Em três meses Feirinha São Luís revitaliza o Centro e incrementa a economia da capital

Em três meses Feirinha São Luís revitaliza o Centro e incrementa a economia da capitalA 13ª edição da Feirinha São Luís será realizada neste domingo (3), na Praça Benedito Leite, de 7h às 15h, unindo agricultura, artes plásticas, artesanato, cultura, gastronomia e literatura. O resultado dos três primeiros meses do projeto dominical da Prefeitura de São Luís, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), foi apresentado na última quinta-feira, ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), durante a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da instituição.

Com 12 edições realizadas, a Feirinha São Luís já é o novo ponto de encontro das famílias e dos amigos na capital do Maranhão. A iniciativa gera a reocupação do Centro Histórico, a valorização da cultura, do turismo e da produção agrícola familiar.

O Sebrae é parceiro do projeto e tem sido fundamental para a realização da Feirinha São Luís desde a concepção, como explica o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues. “O Sebrae acreditou na concretização da idéia desde o começo e tem sido parceiro contínuo durante a execução do mesmo. É de primordial importância compartilhar os bons resultados com os apoiadores da iniciativa e demais conselheiros, que representam instituições de grande importância para o desenvolvimento dos pequenos negócios e podem oportunizar novas parcerias que fortaleçam o projeto ainda mais”, explicou o secretário.

ESTRUTURA

A primeira edição da Feirinha São Luís aconteceu no dia 11 de junho, e desde então vem aumentando sua estrutura para atender a demanda do público com maior comodidade. Inicialmente eram 61 barracas, agora são mais de 80 pontos de comercialização no entorno do evento, com as barracas, restaurantes e pregoeiros, que impactam diretamente na economia da cidade, criando novos postos de trabalho, aumentando a renda de mais de 150 famílias.

O secretário municipal de Governo (Semgov), Pablo Rebouças, também esteve presente na reunião. “Entendemos que essa agenda foi muito importante, os conselheiros do Sebrae conheceram de forma mais detalhada a Feirinha, podendo criar a abertura de novas portas para futuras parcerias com mais instituições”, destacou Pablo Rebouças.

De acordo com a Polícia Militar do Maranhão, 10 mil pessoas, em média, circulam em cada dia do evento, que tem oito horas de duração. Segundo pesquisa de perfil do consumidor realizada pela Semapa com o público presente no evento, cada pessoa gasta, em média, R$ 50,00 por domingo.

PARCERIA

A parceria já consolidada de forma proveitosa entre Sebrae e Prefeitura através da Semapa deve continuar, O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins. “Parabenizo a Prefeitura e toda equipe da Semapa por esse projeto, colocamos o Sebrae a inteira disposição para a manutenção dessa parceria de forma sustentável, gerando resultados para as instituições públicas e privadas, e principalmente para o município de São Luís”, afirmou João Martins.

São apoiadores ainda da Feirinha São Luís, o Governo do Estado, Citelum, órgãos municipais, Banco do Nordeste, Supermercados Mateus, e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Além do Senac, Academia Maranhense de Letras, e Arquidiocese de São Luís.

PROGRAMAÇÃO

Neste domingo (3), as atrações começam às 8h, com a Banda da Feirinha, seguida do tambor de crioula do Mestre Amaral, que se apresenta às 9h. A banda da Polícia Militar começa a tocar às 10h. E meio dia terá show do cantor Daffé e banda, que fará repertório com o melhor da MPB. A programação segue com a apresentação do Boi da Maioba, às 11h e a banda de reggae Raiz Tribal se apresentará às 13h.

“É muito gratificante ver o projeto consolidado com a aprovação da cidade e do público, esta que é uma ação importante realizada por determinação do prefeito Edivaldo, e permanece cada vez mais forte no calendário da família ludovicense” disse o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Ponto alto da gastronomia no evento, a Barraca do Chef tem como convidado nesse domingo o cozinheiro Riba, que vai trazer em seu Menu delícias típicas da nossa culinária. A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional.

Participam da Feirinha 11 polos da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 80 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital. A “feirinha” conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 14 de alimentação e 11 food trucks.

A iniciativa tem apoio do Governo do Estado, Citelum, reunindo órgãos municipais, Banco do Nordeste, Supermercados Mateus, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, a Academia Maranhense de Letras, e a Arquidiocese de São Luís.

Projeto Ritmos da Vida promove cidadania em parceria da Prefeitura e Governo do Estado

Projeto Ritmos da Vida promove cidadania em parceria da

Prefeitura e Governo do EstadoO Cine Teatro da Cidade, equipamento municipal de cultura, foi palco da 8ª edição do Ritmos da Vida, projeto realizado em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado. A ação visa um tratamento humanizado aos pacientes atendidos pelo Hospital Nina Rodrigues e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas – AD e CAPS III), além de detentos do Sistema Prisional do Maranhão e das Unidades de Acolhimento Estadual (UAE) e Residências Terapêuticas da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O diretor do Cine Teatro, André Lobão, ressaltou a importância do projeto para as políticas culturais da cidade. “É uma forma de promover a inclusão social e cultural, dando acesso à cultura para presos psiquiátricos e nós, como equipamento público de cultura, colaboramos para expandir o acesso aos espaços culturais e ajudar no processo de ressocialização dos pacientes desses serviços. Estas pessoas, que vivem conflitos sociais, podem descobrir através da arte uma oportunidade de mudar de vida e dar novo significado para ela. O projeto é uma troca afetiva que desde 2015 leva ao palco o que eles produzem dentro do espaço terapêutico, com os pacientes sendo plateia e protagonistas do espetáculo”, disse Lobão.

Na oportunidade, o público conferiu as apresentações das oficinas realizadas pelos serviços de saúde mental, peça teatral produzida pelo grupo ‘Pés de Fulô Teatros e Bonecos’, Coral do Sesc e vídeo de lançamento do Setembro Amarelo.

Para a dona de casa, Aldenice Silva Cantanhede, que está em tratamento desde 2010, o curso de artesanato em materiais recicláveis abriu oportunidades em sua vida. “Aprendi a reaproveitar o que antes considerava lixo, transformando em algo bonito, como uma lembrança para presentear alguém. O curso estimula a criatividade e o empreendedorismo, por isso já estou produzindo peças com meus vizinhos e montando um estoque de produtos que futuramente pretendo comercializar e ter uma fonte de renda”.

O diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz, destacou que o projeto é uma forma de ofertar cultura e promover a cidadania. “Trazemos para serem apresentados os trabalhos desenvolvidos no Sistema de Saúde e com isso nós notamos a mudança nos pacientes, primeiro quando eles começam a se preparar para participar e vemos como se sentem valorizados ao receberem certificados dos cursos concluídos por eles”, destacou.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que 10% da população global têm algum distúrbio mental. Os Centros de Atenção Psicossocial têm a função de fornecer atendimento próximo à família do paciente, assistência médica e cuidado terapêutico, conforme o seu quadro de saúde, com possibilidade de afastamento do seu ambiente familiar quando necessário, mas de forma temporária.

Com ações efetivas, Prefeitura reduz índice de mortalidade materna em São Luís

Com ações efetivas, Prefeitura reduz índice de mortalidade materna em São Luís

São Luís conseguiu reduzir o índice de mortalidade materna nos últimos dois anos. A informação é da Prefeitura de São Luís via Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que destaca ainda o aumento das consultas de pré-natal na rede municipal nos primeiros seis meses de 2017.

“Os avanços são resultados do fortalecimento da rede de atenção básica da saúde, de ações preventivas implementadas a partir do investimento da gestão municipal na ampliação do acesso da mulher à assistência em saúde, desde a gestação até depois do parto. Para nós, garantir o acesso das futuras mães a estes serviços é prioridade e, por isto mesmo, estamos colhendo os frutos deste trabalho, o que muito nos alegra”, disse o prefeito Edivaldo.

O atendimento por meio da Rede Cegonha, coloca em prática a articulação das unidades para garantir o atendimento. Em São Luís, o pré-natal está disponível em todas as unidades básicas de saúde que asseguram também à gestante vacinação, suplementação de ferro e ácido fólico, a realização da ultrassonografia e exames laboratoriais sem precisar de marcação e a vinculação de uma maternidade para a realização do parto.

Além disso, a Semus realiza ainda oficinas e rodas de conversa com as pacientes para orientar sobre gestação e cuidados com o bebê, e as equipes de Saúde da Família fazem um trabalho de busca ativa para resgatar gestantes que tenham abandonado o pré-natal.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, disse que as reformas físicas feitas na rede de saúde tiveram um impacto significativo na melhoria da assistência. “O projeto de fortalecimento da Atenção Básica é muito amplo, e a primeira etapa foi de requalificação das unidades porque são a porta de entrada da população em busca de atendimento. No caso da assistência materno-infantil demos prioridade também à capacitação dos profissionais e a garantia do pré-natal, que já tem como resultados a diminuição das mortes femininas, relacionadas à gestação. Vamos trabalhar ainda mais para zerar essa estatística”, afirmou o secretário.

ATENÇÃO

Com oito meses de gestão, a cabeleira Edivânia de Jesus Brito Pavão, 25 anos, começou a se preparar verdadeiramente há quatro meses, quando foi indicada a conhecer os serviços do Centro de Saúde Valdecy Eleutéria, no Residencial Paraíso, área Itaqui-Bacanga. Para ela, uma facilidade, por ser perto de sua residência e um alerta para os cuidados com seu terceiro filho. “Aqui eu aprendi muitas coisas e sempre que preciso eu recebo a orientação e tenho resposta às minhas dúvidas. A equipe é maravilhosa e muita atenciosa. Foi aqui que me orientaram a tomar todas as vitaminas e assim estou me curando de um início de anemia. Encontrei mais que médicos aqui. Encontrei verdadeiros amigos”, afirmou.

“Com os acompanhamentos que fazemos, que inclui o atendimento médico, a orientação às gestantes com palestras, debates e também inserindo os companheiros nesse processo, temos conseguido fazer com que as mulheres cumpram a rotina do pré-natal e se cuidem bem. Dessa forma, elas garantem a gravidez saudável, tranquila e a saúde de seus bebês”, pontuou a enfermeira e diretora geral do Centro de Saúde Valdecy Eleutéria, Josélia Morais.

Para facilitar ainda mais o acesso das gestantes aos serviços, foi criado um grupo de conversas no whatsapp reunindo diversas pacientes que interagem, tiram dúvidas e se informam sobre esse momento importante da vida mulher.

O Ministério da Saúde preconiza a realização de, no mínimo, seis consultas de acompanhamento pré-natal, como forma de garantir um acompanhamento preventivo de riscos e redução de complicações que possam comprometer a vida da mãe ou do bebê. Os dados da Semus mostram que 42,2% das gestantes assistidas na rede municipal de saúde cumprem essa meta, e 57,8% realizam mais de sete consultas de pré-natal ao longo de toda a gestação.

EXAMES

O coordenador de Saúde da Mulher da Semus, George Campos, explica que a regularidade do pré-natal e a realização periódica de exames laboratoriais são fundamentais para a classificação do risco gestacional. “As consultas feitas nas unidades básicas permitem mapear a gestação e quando há situações que podem interferir na evolução normal da gravidez ou diagnósticos precoces de malformações fetais ou doenças congênitas do bebê, a paciente é encaminhada para os ambulatórios ou hospitais que são referência para a gestação de alto risco”, afirma.

Apenas no primeiro semestre deste ano, a rede municipal de saúde realizou 54.714 exames laboratoriais das 6.131 gestantes que estão em acompanhamento nas unidades básicas.

Para garantir mobilidade, Prefeitura altera sistema viário no entorno da Avenida São Luís Rei França

Para garantir mobilidade, Prefeitura altera sistema viário no entorno da Avenida São Luís Rei FrançaA Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) altera neste domingo (03) o complexo viário no entorno da Avenida São Luís Rei de França no trecho dos bairros Turu, Parque Vitória, Aririzal e adjacências. As intervenções ocorrem na extensão de alguns cruzamentos de vias com a avenida, trechos com históricos de congestionamentos críticos. A mudança faz parte do pacote de melhorias que vem sendo colocado em prática pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de garantir mais mobilidade no trânsito da capital, uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo.

Todas as vias que passaram por modificações estão devidamente sinalizadas horizontal, vertical e semaforicamente para a orientação correta do motorista. Durante os primeiros trinta dias serão deslocados para o local 30 agentes de Trânsito para fazerem a devida orientação 24 horas por dia.

Segundo o secretário da SMTT, Canindé Barros, a intervenção não consiste apenas na mudança viária do entorno da Avenida São Luís Rei de França. “Será todo um complexo viário que vai melhorar a vida de muitas pessoas da capital que transitam pela região, inclusive quem mora no município de São José de Ribamar e faz uso daquela via”, observou o secretário.

ALTERAÇÕES

O primeiro cruzamento é o da Avenida São Luís Rei de França com a Rua Eurípedes Bezerra e a Rua General Artur Carvalho. Neste cruzamento, a Rua Eurípedes Bezerra ficará em mão única em um trecho sentido Avenida São Luís Rei de França; a Rua General Artur Carvalho ficará em mão única, sentido bairros.

O segundo cruzamento corresponde ao trecho da Avenida São Luís Rei de França, Rua Boa Esperança e Rua Nossa Senhora da Vitória. A Rua Nossa Senhora da Vitória, no trecho próximo a igreja indo para São Luís Rei de França ficará em sentido único, saindo do bairro Parque Vitória. Na continuação dessa via (Rua Boa Esperança) continuará em sentido único até a Travessa Boa Esperança onde haverá um grupo semafórico orientando os condutores.

Vindo do Miritiua, para ter acesso a São Luís Rei de França, o motorista terá que fazer um retorno de quadrada pela Rua Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso; Cruzando a Artur Carvalho em direção a ponte do Pai Inácio chegando à Nossa Senhora da Vitória. “Chegando a São Luís Rei de França ele terá acesso para Cohab, Cohama e Olho d’Água”.

As pessoas que trafegam pela Rua Boa Esperança, em direção ao Parque Vitoria, terão que dobrar a esquerda, orientados pelo semáforo, pegando a Travessa Boa Esperança, chegar a Euripedes Bezerra e Artur Carvalho, cruza a Avenida São Luís Reis de França para chegar ao Miritiua, Turu e Parque Vitória.

Prefeitura realiza Viva Bem na Avenida Litorânea como parte da programação dos 405 anos de São Luís

Prefeitura realiza’Viva Bem’ na Avenida Litorânea como parte da programação dos 405 anos de São Luís

O Viva Bem, programa da Prefeitura de São Luís, atraiu grande público neste domingo (3) para a Avenida Litorânea com atividades de artes marciais e zumba. Realizado por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), o evento integra a programação de aniversário de 405 anos de São Luís. Quem participou do programa presenciou um momento de integração e prática esportiva.

As atividades foram iniciadas às 8h com demonstrações de hapkidô e taekwondô comandadas pelo mestre Jayme Martins. Logo depois, diversos professores de zumba, acompanhados de um mini-trio, coordenaram um verdadeiro aulão na área litorânea da capital. Todos aqueles que se fizeram presentes no local, puderam participar do evento e tiveram copos de água à disposição para hidratação, além de frutas. As atividades foram encerradas às 10h30.

“Realmente superou nossas expectativas. Acho que quem compareceu no Viva Bem sai com um gostinho de quero mais. É um evento que vamos consolidar em nosso calendário pela aceitação e repercussão que teve. Essa mescla de atividades físicas e artes marciais atrai muitas pessoas”, destacou o secretário Municipal de Desporto e Lazer, Rommeo Amim.

“Esse evento realmente era o que faltava para a Avenida Litorânea. Eu venho aqui todos os domingos e realmente sentia falta de eventos como esse. Vou torcer para que volte a acontecer outras vezes. Eu voltarei com certeza”, declarou Margareth Vieira, professora, de 42 anos.

A Polícia Militar do Maranhão, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e a Secretaria Estadual de Saúde, contribuíram para que o Viva Bem pudesse ser realizado.

SAÚDE

Além de artes marciais e zumba, quem compareceu ao evento pôde usufruir de avaliações de glicemia, aferição de pressão e avaliação de Índice de Massa Corpórea. A Secretaria Estadual de Sáude cedeu profissionais que ficaram a disposição da população.

Vereador Marcial Lima quer mudar horário de sessões na Câmara

 

O vereador Marcial Lima (PEN) está disposto a modificar o regimento interno da Câmara Municipal de São Luís, pelo menos no que diz respeito aos horários de início das sessões ordinárias da Casa. De acordo com o projeto apresentado pelo parlamentar no início do ano, o ideal seria que as sessões começassem às 9h e não às 10h, como é atualmente.

Na semana que vem, Marcial Lima deve fazer um novo pronunciamento sobre o assunto. Ele vai solicitar que o projeto seja colocado em votação.

“Estarei cobrando andamento de um projeto que apresentamos no início do ano. Queremos, dentro da democracia, contar com nossos pares. Nós apresentamos uma mudança no regimento interno. As sessões ordinárias da Câmara Municipal têm início regimental às 10h, mas estamos propondo que o horário seja antecipado para as 9h”, afirmou o vereador.

Marcial Lima explicou a necessidade de começar as atividades mais cedo. Segundo ele, a antecipação do horário das sessões ordinárias fará com que os vereadores tenham mais tempo para trabalhar pela população ludovicense.

“Com as sessões começando às 10h, fica um horário muito próximo do início da tarde. É um horário já no fim da manhã, praticamente. Acredito que a população vai entender nosso projeto. É preciso trabalhar mais, acordar cedo para ter um tempo maior durante o dia. É importante ouvir a comunidade”, explicou Marcial.

Mais um dia

Neste mesmo projeto apresentado pelo vereador Marcial Lima, além da alteração do horário das sessões ordinárias, o parlamentar do PEN sugere que as quintas-feiras também sejam dias de sessões na Câmara. Atualmente, os vereadores se reúnem somente de segunda a quarta-feira.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima