Prefeitura instala ocupantes do “Balança, mas não cai” no programa “Minha Casa, Minha Vida”

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), levou na última terça-feira (4), um grupo de famílias que antes ocupavam o prédio Santa Luzia, o “balança, mas não cai”, no São Francisco, para vistoriar imóveis do programa “Minha Casa, Minha Vida”, para onde serão remanejadas. Após as vistorias, que devem ser concluídas ainda esta semana, pelo menos 12 famílias serão transferidas para as unidades do Vila Maranhão III.

O trabalho de desocupação do prédio Santa Luzia foi planejado pela Semur desde o início deste ano com diálogo aberto e permanente com os ocupantes e população do entorno da construção. “Garantimos todo o amparo socioassistencial que que os moradores necessitavam para que fossem removidos e aguardassem um endereço definitivo”, destaca o secretário Mádison Leonardo Andrade.

O “balança, mas não cai” foi desocupado por ação coordenada pela prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, em 10 de maio deste ano em atendimento à decisão judicial determinada pela ara de Interesses Difusos e Coletivos, em ação apresentada pelo Ministério Público do Maranhão. O prédio apresenta risco de desabamento e deve ser demolido. Pelo menos 38 famílias ocupavam o prédio e desde então foram remanejados para as casas de acolhida temporária mantidas pela Prefeitura no Vinhais e Centro. Algumas das famílias foram inscritas no programa de Aluguel Social.

Por enquanto, das 38 famílias ocupantes do prédio desocupado, doze apresentaram a documentação exigida para inscrição no programa “Minha Casa, Minha Vida”. Todas as famílias são cadastradas no CadÚnico da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, Semcas. A documentação está sendo encaminhada à Caixa Econômica Federal que responde pela análise dos casos. A principal exigência, além da documentação pessoal, é a condição de não mutuário ou proprietário de imóveis do pleiteante.

Mateus de Castro Castelo Branco, 18 anos, e Andreza Ketley Ribeiro Sá, 19 anos, tiveram uma filha durante o período em que moravam no prédio. Eles foram os primeiros a chegar ao centro de atendimento ao programa “Minha Casa, Minha Vida”, da Prefeitura de São Luís, no São Francisco. O cadastro no programa está em nome de Mateus. “Com essa casa vamos poder criar nossa filha com mais segurança”, comentou Mateus após vistoriar o imóvel. Além das dependências da unidade habitacional, o futuro morador buscou informações sobre os serviços existentes na redondezas do conjunto residencial.

“É uma grande alegria receber um apartamento pela primeira vez na minha vida. Estou satisfeito com a solução que a prefeitura encontrou para abrigar estas famílias carentes como eu, minha esposa e minhas duas filhas”, declarou Cícero Henrique Lima Silva, 32 anos, após vistorias o apartamento 103 do Bloco I da Vila Maranhão III.

Morador do “Balança, mas não cai” durante dois anos, Cícero acredita que a nova moradia será um marco em sua vida e dos seus familiares. Segundo ele, com a casa própria, será possível organizar a economia da família juntando seu ganho com a venda de água com da esposa empregada doméstica.

Neste primeiro momento, as famílias remanejadas para a Vila Maranhão II vão receber a primeira parcela do aluguel social para cobrir despesas com mudanças e mobiliário necessário. As reuniões técnicas coordenadas pela Semcas muito contribuiu para as famílias fossem convencidas da mudança de endereço e providenciassem a documentação necessárias ao ingresso em programas de moradia.

Dicas de economia de energia nas Férias

 

Chegaram as férias escolares e é tempo da criançada se divertir com os amigos e a família. Muitas pessoas viajam e programam diversas atividades para curtir as férias com muita diversão, já outras famílias aproveitam para descansar, recebem familiares e acabam ficando mais tempo dentro de casa. Por isso, fique atento às dicas que a Cemar traz para você aproveitar as férias com economia:

  • Ao sair de viagem, somente desligar os aparelhos eletroeletrônicos não é suficiente para evitar acidentes. Por isso, desconecte da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo;
  •  É recomendável que os cabos de telefone, de antenas de televisão e de provedores de internet sejam desconectados, pois também podem causar acidentes, mesmo que não estejam em funcionamento;
  • Durante as férias, as crianças acabam ficando muito tempo “ligados” nos games e computadores. Então não se esqueça de retirá-los da tomada quando não estiverem usando.
  • Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada, assim você não força a energia e evita a sobrecarga ou um curto circuito.
  • Não deixe lâmpadas ligadas no período em que estiver ausente;

Estas medidas simples podem proporcionar um período de férias sem sustos ou prejuízos com a energia elétrica. E lembre-se: muitas dicas podem ser aproveitadas para o ano todo.

Férias com diversão é férias com Segurança!

Para mais informações, acesse o site www.cemar116.com.br, ou ligue para a Central de Atendimento 116 e nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram @Cemar116

Hapvida compra hospital e amplia atendimento no Nordeste

Sistema de Saúde amplia a rede própria com a aquisição do Hospital Semed, em Camaçari (BA)

 

Em ritmo crescente, a Rede de Saúde Hapvida investe em expansão, como forma de ampliar o leque de atendimento aos milhões de clientes espalhados por vários estados do Brasil. Recentemente, como forma de agradecer todo o reconhecimento e a confiança que a população baiana deposita no Hapvida, a operadora amplia os investimentos no Estado.

Agora, após aumentar o número de leitos no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, e inaugurar o Hospital Francisca de Sande, em Feira de Santana, a cidade de Camaçari ganha mais uma unidade hospitalar da rede Hapvida: o Hospital Semed. A nova unidade se soma à estrutura própria do Hapvida em Camaçari, que já conta com um Pronto Atendimento, e, na Bahia, que possui mais dois hospitais, três unidade de pronto atendimento e doze clínicas médicas.

 

Nos primeiros dias deste mês de julho, o Sistema Hapvida adquiriu o hospital e assumiu, integralmente, todas as suas atividades. Localizado na principal rua da cidade, o Semed é uma unidade de baixa e média complexidade, que apresenta 3.397 m² de área construída; 56 leitos, sendo 25 para internação; três salas cirúrgicas; consultórios e pronto atendimento. Além disso, oferece atendimento nas especialidades de ortopedia, oftalmologia, gastroenterologia, urologia e obstetrícia. Com essa novidade, o Hapvida consolida-se na primeira posição em número de beneficiários no Estado. Ao todo, já são mais de 338.504 mil clientes, segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), o que representa mais de 21% dos baianos contam com o Hapvida.

 

Em relação à força de trabalho, a Bahia corresponde 13,23% dos colaboradores de todo o Sistema Hapvida, que já alcança a marca de 16 mil, somando quase 2.200 só no Estado. “É fundamental que a nossa assistência médica esteja cada vez mais acessível, prestando atendimento aos beneficiários. A população de Camaçari terá mais uma unidade. Nossa missão é democratizar o acesso à saúde e descentralizar, cada vez mais, atendimento de qualidade”, destaca Candido Junior, vice-presidente Comercial e de Relacionamento do Hapvida.

Sobre o Hapvida

Com 3,6 milhões de beneficiários, o Hapvida hoje se posiciona como a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são mais de 16 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 21 hospitais, 71 clínicas médicas, 18 unidades de prontos atendimentos, 66 unidades de diagnóstico por imagem e 58 postos de coleta laboratorial distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

Cidade de Camaçari

Com uma população de 292.074, conforme última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Camaçari ocupa a posição de quarta maior em tamanho populacional na Bahia. A cidade fica atrás apenas para Salvador, com 2.938.092; Feira de Santana, com 622.639; e Vitória da Conquista, com um total de 346.069. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região é de 0.694 (Censo IBGE 2010).

Localizada no maior polo industrial do estado, Camaçari contém sedes das principais indústrias petroquímicas do mundo, as quais respondem por mais de 90% da arrecadação tributária de Camaçari e por 20% do PIB estadual, além de empregar 15.000 pessoas diretamente e 30.000 pessoas através de empresas contratadas.

“Flávio Dino não cumpriu a promessa”, diz Edilázio Júnior

 

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde de ontem (3), para fazer referência ao projeto ‘Casa Ninar’, que será inaugurado amanhã pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

Sem entrar no mérito no que diz respeito à relevância do projeto – que utiliza a estrutura da ‘Casa de Veraneio do Governador’, o parlamentar apontou incoerência de Dino.

Ele lembrou que durante a campanha de 2014 Flávio Dino utilizou o discurso de venda do imóvel para aplicação do recurso público – com especulação imobiliária -, para a construção de um grande hospital do câncer no estado.

“O governador Flávio Dino passou toda a campanha dizendo que ia vender a Casa de Veraneio e ia investir esse dinheiro na saúde pública do estado, e assim ele não fez. E quando nós vamos falar desse projeto Ninar, ele se encontra no metro quadrado mais caro de nossa capital. Ali os vizinhos da Casa Ninar não vão utilizar, todos têm condição de pagar um particular se, por ventura, tiverem um filho com a microcefalia ou com alguma deficiência. Quem vai precisar do Projeto Ninar é quem está na periferia, é quem está na zona rural, é quem está no interior do estado e vai ter toda essa dificuldade para se deslocar até a antiga Casa de Veraneio”, disse.

Edilázio se colocou favorável ao projeto Ninar, mas defendeu a extensão do atendimento a todo o estado, e não apenas na Ponta d’Areia, onde há o metro quadrado mais caro do Maranhão.

“Aqui a matemática é bem simples, se [a casa] fosse vendida, quantos projetos Ninar dava para fazer no Maranhão todo? Quantos prédios davam para ser construídos em todo o Maranhão? Vendia a casa de veraneio e construía, podia ser no Olho D’água, com o metro quadrado muito mais em conta, construía um em Imperatriz, um em Balsas, um em Bacabal, um em Açailândia, um em Chapadinha, deputado Levi Pontes, construía pelo menos uns oito projetos Ninar só com um que ele está colocando aqui na ponta D’Areia, no metro quadrado mais caro do Estado. Então, fica aqui apenas o meu repúdio à hipocrisia do governador Flávio Dino e o discurso fajuto do governo”, concluiu.

Casa das Dunas recebe Pedro & Benício

 

O mês das férias será movimentado na orla marítima de São Luís, com as baladas vespertinas e noturnas da Casa das Dunas (Avenida Litorânea). Basta passar a vista na página do Instagram da Casa para se animar. Nesta sexta-feira, dia 7, às 21h, por exemplo, tem festa sertaneja com a presença da dupla Pedro & Benício, comandando um show animado, que será aberto pelo cantor Igor Costa, com uma seqüencia de forró.

A dupla está fazendo sucesso no Brasil e prepara o melhor de seu repertório para esquentar a festa. Os sertanejos lançaram, recentemente, o DVD “Hipnose”, gravado no Terminal Marítimo de Fortaleza (CE), com participações especiais de Wesley Safadão, Simone e Simária, Zé Neto e Cristiano, Zé Felipe e DJs. É com este material que os artistas assumem o posto de cantores, além de grandes compositores conceituados no mercado.

Benício é considerado um dos mais influentes compositores no mercado. Assina hits no país inteiro nas vozes de Marília Mendonça, Wesley Safadão, Henrique e Juliano e Marcos e Belutti, e Maiara e Maraísa. As músicas “1%” e “Medo Bobo” são de sua autoria.

Serviço

O quê
Sertanejo nas Dunas, com Pedro & Benício

Quando
Nesta sexta-feira, às 21h

Onde
Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Ingressos: R$ 40,00 e R$ 60,00, à venda na Bilheteria Digital (Shopping da Ilha, Rio Anil Shopping e Rio Poty Hotel) e no local

Praça dos Ipês, construída pela Prefeitura no Angelim, é o principal ponto de lazer do bairro

 

A Praça dos Ipês, no Angelim, construída pela Prefeitura de São Luís em um espaço antes usado como local de descarte irregular de resíduos, hoje é o principal ponto de lazer e entretenimento dos moradores do bairro. “O Angelim se encontrou aqui. Todos os finais de tarde temos um grande movimento de pessoas que vêm para praça para conversar, fazer ginástica, andar de bicicleta, se distrair. Essa é, sem dúvida, a melhor praça do bairro”, disse Irlene Pontes, que mora na Rua 19, próxima à praça.

Irlene Pontes integra o Comitê Gestor da Praça e tem tido o apoio dos moradores do bairro no trabalho de conservação do espaço. “Aqui é um espaço de todos, mas temos que cuidar para que sempre esteja limpo e os brinquedos do playground e da academia não sejam depredados”, acrescentou Irlene Pontes.

“Tornar a cidade mais bela e com melhor qualidade de vida para todos é uma prioridade da nossa gestão. Ao longo dos últimos quatro anos temos construído, reformado e revitalizado muitas praças e outros logradouros públicos da cidade. Aqui no bairro do Angelim, onde antes havia um espaço degrado, transformamos em mais um local para convívio e lazer da comunidade e assim reforçamos também o sentimento de pertencimento e valorização desses moradores”, relembrou o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Habitação e Urbanismo (Semurh), Madson Leonardo Andrade, destacou que as obras são fruto de um trabalho sério, bem planejado e responsável. “Estes espaços são muito importantes para as comunidades pois propiciam a boa convivência e também a prática de esportes entre os moradores. Por isto mesmo é que gestão do prefeito Edivaldo tem olhado com atenção especial para estes locais”, salientou o secretário.

O senhor Pedro Renner contou que mora no bairro há quase 40 anos e que foi com muita alegria que acompanhou a construção da praça. “Aqui era mato, lixo. Um espaço que não servia para a população. Agora a gente tem um lugar bonito, limpo, para a diversão de toda a família”, disse ele, que também é um dos moradores que cuida para manter o espaço conservado. “Esta praça é o que tem de melhor no bairro”, disse, entusiasmado.

Construída pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), entre as ruas 7 e 8 do Angelim, a Praça dos Ipês tem área de 3.554 metros quadrados e é arborizada, com equipamentos básicos para área de convivência com mesa grande e bancos, playground e academia da saúde cercados por alambrados, área de circulação e de caminhada e uma pista de skate, construída em conjunto com a comunidade e a Federação Maranhense de Skate.

A arborização da praça é formada por espécies da própria área, que foram todas conservadas durante as obras. O local também possui estacionamento, este construído em parte não arborizada, para preservar a vegetação. “Aqui a gente tem sombra o dia todo o que torna a praça um lugar ainda melhor”, disse a dona de casa, Ione de Jesus Costa. Ela contou que nos fins de semana o logradouro fica ainda mais movimentado. “Pra cá vem moradores até de outros bairros como Anil, Vinhais”, contou Ione Costa.

“Aqui ficou tão bom que muitos moradores querem fazer festa de aniversário nesse espaço, mas tudo com muita responsabilidade. Com o cuidado de colocar o lixo em locais adequados e deixar a praça limpa depois da festa”, disse Irlene Pontes.

 

PRAÇAS

A construção da Praça dos Ipês compõe o cronograma de recuperação de praças da capital, que já requalificou mais de 30 logradouros em São Luís, transformando-os em espaços de lazer e convivência frequentados por crianças, jovens e idosos, em diversos bairros da cidade.

Os espaços, antes abandonados, eram considerados um gargalo da política pública voltada à infraestrutura de lazer e entretenimento dos moradores. Por conta disso, a reforma das praças tornou-se uma prioridade de gestão do prefeito Edivaldo. O objetivo é ofertar à população locais mais aprazíveis e adequados ao lazer e bem-estar mais próximos de suas casas.

SAMBA DO PINTO & SAMBANEJO NAS FÉRIAS DE JULHO DO MOKAI LOUNGE BAR

O Argumento que comanda as noites do Sambanejo, aos sábados no Mokai Lounge Bar.

 

Nesse mês de julho, o agito é grande no Mokai Lounge Bar, na Av. dos Holandeses. Nas sextas desse mês, tem o famoso Samba do Pinto, com muito samba e pagode. E nos sábados é a noite do Sambanejo, que reúne o grupo Argumento com seu tradicional samba e pagode, além do sertanejo moderno da dupla Dam & Nay. Sempre à partir das 22h, com ingressos à veda no Mokai, na Av. dos Holandeses, Ponta do Farol.

A dupla sertaneja Dam & Nay.

 

Prefeitura lançará Rede São Luís de Pontos de Cultura nesta quarta-feira (5)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza o lançamento oficial do projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura, nesta quarta-feira (5). Na ocasião, estarão presentes autoridades, os grupos culturais que integram o projeto e o representante do Ministério da Cultura (MinC). O evento acontecerá às 19h, no Cine Teatro da Cidade, localizado na Rua do Egito, nº 244 – Centro (antigo Cine Roxy).

Na oportunidade, o projeto e as suas próximas etapas serão apresentados ao público. Também serão distribuídos os kits para os representantes de Pontos de Cultura. O encerramento será com a apresentação cultural do grupo Lamparina, que mistura os principais ritmos e manifestações do Maranhão.

Desde 2015, através de edital de seleção, 40 iniciativas culturais dos mais diversos segmentos artísticos da capital foram escolhidas para receber premiação no valor de R$ 43.350,00 e participar de um programa de capacitação, culminando na formação da Rede São Luís de Pontos de Cultura. O projeto é uma das ações efetivas da Política Nacional de Cultura Viva, programa do Governo Federal executado pela Prefeitura de São Luís.

A cerimônia de lançamento também marca o início do programa de capacitação das iniciativas culturais, que visa o desenvolvimento da economia da cultura local e maior articulação em rede. As oficinas começam a partir do dia 6 de julho e serão realizadas todos os meses, até o dia 10 outubro. Temáticas como elaboração de projetos, comunicação comunitária, cultura de rede e cultura empreendedora serão abordas por oficineiros nacionais e estaduais.

A oficina de boas-vindas será ministrada pelo representante regional Nordeste do MinC, Nilton Valença, que explanará sobre a Política Cultural Cultura Viva, fruto de uma Lei Federal que busca a ampliação do acesso da população aos meios de produção e circulação cultural. Além disso, serão esclarecidas dúvidas sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

SERVIÇOS

O quê? Lançamento da Rede São Luís de Pontos de Cultura

Quando? 05 de Julho.

Onde? Cine Teatro da Cidade, localizado na Rua do Egito, nº 244 – Centro (antigo Cine Roxy).

Horário? 19h

Procurador encaminha duas representações de Andrea Murad à Promotoria Especializada

 

A Promotoria Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital recebeu mais duas representações de autoria da deputada Andrea Murad. Em ambas, a parlamentar apresenta indícios de superfaturamento na compra de medicamentos oncológicos e irregularidades nos processos licitatórios praticados pela EMSERH, Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares. As denúncias foram detalhadamente expostas pela deputada também na Assembleia Legislativa no início de fevereiro deste ano.

“Também entrei com duas ações populares que já tramitam na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís. Agora a Promotoria de Defesa do Patrimônio e Probidade Administrativa da Capital também recebeu minhas denúncias, encaminhadas pelo Procurador Geral de Justiça Luiz Gonzaga, que tomará as medidas que o caso merece”, disse a Deputada.

Nos documentos despachados pelo Procurador Geral de Justiça, Luiz Gonzaga, o secretário de estado da saúde foi isento da investigação “por não haver indícios de envolvimento de pessoa detentora de foro especial por prerrogativa de função, com as provas até aqui produzidas”, diz um dos documentos, mas o Procurador encaminhou os autos para que a Promotoria Especializada conduza as investigações e tome as medidas cabíveis. “Nada impedindo que, diante da existência de novo elemento (prova) do envolvimento do Secretário nos fatos investigados, sejam novamente remetidos os autos a esta Procuradoria-Geral de Justiça”, diz outro trecho do documento.

Ianik Rafaela Lima Leal, presidente da EMSERH, Mercúrio Comércio de Produtos Médicos Hospitalares LTDA, José Almeida Cavalcante, Certa Medicamentos Comercial LTDA EPP e Manoel Cícero Figueiredo Silva serão agora investigados pela Promotoria Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital.

A DENÚNCIA

As representações tratam da compra de medicamentos com valores superfaturados denunciados pela deputada no início de fevereiro. Durante meses de apuração revelou que mais de R$ 37 milhões de reais em contratos sem licitação feitos pela EMSERH são considerados suspeitos.

As duas empresas denunciadas nas representações são a CERTA MEDICAMENTOS COMERCIAL e a MERCÚRIO COMÉRCIO DE PRODUTOS MÉDICOS HOSPITALARES. Na primeira, a denúncia é que a EMSERH realizou pregões para registrar preços do TEMOZOLOMIDA, remédio para tratamento oncológico. Em janeiro e abril de 2016, foram assinadas duas Atas de Registros de Preços, uma em nome da EMSERH e outra em nome da Secretaria de Estado da Saúde. Porém, a EMSERH adquiriu os medicamentos em setembro através de uma contratação direta, sem licitar, mesmo existindo essas duas atas de registro de preços com valores inferiores ao praticado pela CERTA.

Praticamente o mesmo processo de compra superfaturada aconteceu no contrato com a MERCÚRIO COMÉRCIO DE PRODUTOS MÉDICOS HOSPITALARES. A EMSERH registrou uma ata através de um Pregão Eletrônico utilizando todo procedimento licitatório exigido por lei, mas, novamente, preferiu iniciar um novo processo de dispensa de licitação e compra os remédios com valores superfaturados. Um valor 68% acima do registrado em ata, em que o governo poderia ter economizado R$ 172.320,00 nessa compra.

Thiaguinho na Casa das Dunas

Thiaguinho esquentará o clima no projeto Aloha Trapiche na Casa das Dunas

Cantor aterrissa em São Luís neste domingo, para levar ao espaço o clima da Tardezinha carioca

O projeto Aloha Trapiche deste domingo vai receber um dos maiores artistas do momento. Thiaguinho vai aportar na Casa das Dunas (Avenida Litorânea), às 17h, para uma festa bem no clima de julho.

O cantor, que desembarca em São Luís com o projeto Tardezinha, uma roda de samba que encantou o Rio de Janeiro, vai agitar com um repertório dançante, incluindo as músicas “Maravilha de amar”, “Me faz feliz”, “Tô te filmando”, “Primeiro beijo”, entre outras.

No show, o artista também deve mostrar canções do DVD de inéditas “Vamo que vamo” (2016), o segundo de sua carreira solo. Entre elas, a mais nova música de trabalho, “Já fui de você”, e ainda “Cancun”, “Vou voltar pro role”, “Fotos antigas” e “Loka, Loka”.

Carreira – O cantor e marido da atriz Fernanda Souza foi revelado no programa Fama (2002), da Rede Globo. Em 2003, ele entrou para o grupo Exaltasamba, ao lado de Péricles, no lugar do cantor Chrigor. Quase dez anos depois, Thiaguinho e Pericão decidiram desfazer o grupo e seguir carreira solo.

A discografia de Thiaguinho é composta pelos discos Ousadia & Alegria (2012), Mais e Mais (2013), Outro Dia, Outra História (2014) e Hey, mundo! (2015).

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima