“Samba do Pinto” na vibe da Casa das Dunas

Salgadinho

O pagode das antigas dará o tom musical a este sábado, 2, às 19h, na Casa das Dunas (Avenida Litorânea), com a realização de mais uma edição da festa “Samba do Pinto”, que receberá o cantor e compositor Salgadinho (ex-Katinguelê), além das bandas locais Vamu di Samba e Pagode do Ivan. O evento terá também duas participações especiais: o cantor Pepê Júnior e a banda Sambaceuma.

O projeto Samba do Pinto, comandado pelo promoter Mário Carneiro Júnior há cinco anos, é um evento já tradicional em São Luís e que já foi realizado em diferentes locais, a exemplo do Por Acaso e Boate Mandamentos (Lagoa da Jansen), Sonora Club (Avenida Litorânea), Mariposa (Avenida dos Holandeses), Espaço Renascença (Renascença II), Filial Boteco (Lagoa da Jansen) e também na Casa das Dunas. Desta vez, o cenário é novamente a orla marítima, de frente para a Baía de São Marcos.

Ícone – A atração principal será um dos ícones do pagode das antigas: o cantorSalgadinho, que deixou a banda de pagode Katinguelê em 2001 e desde então investe em suas próprias composições e shows, tendo canções gravadas por nomes como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Emilio Santiago, Exaltasamba e outros.

“Um show dos mais agradáveis e dançantes. Iremos receber com muito prazer esse cantor que tem história dentro do gênero pagode”, destaca Ricardo Fernandes, sócio-proprietário da Casa das Dunas.

Salgadinho é autor de sucessos como “Inaraí”, “No Compasso do Criador”, “Capoeira”, “Tu Mandas no Meu Coração”, “Mariana Parte Minha”, “Lua Vai”, entre diversos outros. Ele, junto com Chrigor, ex-Exaltasamba, e Márcio Art, ex Ar-Popular, apresentaram-se com o projeto “Amigos do Pagode 90”, que passou por diversas capitais brasileiras.

 

Serviço

O quê

Samba do Pinto

Quando

Neste sábado, às 19h

Onde

Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Ingressos: R$ 40 (pista) e R$ 60 (Frontstage), à venda na Errejota (Tropical Shopping), Ótica da Gente (Shopping da Ilha e São Luís Shopping), Bilheteria Digital (Rio Poty) e 100% Vídeo (Avenida dos Holandeses)

Prefeito Edivaldo entrega obras de urbanização da Vila Riod

17026_inauguracao_urbanizacao_vila_riod_290616_foto_mauricioalexandre9

Mais mobilidade urbana e desenvolvimento chegaram para os moradores da Vila Riod com as obras de urbanização realizadas pela Prefeitura de São Luís. Os serviços foram entregues nesta quarta-feira (29) pelo prefeito Edivaldo, que na ocasião, percorreu várias ruas do bairro para conversar com os moradores e atestar a qualidade dos serviços.

“Para nós, é motivo de grande alegria ter realizado este trabalho em uma área que tanto precisava. A realidade do difícil acesso para os pedestres foi modificada. Temos um cronograma de obras em execução, que vem se estendendo, aos poucos por toda a capital, priorizando as áreas que mais sofrem com a falta de estrutura”, destacou o prefeito Edivaldo.

Os problemas enfrentado pelos moradores da Vila Riod eram históricos e foram solucionados a partir da intervenção da Prefeitura de São Luís. Na área, o serviço engloba a urbanização de 39 ruas, sendo 28 com asfalto e cinco com pavimentação do tipo bloquete. A urbanização incluiu ainda drenagem superficial com a construção de meio fio, sarjeta e calçada. Os serviços na Vila Riod integra o conjunto de ações de urbanização e requalificação que já alcançou mais de 90 bairros de São Luís com cerca de 400km de pavimentação.  “Comunidade da Vila Riod agradece ao prefeito Edivaldo por dar dignidade às famílias de 39 ruas que viviam no abandono”, disse o coordenador licenciado da Região da Cidade Operária, Ciro Nolasco.

A Vila Riod ganhou ânimo com a urbanização da área e muitas casas foram reformadas e melhoradas pelos moradores. Foi o caso da aposentada Teresa Soares da Silva, 67 anos, moradora da Rua Juliet há 24 anos. Com as obras na rua, ela se sentiu mais estimulada para reformar a casa onde mora. “Eu confesso que não acreditava que esse asfalto chegaria e agora, deposito todas as minhas esperanças no Edivaldo. Com o fim da lameira, eu aproveitei para consertar também a fachada da minha casa. Botei lajota na minha porta, aumentei o muro e fiz a calçada. Esse asfalto deixou a rua mais bonita e mais segura”, disse a moradora.

“A gente nem conseguia andar aqui. Agora é outra coisa. O prefeito fez um trabalho que era muito esperado”, comemorou Evanoel de Jesus Cruz, 53 anos, autônomo, há dois anos morador da Avenida Jerusalém, outra via contemplada com o serviço na Vila Riod.

Já a dona de casa Roseane Gonçalves, 40 anos, contou que a lama constante no bairro era motivo de tristeza – uma situação que também já mudou. “Todas as ruas aqui eram só piçarra braba. Quando chovia, a lama tomava conta. O asfalto mudou a rua para melhor com toda a certeza. Agora estou feliz”, disse ela, que mora há 20 anos na Rua Menino Jesus. A aposentada Maria Luiza Silva, 52 anos, também elogiou o trabalho da Prefeitura e disse que agora mora em um lugar mais digno. “Agora eu posso dizer que vivo em um lugar melhor. O prefeito fez uma obra que a gente precisava e melhorou a vida dos moradores daqui”, disse ela, que mora na Rua Coronel Riod.

17026_inauguracao_urbanizacao_vila_riod_290616_foto_mauricioalexandre28

AMPEM PARTICIPA DE ATO PÚBLICO EM DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

O ato público em defesa da Justiça do Trabalho realizado nesta sexta-feira (24/06) transformou-se em ato em defesa dos direitos sociais e da democracia e reuniu diversas autoridades e representantes de entidades da sociedade civil. O ato ocorreu no Forum Astolfo Serra, prédio-sede das Varas do Trabalho de São Luís. A diretora da AMPEM, promotora de Justiça Camila Gaspar Leite, representou a associação no evento.
A mobilização liderada pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargador James Magno Araújo Farias, ainda teve o apoio expressivo da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 16ª Região (Amatra XVI), Tribunal Regional do Eleitoral (TRE-MA), Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região (PRT-MA), Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Associação dos Magistrados do Maranhão, Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Maranhão, (OAB-MA), Procuradoria Geral do Estado, Sintrajufe, Associação Maranhense dos Advogados Trabalhistas (AMAT), além de sindicatos de trabalhadores como Sintel e Sindsaúde-MA .
No discurso de abertura, o presidente do TRT-MA, desembargador James Magno, disse que o ato público chama a atenção da sociedade para a gravidade do momento. Enfatizou que os cortes no orçamento do Judiciário Trabalhista ameaçam o fechamento de tribunais do trabalho ainda este ano. “Há tribunais com orçamentos que garantem o funcionamento somente até o mês de julho ou até agosto”. Explicou que no TRT-MA, o atual orçamento assegura o funcionamento satisfatório das atividades somente até outubro. “O corte orçamentário é um ato atentatório à dignidade da Justiça”, disse ao acrescentar que órgãos da Justiça do Trabalho no Brasil estão sem recursos para garantir a continuidade das atividades jurisdicionais. “Este ato público é também uma declaração de amor pela justiça social”, observou, acrescentando que a Justiça do Trabalho é importante para a garantia dos direitos sociais, constituindo-se também como fonte arrecadadora para a União Federal.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Maranhão, Marcos Antonio de Souza Rosa, também destacou a contribuição da Justiça do Trabalho para a sociedade brasileira e para a economia. Ele lembrou que cabe ao Judiciário Trabalhista julgar as controvérsias decorrentes das relações de trabalho. “Tudo na sociedade gira em todo das relações de trabalho”, afirmou. “Se a Justiça do Trabalho para, o Brasil para”, enfatizou.
O juiz Gervásio Protásio dos Santos Júnior, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, disse estar solidário com a JT, ressaltando que a sociedade deveestar atenta ao processo de desmonte do Judiciário, que visa hoje à Justiça do Trabalho, e, amanhã, poderá atingir outros segmentos da Justiça. “A Justiça é fundamental para a estabilidade política e social da sociedade”, afirmou, ressaltando a importância da autonomia e da independência do Poder Judiciário. Acrescentou que o momento é de união ao enfatizar a necessidade de continuidade da mobilização em defesa da JT nas ruas, no Congresso Nacional, e em outras instâncias, reunindo diversas entidades da sociedade civil.
O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, ressaltou inovações como o PJe (Processo Judicial Eletrônico) da JT que serve de modelo para outros órgãos do Judiciário. Afirmou também que a JT incomoda os que já foram condenados em decisões judiciais por terem descumprido a legislação trabalhista. Acrescentou que a OAB nacional já declarou apoio ao movimento em defesa da JT por intermédio do seu conselho federal. “Trata-se de defender a manutenção da dignidade da Justiça”, reiterou.
A redução de direitos trabalhistas, as perdas salariais de servidores do Judiciário e a ameaça constante à Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) foram pontuadas pelo presidente do Sintrajufe, Saulo Costa Arcangeli. Reafirmou a importância de realização de atos públicos e da união dos diversos segmentos da sociedade como proteção dos direitos sociais e da JT. “Precisamos fortalecer a luta”, declarou.
Em sua fala, a promotora de justiça Camila Gaspar Leite demonstrou preocupação com os direitos humanos no Brasil na atual conjuntura política. Ela lembrou que a JT é necessária para o fortalecimento dos direitos humanos, o que implica necessidade de dotação orçamentária para o Judiciário Trabalhista.
Mobilização – A acentuada queda no orçamento da JT tem mobilizado magistrados trabalhistas. O presidente da Amatra XVI, juiz Fernando Luiz Duarte Barboza, fez uma exposição sobre a movimentação no Congresso Nacional e a tramitação de uma ação pela inconstitucionalidade do corte orçamentário na Justiça Trabalhista. Segundo o magistrado, “o ato público é um grito de socorro e um pedido de união da sociedade em defesa da Justiça Constitucional”, enfatizou.
Com informações da ASCOM TRT 16ª Região – Maranhão

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima