Governo promove atividades esportivas para incentivar o cuidado com a saúde mental

Pacientes e comunidade participam das atividades do Janeiro Branco. (Foto: Divulgação)

Em alusão ao ‘Janeiro Branco’, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove uma série ações que envolve pacientes da Unidade de Acolhimento Estadual e membros da comunidade. Na manhã desta sexta-feira (20), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) realizou um torneio esportivo, com a participação da comunidade, na Litorânea.

De acordo com a diretora da Unidade de Acolhimento Estadual (UAE), Lucilene Castro, o intuito das atividades é a importância do cuidado com a saúde metal. Por isso, o serviço está desenvolvendo atividades durante o mês de janeiro. “As pessoas têm uma preocupação muito grande com a saúde física e ninguém se preocupa com a saúde mental. Temos uma quantidade imensa de dependentes químicos, de pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, um número muito crescente e que, infelizmente, as pessoas não dão a devida atenção para o fato de que o que causa esses problemas é uma saúde mental negligenciada”, explicou.

Cerca de 60 pessoas entre pacientes do CAPS AD, do CAPS Bacelar Viana, da Clínica Santa Marta e mais a comunidade envolvida na ressocialização dos pacientes participaram da I Copa Janeiro Branco de Futebol de Areia. “Nossa intenção é de mobilizar a sociedade e mostrar que ações em saúde mental promovem qualidade de vida, ressocialização, melhora da autoestima e das questões físicas”, explicou o diretor do CAPS AD, Marcelo Costa.

Para Raimundo Rosa, um dos participantes do torneio de futebol de areia, o momento, além de engrandecedor, é de felicidade. “Nós estamos todos muito alegres em participar desse momento. E o que deixa a gente mais feliz é que além de a gente se divertir, brincar, a gente vai se cuidar. E isso é o que todos os pacientes aqui precisam”, comentou o paciente da Clínica Santa Marta, uma das convidadas do CAPS AD para a programação.

Aulas e caminhada

Além do torneio, uma equipe multidisciplinar realizou atendimento ao público com aferição de pressão arterial, medição de peso, altura e IMC e testes de glicemia. Outra programação oferecida pelo UA Estadual, com atividades na praia com aulas de yoga, slackline e caminhada foi realizada, na última quarta-feira (18), na Avenida Litorânea.

“Trouxemos nossos pacientes e também os profissionais para promover essa integração. Eles estão todos aqui fazendo essa aula de slackline com o intuito de trazê-los para um ambiente diferente para falar de saúde, para promover saúde pra pensar e defender a saúde mental”, disse Lucilene Castro.

Elenilce Lopes Costa, uma das mais ativas na aula de slackline, disse compreender a importância de cuidar da saúde mental e que realiza várias atividades que lhe ajudam. “Eu sei que é importante e eu já faço várias coisas. Faço artesanato, também adoro cuidar das unhas das pessoas, faço várias coisas que podem me ajudar e estou gostando muito de ter essa nova experiência hoje com o slackline”, afirmou.

A terapeuta ocupacional Darcia Almeida destaca a importância da atividade física no fortalecimento da saúde mental. ”Antes mesmo de ser uma atividade física, essa é uma atividade psicomotora. No caso do slackline, além de ser considerado hoje pelos orientais um momento de meditação, é um trabalho de equilíbrio mental e coordenação motora grossa. Mente e corpo trabalhando juntos em prol do movimento”, explicou.

Últimas semanas para as inscrições do Edital para Seleção de Projetos Culturais e Esportivos 2017 da Cemar

Somente até o dia 31 de janeiro estarão abertas as inscrições de mais um Edital para a Seleção de Projetos de Esporte e Cultura da Cemar 2017. Os patrocínios são destinados a projetos aprovados por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e à Cultura, que estiverem em conformidade com as condições e exigências estabelecidas no edital da Cemar que está disponível no sitewww.cemar116.com.br.

 

 

A Companhia adotou esta metodologia para garantir a transparência do processo, democratização no acesso aos recursos e possibilitar que mais pessoas conheçam as linhas de investimentos que ela possui.

 

A Cemar receberá os projetos com certificado de mérito ou protocolo de entrada nas secretarias somente por e-mail até o dia 31 de janeiro. O Projeto deverá seguir o modelo deixado nas Secretarias de Estado da Cultura e Esporte para aprovação com planilhas orçamentária, descritiva e certificado. Depois desse período, os projetos passarão pelo Comitê interno da Companhia para avaliação final.

O edital é aberto para todo Maranhão, não há limite de aprovação de projetos. A participação no processo de seleção é totalmente gratuita.

 

Cemar é mais cultura e esporte

 

Só em 2016, a Cemar apoiou 43 projetos, sendo 30 de cultura e 13 de esporte.  A Companhia investiu mais de R$ 16 milhões em projetos incentivados, como o Festival de Jazz e Blues (São Luís e Barreirinhas), Show Enquanto a Chuva Passa (Cecília Leite), Trilhas e Tons – Introdução à música, Picadeiro da Cidadania, Fábrica de Desmontação, Judô do Jaracaty, além de atletas como Júlia Nina (destaque na natação brasileira e promessa para as Olimpíadas de Tóquio) e Marcelo Medeiros (piloto de rally), Campeonato Maranhense de Futebol, Moto Club, Sampaio Correa, Copa Quilombola de Futebol entre muitos outros.

Desde 2012, quando a Companhia começou a patrocinar projetos por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e à Cultura, mais de 170 iniciativas foram contempladas, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento do Maranhão.

 

“Eu vejo a importância dos editais, em se tratando de democracia cultural, pois a coisa mais difícil hoje é você ter acesso a bens culturais. Quando a Cemar abre o edital de seleção de projetos é de suma importância que as pessoas se inscrevam, como eu venho me inscrevendo todos os anos. É muito importante essa visão democrática da empresa, essa visão moderna de tratar todos com igualdade. Então, qualquer pessoa que tenha um projeto, pode torná-lo real por meio do edital”, comenta Tutuca Viana, Produtor Cultural do Festival Jazz e Blues, incentivado pela Cemar desde 2013.

 

Assessoria de Imprensa Cemar

Exposição sobre energia elétrica para crianças no Shopping São Luís

A Cemar está com uma exposição no Shopping São Luís, até o dia 31 de janeiro de segunda à sábado das 10 às 22h, com experimentos lúdicos do Caminhão Educacional da Cemar, que estão expostos no shopping, e mostram como a energia elétrica funciona e o consumo sem desperdícios, voltado para crianças.

 

A exposição faz parte do Projeto Comunidade Eficiente Cemar Mais Educação, um projeto integrante do projeto de eficiência energética da ANEEL, que leva informações sobre o funcionamento da energia e sobre o consumo consciente.

 

O projeto possui o Caminhão Educacional, que percorrerá escolas em comunidades de baixa renda em todo o Maranhão, este ano. O caminhão oferece uma pequena sessão de cinema sobre a temática “Combate ao Desperdício de Energia”, variados experimentos educacionais, que demonstram a importância da energia elétrica em nossas vidas, seus perigos e como utilizá-la de maneira racional, além de cartilhas educacionais para perpetuação dos conhecimentos.

 

O objetivo deste projeto como um todo é promover informações e subsídios para que os consumidores Cemar façam o uso consciente da energia elétrica. O “Mais Educação”, em especial, visa envolver de forma lúdica crianças, de maneira que a mudança de hábitos voltados para o consumo racional de energia elétrica se dê ainda na infância.

 

   Cemágico

O Cemágico é o mágico do Ecocemar, equipado com cenário e material para a realização de mágicas, voltadas para o tema “preservação do meio ambiente”.  O Cemágico também está no Shopping junto com os experimentos.

 

SERVIÇO

 

O quê: Exposição do Caminhão Educacional da Cemar com experimentos lúdicos sobre energia elétrica.

Onde: Shopping São Luís (Expansão – Ao lado das Lojas Renner)

Quando: Até 31 de janeiro de segunda à sábado (10 às 22h)

 

Assessoria de Imprensa da Cemar

Prefeitura e Iphan reforçam parceria para obras de revitalização do Centro Histórico

O prefeito Edivaldo e a presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (23), para alinhar ações conjuntas entre o município e o órgão federal, com o objetivo de garantir a requalificação do Centro Histórico da capital.

O prefeito Edivaldo analisou positivamente a reunião, da qual também participaram o vice-prefeito, Júlio Pinheiro; o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique; os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento), entre outras autoridades.

A revitalização do Centro Histórico de São Luís é um trabalho de parceria entre o município e os governos estadual e federal. Estamos debatendo e alinhando ações de modo a garantir celeridade aos trabalhos, para que essa região da nossa cidade funcione como ponto de atração de negócios, investimentos, moradia e turismo”, disse o prefeito Edivaldo.

Os investimentos do governo federal na revitalização do patrimônio histórico em São Luís são executados por meio do PAC Cidades Históricas e compreendem a revitalização de prédios, museus, casarões, mercados, ruas e praças, entre outros logradouros que compõem o acervo arquitetônico, cultural e histórico da capital maranhense.

Ainda conforme o prefeito, o município está buscando também outras modalidades de recursos para investir na requalificação do Centro Histórico, de forma que o montante captado venha somar aos recursos disponibilizados pelo Programa PAC Cidade Históricas.

“A intenção é realizar, em São Luís, a maior intervenção no Centro Histórico desde a execução do Projeto Reviver. Com as ações de revitalização, esperamos que o Centro se transforme num ambiente ainda melhor, com condições de moradia melhores para quem é da área e com ambientes propícios e agradáveis à visitação turística”

PROCESSO

A presidente nacional do Iphan, Kátia Bogéa, também analisou de forma positiva a reunião realizada com o prefeito e sua equipe de governo, e destacou a colaboração entre os entes federativos como sendo de suma importância para garantir as melhorias na região.

“O Iphan tem recebido total apoio da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado na realização desses projetos. Todos os entes envolvidos têm demonstrado muita preocupação em fazer a sua parte para a requalificação do Centro Histórico de São Luís, que é Patrimônio Cultural e Histórico Mundial. Para garantir a execução das obras com a celeridade devida, esta parceria e o planejamento correto são fundamentais”, destacou Kátia Bogéa.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima