A bola vai rolar pela segunda etapa da Copa Maranhão de Futebol Sub-19

 

A bola vai rolar pela segunda etapa da Copa Maranhão de Futebol Sub-19, um dos mais tradicionais torneios de base do estado. A partir desta segunda-feira (10), a cidade de São Luís será palco da competição. Ao todo, seis times estarão na disputa desta regional. O campeão se classifica para a fase final e segue na briga por uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Junior do ano que vem.

A etapa na capital maranhense será realizada no Estádio Nhozinho Santos. Nesta segunda-feira, duas partidas movimentarão a primeira rodada da competição. Logo às 8h30, o Cefama encara o Sampaio em jogo válido pelo Grupo A. Já às 15h30, pelo Grupo B, é a vez do MAC enfrentar o Timon.

As outras duas equipes que disputarão esta regional só estreiam na quarta-feira (12). O Eggos encara o Timon na rodada matutina, e o Pitanguense mede forças com o Sampaio na rodada vespertina.

Regulamento

As seis equipes participantes foram distribuídas em dois grupos. Na primeira fase, os times jogam entre si dentro de suas respectivas chaves. Os dois melhores de caga grupo avançam às semifinais, prevista para ocorrer somente no dia 17 deste mês. Os vencedores das semifinais decidem o título da regional de São Luís na terça-feira (18) da semana que vem.

O campeão desta etapa se juntará ao Tocantins (Imperatriz), campeão da primeira etapa regional, que já está classificado para a fase final do torneio. A fase final da Copa Maranhão de Futebol Sub-19 reunirá todos os times classificados durante as regionais.

Por falar nas regionais, após a realização da etapa de São Luís, ocorrerão as disputas nas cidades de Caxias, São Mateus e Pinheiro.

Inscrições

Continuam abertas as inscrições para a edição 2017 da Copa Maranhão de Futebol Sub-19, tradicional competição que concederá ao campeão deste ano uma vaga para a Copa São Paulo de Futebol Junior do próximo ano. Para realizar as inscrições, as equipes devem entrar em contato com a organização da Copa Maranhão pelos telefones (98) 98114-8309 ou (98) 98114-7099.

Tabela

10.7 (segunda-feira)

8h30 – Cefama x Sampaio

15h30 – MAC x Timon

12.7 (quarta-feira)

8h30 – Timon x Eggos

15h30 – Sampaio x Pitanguense

14.7 (sexta-feira)

8h30 – Cefama x Pitanguense

15h30 – MAC x Eggos

17.7 (segunda-feira)

8h30 – Semifinal 1

15h30 – Semifinal 2

18.7 (terça-feira)

15h30 – Final

Prefeitura realiza “Todos por São Luís” na Alemanha e movimenta o bairro com várias ações

Prefeitura realiza ″Todos por São Luís″ na Alemanha e movimenta o bairro com várias açõesEm sua 45ª edição, o programa “Todos por São Luís” atendeu centenas de pessoas do bairro Alemanha e áreas adjacentes com uma série de serviços. No dia ‘D’ da ação, realizada na manhã deste sábado (8), a população se fez presente para usufruir ações nas áreas de saúde, assistência social, esporte, cultura, educação, segurança alimentar, embelezamento e muitos outros. O ‘Todos por São Luís’ é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, e tem a coordenação da primeira-dama, Camila Holanda. Os serviços ofertados à população envolvem todas as secretarias municipais.

As ações deste sábado aconteceram no Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, na Rua Murta. Esta é a segunda vez que a iniciativa é promovida no bairro. A primeira-dama, Camila Holanda visitou os estandes e conversou com a população. Ela avaliou mais esta etapa do projeto que promove a integração Prefeitura e comunidades.

“Hoje é mais uma culminância do programa que ao longo da semana promove várias ações e se tornou um importante instrumento de comunicação com os moradores da nossa cidade, fortalecendo a participação popular. É mais um canal de diálogo com a população idealizado pelo prefeito Edivaldo, desde sua primeira gestão, e ao qual damos prosseguimento nas comunidades, cuidando das pessoas, ouvindo seus anseios e buscando solução às principais demandas em diversas áreas”, disse Camila Holanda. O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, também esteve presente no local para acompanhar as atividades.

SERVIÇOS

A importância do programa para levar serviços e estreitar a relação da gestão com os moradores foi outro ponto destacado pela primeira-dama. “Em cada edição tentamos ampliar nossas parcerias para oferecer sempre uma vasta programação e variados serviços. Essa culminância é resultado de reuniões e conversas com os moradores da região”, ressaltou. Ela reiterou ainda a gestão participativa do prefeito Edivaldo que prioriza o diálogo com a população.

Como tem ocorrido nas demais edições, a área da Saúde, Assistência Social e Segurança Alimentar estão entre as mais procuradas pela população. Na área da saúde, os atendimentos em pediatria, clínica geral, ginecologia, oftalmologia e saúde da mulher atraíram centenas de moradores.

Na ação foram ofertados ainda atendimentos médicos em dermatologia e odontologia, além de serviços de aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C; vacinação humana e animal, avaliação nutricional, entrega de medicamentos da Farmácia Básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

POPULAÇÃO ELOGIA A INICIATIVA

Para a dona de casa Rosangela Sousa Carvalho, 52 anos, a edição do programa trouxe vários serviços importantes. “Aqui a gente pode fazer consultas médicas e ganhar mais tempo. É um bom serviço”, disse. Ela aproveitou o evento para fazer consulta com nutricionista e comprar produtos nos estandes de roupas e artesanato. A recepcionista Maria da Conceição Barbosa, 35 anos, levou os filhos para consultar com pediatra e também se cadastrou para receber os alimentos. “Aproveitei muito os serviços”, afirmou.

O comerciante Eron Salomão Lopes, 57 anos, parabenizou a ação municipal pelos atendimentos de saúde. “Aqui tem os serviços que a população mais precisa em um só lugar. Muito bom”, disse. O comerciante também aproveitou os serviços de saúde e consultou com clínico geral e oftalmologista.

Durante o evento foram oferecidos, ainda, cursos de confecção de bonecas, porta trecos, porta retrato, itens artesanais e de decoração somando mais de 20 mini oficinas.

No local os participantes puderam ainda participar de exposições artesanais, aulas de dança com zumba e atividades infantis como pintura e desenho. Aline de Moraes Santana, 12 anos, disse que foi bom participar do espaço de pintura. “Gostei porque gosto muito de desenhar e pintar. Foi legal”, disse a jovem.

Uma das diretrizes do programa é gerar renda e emprego para a comunidade local. Para tanto, durante toda a semana são oportunizadas aos moradores diversas capacitações por meio de cursos e oficinas. Entre estes, informática básica, técnicas de vendas e atendimento ao público; panificação, doces e salgados; preparação para concursos: dicas e orientações; e confecções de bombons regionais, que são escolhidos pela própria comunidade.

Feirinha São Luís, promovida pela Prefeitura, é opção de lazer das famílias nas férias

A Feirinha São Luís, que acontece todos os domingos das 7h às 15h na praça Benedito Leite, Centro de São Luís, é mais uma opção de lazer durante o periodo de férias para as famílias ludovicenses e turistas que vistam a capital. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), soma-se às demais opções de lazer e culturais da cidade com uma programação que tem como atrativos apresentações culturais, gastronomia, exposição de livros e produtos da agricultura familiar e de artesãos da ilha.

“A população abraçou a ideia, e nós que organizamos esse evento com carinho à cada semana, agradecemos o sentimento de pertencimento do público à feirinha, que vai crescendo à cada edição. Iremos consolidar esse projeto para que ele seja permanente”, disse o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues.

Presente nessa edição, o deputado federal, Everton Rocha, aprovou a iniciativa e garantiu incentivo político ao projeto. “Um projeto vitorioso, que na medida do possível vou contribuir para sua continuação, através de emenda parlamentar” afirmou o deputado.

ATRAÇÕES

As atrações culturais que se revezaram neste domingo (09), animando os presentes, foram a Banda da Feirinha, Tássia Campos com show de voz e violão, Orquestra de Violões da EMEM, Cia de Dança Encantar ao som do bumba-meu-boi, e encerrou a programação, Fabrício Estouradão e Forró Di Parêa.

A aposentada, Antônia do Socorro Ferreira de 58 anos, contou que deste a primeira edição da feirinha, tem vindo todos os domingos para a praça Benedito Leite e que pretende voltar todas as semanas. “Quem ainda não veio, está perdendo esse evento lindo, indico para todos que conheço para prestigiarem esse projeto, que está cada vez melhor”, disse entusiasmada.

Alana Loiola, fisioterapeuta, foi pela primeira vez e aprovou. “A feirinha é maravilhosa, bem frequentada. Essa reunião das pessoas no centro histórico, dá uma sensação nostálgica boa, vale muito à pena, as comidas típicas, produtos orgânicos, apresentações culturais, tudo que tem de melhor no Maranhão, em um só lugar”, concluiu a fisioterapeuta que levou a filha de 7 meses ao evento.

A Barraca do Chef dessa semana foi comandada pelo Chef do Restaurante Feijão de Corda, Danilo Dias, com pratos típicos, como carne de sol com queijo coalho, tortas diversas e muitos mariscos, além dos típicos acompanhamentos, vatapá, arroz baião de dois e de cuxá.

O projeto tem como principais objetivos a divulgação e comercialização do que é produzido pela agricultura familiar de São Luís e a difusão da gastronomia local.Participam da feirinha 11 polos que comercializam produtos diversos a preços competitivos distribuídos em 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia.

A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do estado e reúne órgãos municipais, Banco do Nordeste, Governo do Estado, Supermercados Mateus, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Citelum e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, a Academia Maranhense de Letras, e a Arquidiocese de São Luís.

 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima