Prefeitura e Uema firmam parceria para oferta de estágios na área de ciências agrárias

A Prefeitura de São Luís e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebraram, nesta sexta-feira (26), Acordo de Cooperação Técnica para abertura de campo de estágios a alunos da instituição, na área de Ciências Agrárias. O convênio instituindo a colaboração mútua foi assinado pelo prefeito Edivaldo e o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, em solenidade realizada no Palácio La Ravardière. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com a Divisão de Estágios e Monitoria da Uema. O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro prestigiou a solenidade.

“Uma importante parceria na qual a Prefeitura de São Luís coloca à disposição da Uema toda a sua expertise na área agrária, com o propósito de contribuir com a formação prática dos acadêmicos, abrindo novos campos para a experimentação científica, fomentando o conhecimento e o crescimento desses estudantes. A Prefeitura e a Uema sempre mantiveram um excelente relacionamento institucional e, com essa parceria, consolidamos ainda mais esse espírito colaborativo entre ambas as instituições”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O convênio prevê a abertura de campos de estágios nas modalidades obrigatório e não obrigatório, voltados aos alunos dos cursos da área de Ciências Agrárias, como agronomia, zootecnia, engenharia de pesca e medicina veterinária. A parceria tem como objetivo proporcionar aos estudantes que estiverem regularmente matriculados na universidade a atuação prática nos setores ligados à Semapa, nas ações, projetos e programas desenvolvidos pela Prefeitura de São Luís no setor agrícola.

“Com essa parceria, a Prefeitura contribui de forma significativa para a formação desses estudantes, pois abre novas portas e expande as possibilidades de estágios para conhecimento prático dos universitários, nessa etapa tão fundamental da experimentação científica que eles precisam vivenciar”, disse o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro.

Os estágios terão duração de um ano com possibilidade de prorrogação máxima para mais 12 meses. A finalidade é proporcionar a complementação da aprendizagem, constituindo-se em um instrumento de treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, visando propiciar ao estagiário o desenvolvimento na prática de sua futura profissão. Os estágios serão planejados e acompanhados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares da instituição.

PARCERIA

O reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, destacou como uma honra para a universidade poder contar com a colaboração da Prefeitura nesse processo tão importante da vida acadêmica dos alunos da instituição. “A relação entre a Prefeitura de São Luís e a Uema sempre foi de muita colaboração, o que agora se materializa ainda mais na efetivação dessa importante parceria que beneficiará nossos estagiários da área de Ciências Agrárias, abrindo seus campos de trabalho no setor para o treinamento de nossos estudantes e contribuindo com sua formação profissional”, disse o reitor.

Ainda conforme o reitor, inicialmente, o acordo de cooperação entre a Prefeitura e a Uema contempla os cursos da área de Ciências Agrárias, mas a perspectiva é expandir a parceria para a oferta de estágios em outras áreas acadêmicas, como biologia, geografia e administração, por exemplo.

“A Prefeitura vai colocar à disposição da Uema toda a sua expertise no setor agrícola, para proporcionar aos estudantes da área a expansão do seu conhecimento, contribuir com o seu processo de ensino-aprendizagem visando à melhor formação dos futuros profissionais”, afirmou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Participaram também da solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Tati Lima (Informação e Tecnologia), a chefe da Divisão de Estágios e Monitoria da Uema, Lígia Tchaika; técnicos da Uema, entre outras autoridades municipais e da instituição de ensino de superior.

Contribuintes têm até o dia 31 de maio para aderir ao Refaz

O prazo final para adesão ao programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal de São Luís (Refaz) encerra-se na próxima quarta-feira (31). Os contribuintes poderão regularizar seus débitos com o fisco municipal, com descontos de até 100% nos juros e multas e facilidade no parcelamento.

O programa é uma das ações promovidas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), com o intuito de aumentar a arrecadação do município e enfrentar a crise econômica que o Brasil está passando. Por orientação do prefeito Edivaldo, o período de adesão ao Refaz foi prorrogado para que um maior número de contribuintes em débito com a cidade pudessem quitar suas dívidas.

O secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, destaca que a arrecadação será revertida em serviços públicos em diversas áreas. “Estamos empenhados em divulgar mais esta oportunidade que a Prefeitura oferta aos contribuintes que têm a última oportunidade para quitar seus débitos com facilidade no parcelamento e descontos nos juros e multas”, afirmou o secretário.

No período de 21 de fevereiro a 30 de abril, mais de 6 mil contribuintes aderiram ao Refaz. “Esperamos que os contribuintes não deixem para última hora para regularizar suas dívidas e a Prefeitura de São Luís tem grandes expectativas quanto ao quantitativo arrecadado que será destinado a melhorias e investimentos na cidade”, acrescentou Rodrigues.

Para o bancário aposentado, Herberth Garcês, o Refaz é uma boa oportunidade aos contribuintes. “Eu e meu filho ficamos aguardando o lançamento do programa para regularizar nossas dívidas. A facilidade no parcelamento é o que mais me agrada porque consigo me organizar melhor para pagar meus débitos”, revelou o aposentado.

Diversos postos de atendimento foram disponibilizados. Até o dia 31 de maio, os contribuintes podem se deslocar a sede da Secretaria Municipal da Fazenda, o Viva Beira-Mar e a Procuradoria Fiscal, direcionada aos contribuintes que estejam inscritos em dívida ativa, para regularizar débitos com o fisco.

SAIBA MAIS
Descontos
Pagamento à vista – 100%
Parcelamento em até 6x – 80%
Parcelamento de 7x a 12x – 60%
Parcelamento de 13x a 24x – 40%
Parcelamento de 25x a 36x – 20%
Parcelamento de 37x a 48x – 10%

Período de adesão
Até 31 de maio de 2017

Postos de Atendimento
Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) – Avenida Kenedy – das 8h30 às 16h;
Viva Beira-Mar (antigo Casino Maranhense) – das 8h às 18h;
Procuradoria Fiscal – Rua do Sol – Aos cidadãos que tiverem débitos já inscritos em dívida ativa, atendimento exclusivo na Procuradoria – das 8h às 18h.

Cemar participa da 24ª edição da Ação Global com serviços e solidariedade

 

A “Ação Global” é um grande projeto idealizado pela Rede Globo e o Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi-MA) com objetivo de oferecer vários benefícios para  a população por meio de serviços gratuitos. Em São Luís, a ação será realizada neste sábado (27) a partir das 8h na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga.

A Cemar estará na Ação Global 2017 oferecendo os serviços de:

  • Cadastro Tarifa Social – Baixa Renda
  • Balcão de negociação de débitos
  • Balcão tira-dúvidas sobre a conta de energia
  • Sorteio de brindes e também com o
  • Caminhão mais Educação
  • ECOCEMAR
  • Palestras educativas acerca do consumo de energia.

Cadastramento de clientes Baixa Renda – Para se cadastrar, basta levar carteira de identidade, CPF, Número de Inscrição Social (NIS) e uma conta de energia elétrica.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício instituído em Lei Federal para atender aos consumidores residenciais, com redução que pode chegar a até 65% em relação à tarifa normal de energia. Quem não tem o NIS poderá fazer o Cadastro Único para ter o NIS na ação.

Cadastro no ECOCEMAR – Basta levar uma conta de luz para realizar o cadastro no ECOCEMAR e, posteriormente, trocar materiais recicláveis por desconto na conta de energia. Você sabia que a Cemar possui 18 postos do ECOCEMAR? Isso mesmo! Hoje, já são 18 postos de coleta do ECOCEMAR, 14 em São Luís, 03 em Imperatriz e 01 em Timon.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Universidade Ceuma lança curso de Medicina em Imperatriz

A Universidade Ceuma lançou, na noite desta quinta-feira (25), o curso de Medicina no campus da instituição de ensino superior em Imperatriz, autorizado pela portaria nº 397, do Ministério da Educação, de 4 de maio de 2017. As inscrições estão abertas até 9 de junho e as provas serão aplicadas dia 25 de junho.

Em uma solenidade bastante concorrida, prestigiada por representantes do segmento acadêmico, empresários e autoridades do poder público, a graduação foi apresentada, com suas especificidades e estrutura plenamente adequada à formação de profissionais qualificados, aptos a ingressar na carreira e atuar com o melhor preparo para salvar vidas.

Expectativa

A inauguração do curso de Medicina era aguardada com grande expectativa em Imperatriz. A graduação atrairá expressivo contingente de estudantes não só do município, mas de toda a Região Tocantina e até de estados vizinhos.

Teoria e prática

O curso é o único com método de ensino baseado em teoria e prática, currículo atualizado, professores renomados e a estrutura acadêmica mais moderna da região.

Mais informações sobre o curso e o vestibular de Medicina em Imperatriz no site www.vestibularceuma.com.br.

Assista ao vídeo:

TÊNIS DE MESA DO AÇÕES ESPORTIVAS FÓRUM MOSTRA SUA FORÇA NA AABB

1ª ETAPA DO MARANHENSE CONTARÁ COM 12 ATLETA DO PROJETO

 

Depois de um ano sem competir os atletas do projeto Ações Esportivas Fórum Jaracaty estarão brigando por medalhas na 1ª Etapa do Campeonato Maranhense de Tênis de Mesa. A competição acontece nesse sábado, 27 de maio, a partir das 8 horas.

Agora em 2017, com o patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Sedel, a modalidade voltou a ser praticada no Centro Comunitário do Jaracaty. Por isso o clima é de euforia. A idade dos mesatenistas varia de 11 a 15 anos e estar num evento dessa envergadura é inédito para a maioria. Serão 12 competidores ávidos por subir ao pódio. “Nossa equipe está bem preparada. As competições dão uma motivação a mais para essa garotada, que sonha em conquistar medalhas. Temos certeza que elas virão”, comenta otimista o professor e treinador Antônio Marques.

Estarão jogando pela categoria Pré-Mirim (até 11 anos) Paola, Juju, Júlio César e Davi. Categoria Mirim (até 13 anos): Stephanie, Maria Luiza, Ingrid, Naerlison, Ruan, Leonardo e Carlos. Categoria Infantil (até 15 anos): Flávio.

SUCESSO DO “I CDL NOS BAIRROS” NA VILA LUIZÃO

De parabéns a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, que em parceria com diversas entidades, promoveu com sucesso a primeira edição da ação social “CDL nos Bairros”.

Realizado na Vila Luizão na sede da USC , o evento ofereceu gratuitamente para a comunidade importantes serviços da CDL, Procon-MA, CEMAR, Viva Cidadão entre outros.

E neste sábado (27.05) a equipe da  CDL São Luis vai marcar presença na Ação Global na UFMA, com a  oferta de serviços gratuitos como consultas sobre SPC e Cadastro Positivo. Para o Presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro ações sociais como essas são sempre importantes para democratizar o acesso das populações mais carentes a serviços essenciais de cidadania.

Prefeitura prorroga campanha de vacinação contra gripe até o dia 9 de junho

A Prefeitura de São Luís prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 9 de junho. A extensão do prazo é para garantir o cumprimento da meta de imunizar 201.187 pessoas contra o vírus influenza, somente na capital. A vacina ficará disponível à população nos 61 postos de saúde da rede municipal e deverão ser imunizadas pessoas que compõem o chamado grupo prioritário.

“A imunização é uma estratégia importante para diminuir os índices de internação por causa da gripe e suas consequências. Então é muito importante que o público alvo da campanha, compareça aos postos de saúde. A Prefeitura de São Luís montou um grande aparato de modo a garantir que vacina seja assegurada a todos do grupo prioritário”, disse o prefeito Edivaldo.

A prorrogação foi uma recomendação do Ministério da Saúde para cidades que não alcançaram a meta. Segundo o MS a baixa cobertura vacinal foi uma tendência nacional. Em São Luís, segundo a totalização feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram vacinadas contra a gripe – de 17 de abril a 24 de maio – 108.870 pessoas, ou seja, 54,11% do grupos prioritários. A maior adesão se deu entre os idosos e a menor, entre as crianças.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que a orientação é prosseguir com a mobilização do público-alvo. “A Prefeitura está disponibilizando a vacina em 61 unidades de saúde da rede municipal, e vamos utilizar as equipes de Saúde da Família para buscar as pessoas que ainda não foram vacinadas. Esperamos que a população continue procurando os postos para garantir a imunização”, afirmou a secretária.

PÚBLICO-ALVO

Este ano, a campanha é direcionada para pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e privadas compõe o grupo prioritário. A escolha dos grupos-alvo é feita a partir de critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), considerando a maior suscetibilidade dessas pessoas em desenvolver complicações respiratórias relacionadas à influenza.

A vacinação contra a gripe é uma das estratégias de saúde para proteger contra as formas graves da infecção provocadas pelo vírus Influenza, diminuindo a mortalidade e as internações decorrentes. A vacina que está sendo disponibilizada nos postos imuniza contra dois tipos de gripe sazonal e o tipo H1N1.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima