participação da equipe técnica, público-alvo e parceiros. As análises permitem identificar possíveis pontos de limitação e solucioná-los, bem como manter os avanços obtidos.

AS PRIMEIRAS MELHORIAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA REGIÃO

Obras de instalação da adutora, PEAD (polietileno de alta densidade), implantada pela Odebrecht Ambiental na região do Caúra.
Obras de instalação da adutora, PEAD (polietileno de alta densidade), implantada pela Odebrecht Ambiental na região do Caúra.A praia do Caúra, em São José de Ribamar, sempre foi reconhecida pela sua beleza e tranquilidade, entretanto os dias de paz estavam dando lugar a intensa preocupação com o abastecimento de água. Classificada como zona de abastecimento crítico, desde dezembro de 2014 a comunidade enfrentava dificuldades ocasionadas por redes mal dimensionadas, ramais obstruídos e baixa pressão.

A solução para o problema estava na troca de toda a adutora submersa que interliga o sistema de abastecimento do bairro Vieira às redes que fazem a distribuição de água para as casas localizadas na Praia. A Odebrecht Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto no município, realizou a implantação de 216 metros de adutora, construída em PEAD (polietileno de alta densidade) e revestida com uma estrutura de aço galvanizado, oferecendo durabilidade e garantindo a qualidade da água distribuída para a população residente no local.

Para reduzir eventuais danos eventualmente causados por embarcações e oscilações no nível do rio, as equipes técnicas determinaram a transposição do curso d’água e o ancoramento da adutora no leito do rio, aumentando a resistência à variação das marés altas e baixas.

“O trabalho exigiu estudo e planejamento por parte das equipes de Obras e Operação, uma vez que todo o serviço só poderia ser executado durante o período de baixa na maré. Após a substituição da adutora, realizamos um intenso trabalho de redução de perdas e vazamentos, além de instalações de novos ramais em boa parte das residências”, destaca Helder Dantas, diretor de Concessão da Odebrecht Ambiental.

 

Resultados já começam a ser sentidos

 

Para a população do Caúra o trabalho gerou grande expectativa para a resolução do problema. A primeiras casas impactadas já comemoravam a melhoria no abastecimento.“Aqui no Caúra, eu e meu pai pegávamos água de barco em outros lugares, guardava a água da chuva para usar em casa e comprava água mineral para beber. Depois da troca da tubulação a água está vindo forte e boa, já bebemos a água que vem da rede”, destaca Girleanna dos Santos Lima, moradora da localidade do Caúra, na Sede de São José de Ribamar.

 

A segunda fase do trabalho começa a ser implantada a partir deste mês, com o cadastro das famílias, que passam a ter atendimento direto através dos canais de atendimento como site, lojas de atendimento e telefone (0800 771 0001).

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima