DOM BOSCO PROMOVE CURSO DE PROGRAMAÇÃO DE GAMES PARA CRIANÇAS DE 07 A 13 ANOS

DOMBOSCOGAMES

Que a nova geração morre de amores por jogos eletrônicos todos sabem. Mas imagine o seu filho surpreendendo a todos ao criar e brincar com um game criado por ele mesmo?

Parece ousado, mas essa é a proposta do curso “Lógica de Programação de Games”, oferecido pelo Colégio Dom Bosco para crianças de 07 a 13 anos. O curso é aberto a todos, alunos do Dom Bosco e de outras escolas. As inscrições são feitas no site da escola com pagamento on-line:www.dbosco.com.br

O curso tem 10h/aulas, divididas em cinco encontros durante o mês de outubro, que acontecerão nos dias 01º, 08, 15, 22 e 29, das 08h às 10h, na Sala Gamificada do Colégio Dom Bosco, no Renascença II.

O curso Será ministrado por professores e alunos instrutores do curso de Sistemas de Informação da UNDB, com organização geral do Professor Mestre Bruno Lima, coordenador do curso de Sistemas da UNDB. Esse evento faz parte de um projeto de extensão desenvolvido pela coordenação de Sistemas da faculdade.

Nas aulas será utilizado um ambiente de programação chamado Scratch, que foi criado inteiramente para os primeiros passos de aprendizado de crianças e jovens no mundo da programação. O Scratch é uma linguagem gráfica de programação desenvolvida no Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), baseada nas linguagens Logo e Squeak, mas que pretende ser mais simples, fácil de utilizar e mais intuitiva.

O aprendizado de lógica computacional pelas crianças vem tendo tanto reconhecimento por pesquisas conduzidas mundo afora, que alguns países europeus começaram a integrar esse estudo nas grades curriculares de alunos de ensino fundamental.

O curso faz parte da proposta de Educação 3.0 já implementada no Colégio Dom Bosco, por meio de espaços de aprendizagem com tecnologia digital interativa, recentemente inaugurados no Dom Bosco; como a própria sala que sediará o curso – a Sala Gamificada, Laboratório Multidisciplinar, Sala 3.0 e a Aceleradora de Startup.

Caps promove palestra alusiva ao Setembro Amarelo para os alunos do Complexo Educacional João Francisco Lisboa (CEJFL)

IMG-20160916-WA0018

Um trabalho de prevenção e combate às drogas está envolvendo alunos das escolas públicas e particulares de São Luís. O trabalho é uma iniciativa do Centro de Atenção Psicossocial (Caps)  de Combate às Drogas. A equipe está realizando palestras e atividades que buscam conscientizar jovens e adolescentes sobre as consequências do uso de entorpecentes. Nessa sexta-feira (16/09), o trabalho aconteceu no Complexo Educacional João Francisco Lisboa (CEJFL), contemplando mais de 100 estudantes, onde foi ministrada uma palestra alusiva ao Setembro Amarelo.

Assim como Outubro Rosa Novembro Azul, o setembro também tem a sua cor símbolo sendo o amarelo, a campanha tem o objetivo principal de valorizar a vida e ela começa em grande estilo na primavera, época de renovação. “A campanha ocorre no mundo todo, mas aqui em São Luís e no próprio país ela está gatinhando ainda, o tema valorização a vida será trabalhado no mês de setembro aqui no CAPS”, disse o diretor do Caps, Marcelo Soares.

De acordo com Marcelo Soares de 2000 a 2012 ocorreram 1896 casos de suicídio. Desse total, 1463 eram homens (80%) e 423 mulheres, na faixa etária dos 20 aos 29 anos. E que 15% dos viciados em álcool ou drogas recorrem ao suicídio.

A atividade contou ainda com depoimento de ex-usuários de drogas que já tentaram o suicídio e atividade teatral mostrando de maneira teatralizada uma situação como esta provocada pelo consumo de drogas.

Com a diagnose realizada nas escolas, a equipe técnica do Cap’s identificou que algumas unidades de ensino no município possuem relatos de problemas envolvendo as drogas, quer seja entre os alunos e familiares ou nos arredores das unidades. A proposta é que, com um trabalho mais efetivo, esses estudantes utilizem o conhecimento para se transformarem em agentes de combate.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades de atendimento intensivo e diário aos portadores de sofrimento psíquico grave, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico e permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidades.

Caminhada “Onda 12” toma conta das ruas de Vila Isabel

Caminhada de Edivaldo na Vila Izabel (324)

A 25ª edição da mega caminhada “Todos com Edivaldo” esteve na tarde desta quinta-feira (15), no bairro da Vila Isabel, em ato de campanha que contou com a presença do candidato à reeleição a Prefeitura de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PDT).Eleconversou com moradores e pediuvotos para dar continuidade aos avanços implantados durante sua gestão. As ruas ficaram tomadas de populares que formavam uma “Onda 12” de tanta gente, que fez questão de manifestar apoio a Edivaldo.

Com concentração às 16h na avenida Jairzinho, próximo 300 metros do Posto de Saúde, uma multidão formada por militantes, moradores e lideranças comunitárias provenientes de toda a Região do Itaqui-Bacanga começaram a caminhada. Badeiraço, apitaço, música com a Charanga 12 e muita animação tomaram conta do bairro da Vila Isabel.

“É nas ruas, nos bairros por onde tenho andado – enquanto prefeito e agora candidato à reeleição –que percebo estar no caminho certo. Meu foco é o bem-estardas pessoas que vivem nesta cidade.Cada abraço e carinho que recebo me dá a certeza de que juntos vamos continuar a construir a São Luís que queremos”, afirmou Edivaldo.

Segundoo vice na chapa da coligação “Pra Seguir em Frente”, Júlio Pinheiro (PCdoB), que é morador há 40 anos na área do Itaqui Bacanga, a manifestação de apoio da população de São Luís à reeleição a Edivaldo deve-se, entre outros fatores, a parceriaentre os governos municipal e estadual. Ele acrescenta,ainda, a importância de se manter o conjunto de ações constantes entre Prefeitura de São Luís e Estado do Maranhão (secretarias e órgãos).

“Diga-se parceria inexistente nos dois primeiros anos de gestão do prefeito Edivaldo e que agora com o governador Flávio Dino, em apenas um ano e meio, muitos avanços ocorreram em toda São Luís. Uma aliança administrativa que os ludovicenses sempre desejaram e querem que permaneça”, enfatizouo vice da coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, DEM, PROS PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL), Júlio Pinheiro.

Moradores da Vila Isabel, bairro localizado na Região do Itaqui-Bacanga, defendem a permanência de Edivaldo na Prefeitura de São Luís por mais quatro anos. Entre os motivos apontados, a melhoria da qualidade de vida no bairro. “Com a permanência Edivaldo poderemos ver ampliar as melhorias feitas aqui na nossa comunidade”, destacou Amaro José de Barros, 62 anos, há 35 anos residindo em Vila Isabel.

Para a cabeleireira Osvaldine Loiola, 31 anos, foi na gestão do prefeito Edivaldo que a área do Itaqui-Bacanga começou a receber benefícios, muitos deles esperaram décadas para acontecer. “Por isso aqui em casa vamos votar no prefeito que fez, está fazendo e fará muito mais”, disse. “Somos 10 no total que votarão em Edivaldo”, acrescentou.

Caminhada de Edivaldo na Vila Izabel (432)

ESTADUAL DE MOTOCROSS ENTRA NA RETA FINAL E A BRIGA PELO TÍTULO CHEGA À SANTA INÊS, NA SEXTA ETAPA DE PROVAS!

Divulgação

Pilotos de todo o Maranhão voltam à pista em busca do título no Estadual de Motocross 2016. A disputa chega à 6ª etapae segue neste fim de semana (17 e 18/09), na cidade de Santa Inês, região central do estado!

A briga por pontos nas oito categorias (Mirim/MFX, Intermediário, Iniciante, Open Nacional, 200cc, Nacional A, MX3, MX1) e ainda na categoria local, deve reunir mais de 100 pilotos na Arena Felipe Cross, na entrada da cidade.

A pista promete uma disputa de muita técnica e habilidade. São 800 metros de percurso com king e uma mesa na rampa de chegada, possibilitando um grande espetáculo com saltos no mais diversos estilos.

“O campeonato vem de uma disputa em circuito fantástico, segue em altíssimo nível tanto na organização, quanto no que diz respeito ao que os pilotos tem mostrado na pista, o que exigiu ainda mais dedicação nesta sexta etapa. A escolha de Santa Inês, da Arena Felipe Cross, foi sem dúvida a melhor.  Aqui temos tudo para garantir uma prova de mais qualidade ainda e, como sempre,  assegurando um lindo espetáculo com total segurança a todos!”, disse Francisco Uerte – organização do Estadual de Motocross

Destaque nesta 6ª etapa para Ricardo, de Buriticupu. O piloto vem andando fortee deve dar trabalho a Raul Lima na briga pela liderança da Categoria Nacional A, já q Rui Passos fraturou a clavícula nos treinos livres da etapa anterior e segue fora da disputa.

Outro nome que promete brilhar em Santa Inês, é Felipe Gabriel Silva, oFelipinho Cross.

O garoto de apenas 13 anos de idade, prata da casa, entra na pista pela primeira vez em todo o campeonato e, de cara, vai participar em quatro categorias (mirim local e convidados,local, mirim/mxfe iniciante).

O piloto que desde os seis anos anda de cross é um dos grandes favoritos na prova.

O Campeonato é uma realização do grupo UNIVERSSO CROSS, com homologação da Federação de Motociclismo do Maranhão (FMMA).

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima