Rafael Suzuki disputará temporada 2016 da Stock Car pela Vogel Motorsport

unnamed

O piloto Rafael Suzuki, 28 anos, dezoito deles de automobilismo, estará mais uma vez no grid da Stock Car, um dos campeonatos de automobilismo mais competitivos do mundo. Suzuki, um dos maiores campeões da história recente do kart nacional, também fez grande parte da carreira nos fórmulas, com passagens vitoriosas principalmente pela Formula 3 Alemã e Japonesa. Em 2016, o objetivo segue o mesmo, evoluir na Stock Car para alcançar o auge de sua carreira.

Nessa temporada, o piloto do carro #8 defenderá as cores da Geolab Racing, da farmacêutica goiana Geolab, apoiadora máster da equipe chefiada pelo experiente Mauro Vogel e pelo ex-piloto Gualter Salles. Para Suzuki, o novo acordo com a equipe, que acumula bom histórico na categoria, é motivo de grande entusiasmo. “Estou feliz com a oportunidade de guiar o carro do Mauro, um cara super respeitado no meio e que com certeza me ensinará muito dentro da categoria. Tenho evoluído tecnicamente nesses dois anos de Stock Car em termos de velocidade, e espero que esse ano tudo possa se encaixar na Vogel e que possamos extrair o máximo das nossas chances”, ressaltou o piloto, otimista com a nova equipe. Suzuki será companheiro do paulista Denis Navarro, piloto da mesma geração. “Conheço o Denis há bastante tempo, corremos juntos quando estávamos nos últimos três, quatro anos de kart”, completou.

Para Mauro Vogel, a chegada de Rafael na equipe é bem vista. “Vejo no Rafael uma pessoa extremamente competitiva, daquele que não sossega para alcançar seus objetivos. Espero que possamos desenvolver um bom trabalho juntos para que possamos atingir as metas que temos em comum”, comentou o chefe da equipe, dona de 13 pódios e quatro vitórias nos últimos cinco anos na Stock Car.

Suzuki também vê com bons olhos as alterações técnicas no carro, implementadas na categoria neste ano. “A partir dessa temporada, todos os carros terão uma nova caixa de direção, um aperfeiçoamento da anterior, além de um novo difusor dianteiro, que provavelmente deixará os carros mais rápidos em curva de alta velocidade, por causa do aumento da pressão aerodinâmica dianteira, e também um novo tanque de combustível, agora de carbono, que trará mais segurança aos pilotos em caso de acidente”, finalizou o único piloto do Estado do Maranhão na competição.

A temporada da Stock Car começa no dia 6 de março em Curitiba, com a Corrida de Duplas, onde todo piloto oficial traz um piloto profissional convidado para uma prova especial. Assim como nas últimas temporadas, serão 12 etapas e 21 corridas, com a Corrida do Milhão sendo disputada em Interlagos, em setembro. A temporada se encerra novamente em dezembro, também na capital paulista.

Apoio do Estado
Rafael Suzuki novamente terá apoio do Governo do Maranhão, através da Lei de Incentivo ao Esporte, iniciativa que beneficia milhares de esportistas, desde o alto rendimento até a base, passando também pelos atletas amadores e projetos sociais. “Agradeço a confiança da Secretaria de Esportes e do Estado neste meu projeto. Temos o objetivo em comum de levar o Maranhão Brasil afora e gerar visibilidade ao Estado, além de romper fronteiras para novos investimentos. A Stock Car é uma grande vitrine, e para mim é motivo de orgulho poder representar um grande Estado como o Maranhão”, disse Suzuki.

Ações de combate ao furto de energia elétrica são ampliadas no Maranhão  

16747767

Para atender o universo de mais de 2 milhões de clientes em todo o Maranhão, a Cemar compra das Geradoras de energia elétrica, em torno de 7,1 TWh/Ano, e faz a distribuição em todo o Estado. Desse total, cerca de 12,66% da energia é furtada, ocasionando uma perda de faturamento da ordem de R$ 264 milhões por ano para a Cemar, que por isso, deixa de contar com maior orçamento para promover ações de manutenção, operação, expansão e modernização do sistema elétrico, o que a levaria a ampliar ainda mais a qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica no Maranhão.

Segundo dados da Cemar, a energia furtada, consumida e não faturada, representa uma perda anual de receita para o Estado do Maranhão de mais de R$ 43,4 milhões de reais, recursos que poderiam estar sendo revertidos em benefícios importantes e urgentes para a população nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, por exemplo, pois  com o furto de energia, acontece também a  sonegação de impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), a CIP (Contribuição para custeio da Iluminação Pública) o PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), que vêm inclusos nas contas de energia elétrica e cujos recursos arrecadados são repassados integralmente aos Governos Federal, Estadual e Municipal.

As fraudes (adulterações de equipamentos de medição) e desvios (circuitos que alimentam as cargas/equipamentos eletro eletrônicos, sem passar pelos medidores) são práticas adotadas por consumidores com contratos regulares com a Companhia que, por meio de condutas ilícitas, buscam artifícios para reduzir parte da energia consumida. Essa ação criminosa é  passível de punições legais, prevista no Artigo 155, parágrafos terceiro e quarto do Código Penal Brasileiro (inclusive com pena de 1 a 8 anos de reclusão) e multa.

Ao longo de 2015 a Cemar realizou mais de 180 mil ações de inspeções no Estado e foram detectadas mais de 39 mil unidades consumidoras com irregularidades no medidor de energia por ação humana (fraudes) e nas ligações elétricas (desvios), caracterizando inclusive uma deficiência técnica relacionada à segurança das instalações. Foram detectadas ainda mais de 9,6 mil ligações clandestinas (ligações elétricas feitas à revelia da Cemar em áreas com rede elétrica padronizada).

Outro grave problema apontado pela Companhia são as ligações elétricas realizadas normalmente em áreas de ocupação irregular, popularmente conhecidas por gambiarras. Segundo informou o gerente de recuperação de energia da Cemar, Agnelo Coelho Neto, “A Companhia tem feito um esforço muito grande para padronizar a rede de distribuição de energia elétrica nessas áreas”. Nos últimos 04 anos já foram quase 13 mil imóveis beneficiados com a padronização da rede elétrica em diversos municípios, só na região metropolitana de São Luís foram mais de 5,1 mil unidades consumidoras beneficiadas.

O executivo destacou ainda que “o furto de energia é encontrado na maioria dos municípios do Estado e nas diversas classes de consumo, como Residencial, Comercial, Rural e Industrial. E essa situação independe de classe social ou mesmo de religião. A situação menos agravante é que os casos de furto de energia são praticados por uma minoria dos clientes da Cemar. A grande maioria são clientes que não se utilizam de práticas fraudulentas para o consumo da energia elétrica”, complementou Agnelo.

Em 2008 as perdas globais da Cemar eram de 28,87%. Com as diversas ações realizadas, essas perdas foram reduzidas em 2015, até o momento para 17,62%, o que representa uma redução de 11,25 pontos percentuais nos últimos anos.

No Maranhão, em 2015 foram registrados:

Localidade Irregularidades Inspeções
São Luís e Baixada maranhense 41.422 145.388
Médio Mearim (Região Centro do Maranhão) 4.774 18.390
Sul do Estado 7.165 25.333
Região dos Cocais (Leste do Maranhão) 4.752 18.552
TOTAL MARANHÃO 58.113 207.663

 

 

 

TUDO SOBRE PAPEL DE PAREDE NA POTIGUAR

Depois do sucesso que fez em sua primeira edição na loja da Forquilha, o evento Workshop de Papel de Parede Potiguar volta com mais uma turma neste sábado (27.02).

Dessa vez o evento será realizado das 9H às 12H na loja do Cohafuma, e novamente será totalmente aberto ao público interessado e gratuito.

O workshop será ministrado por Elivan Almeida, técnico em revestimentos e papel de parede, que atua na área há mais 10 anos.

O instrutor Elivan Lopes com os Gerentes da Potiguar Reginaldo Gonçalves e Adriano Pestana e a equipe de marketing responsável pelo evento.
O instrutor Elivan Lopes com os Gerentes da Potiguar Reginaldo Gonçalves e Adriano Pestana e a equipe de marketing responsável pelo evento.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima