Cemar faz alerta para cuidados com energia elétrica no período chuvoso

O período chuvoso já chegou e durante esses dias de chuva a atenção precisa ser redobrada, já que os riscos de acidentes com energia elétrica aumentam. Afinal, água e energia elétrica não combinam. Então, esta semana a Cemar vai dar dicas de como evitar acidentes com energia durante o período chuvoso:

  • Retire das tomadas equipamentos eletroeletrônicos, como televisão, som, computador e outros quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios. Ao desligar esses aparelhos utilize calçado seco com solado isolante (borracha);

 

  • Nunca tente podar árvores próximas à rede elétrica. Só um profissional habilitado pode realizar este serviço. Para solicitar uma poda de árvore, ligue para a Cemar no 116.

 

  • Não entre em uma subestação da Cemar para recuperar algo, como bola ou pipa. Na subestação há equipamentos de tensão elevadíssima, que podem matar.

 

  • Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, permaneça em seu veículo, pois os pneus são ótimos isoladores e dentro do carro você estará a salvo até a chegada do socorro;

 

  • As instalações elétricas devem ser mantidas em perfeitas condições de uso e devemos ter atenção principalmente ao aterramento do sistema e condições de isolamento dos cabos e, principalmente, ao contato com estas instalações durante alagamentos.

 

  • Recomendamos que a instalação seja desligada no seu disjuntor sempre que a água atinja nível que possa entrar em contato com tomadas ou outras partes energizadas. Todas as partes metálicas que possam se energizar acidentalmente devem ser aterradas.

 

  • Crianças e animais domésticos devem ser mantidos longe das instalações elétricas.

 

  • Jamais manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado ou em contato com água para evitar choque elétrico.

 

  • Mantenha a manutenção de suas instalações elétricas internas em dia (devem ser realizadas no máximo de 5 em 5 anos) através de profissional devidamente habilitado e não faça improvisos.

 

Eletricidade é coisa séria. Fique atento! Prevenção é sempre a melhor atitude. Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento 116 ou siga a Cemar nas redes sociais, Twitter @CEMAR_MA, e no facebook www.facebook.com/cemar116.

Prefeitura de São Luís supera meta do Ministério da Saúde na vacinação de cães e gatos

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), divulgou nesta segunda-feira (16), os dados da campanha de vacinação antirrábica na capital maranhense. De acordo com o levantamento, foram vacinados 106.909 cães e 52.073 gatos, totalizando 158.982 animais, o que representa 99,3% dos 160 mil animais previstos para serem imunizados. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde era de 80%.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, avalia positivamente os resultados da campanha, que se integra às ações desenvolvidas pela administração do prefeito Edivaldo na área de saúde animal. “O objetivo foi atingido porque houve grande empenho da Prefeitura de São Luís na realização da campanha. Nossas equipes trabalharam de forma intensa na vacinação por esta ser uma forma eficaz de controle da doença”, destacou.

Desde 2013, São Luís não registra casos de raiva. O indicador positivo é fruto das ações de imunização e monitoramento desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís. Ao superar a meta estabelecida pelo governo federal, São Luís avança no sentido de manter o índice favorável. A única forma de controle possível para a raiva é a vacinação de cães e gatos, potenciais transmissores da doença.

A secretaria pontuou ainda a grande aceitação dos proprietários e guardadores de animais à campanha. “Os propriétarios receberam nossas equipes e assim pudemos cobrir praticamente todos os domicílios da cidade. Foi uma ação significativa para manter a barreira imunológica contra a transmissão do vírus da raiva, que desde 2013 não é registrado em São Luís”, afirma Helena Duailibe.

A campanha teve início em novembro do ano passado e foi desenvolvida pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), que percorreu os sete distritos sanitários de São Luís, encerrando na área Itaqui-Bacanga na última sexta-feira (13). A ação aconteceu às sextas-feiras e sábados, e contou com a participação de 230 agentes vacinadores.

Mesmo com o encerramento da campanha, a vacina permanecerá à disposição de quem não recebeu a visita dos vacinadores. Neste caso, a recomendação é levar o animal para vacinação na sede da UVZ, situada à Estrada de Ribamar, nº 4000, Maiobinha. A vacina protege o animal por cerca de um ano.

Além da vacinação contra a raiva, a Unidade de Vigilância em Zoonoses realiza visitas técnicas no caso de agressões por cão e gato a pessoas e faz o acompanhamento do animal por 10 dias.

Conselho Municipal do Idoso abre vagas para representantes de entidades da sociedade civil

O Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção dos Direitos do Idoso (Femadi) realizará, de 16 até 30 de janeiro, inscrições e eleição das entidades e organizações da sociedade civil para compor o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Maranhão (CMDI), para o biênio 2017/2019.

As inscrições deverão ser feitas no CMDI, Rua da Saavedra nº 160 – Centro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a quinta-feira e das 8h às 12h, na sexta-feira. Poderão se inscrever nove entidades da sociedade civil, sendo três representantes de entidades de atendimento aos idosos, dois representantes de entidades de organização de idosos; três representantes de entidades da política de promoção da equidade; e um representante de entidade de conselhos de classe.

CMDI

O Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) representa a esfera máxima municipal de participação e controle social na promoção, proteção e defesa dos direitos dos idosos. Tem caráter permanente, deliberativo e paritário, com 36 membros, sendo nove representantes do poder público e nove da sociedade civil. Ele é composto por plenário, comissões permanentes e temporárias e a coordenação, que atua como secretaria executiva do Conselho.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima